Opinião

27/11/2022 Última atualização 06H55
Opinião

A expulsão do bruxo africano

O ano lectivo tinha começado há uma semana. As crianças em idade escolar já tinham ido todas à escola. No fundo da rua, a velha Caleia conversava com Maçada, a sua porca de estimação. A porca gorducha, a chafurdar na lama, grunhia como quem falava e, pela sua reacção e pela forma como se movimentava, tudo indicava que ouvia e compreendia perfeitamente a sua dona.

26/11/2022 Última atualização 12H40
Opinião

O renascimento moçambicano

“Emmanuel Macron descreveu-nos como repugnantes, cínicos e irresponsáveis e aqui a imprensa italiana começou a perguntar: você ouviu o que Macron disse sobre nós? Ele disse que somos irresponsáveis. Irresponsáveis, Emmanuel Macron, são aqueles que bombardearam a Líbia porque não queriam que a Itália obtivesse concessões energéticas importantes com Kadhafi e deixaram-nos diante do caos da imigração ilegal que estamos a enfrentr agora. Cínicos, Emmanuel Macron, são os franceses que enviam a gendarmaria para devolver qualquer imigrante que tente atravessar a fronteira em Ventimiglia.

26/11/2022 Última atualização 06H25
Opinião

A História de Angola

A Edições Novembro E.P. realizou sexta-feira a denominada 1ª Conferência Internacional Sobre a História de Angola, numa iniciativa de um dos títulos, no caso, o Jornal Cultura, que reuniu jornalistas, académicos, políticos, estudantes de História e interessados para abordar o passado longínquo e recente de Angola.

26/11/2022 Última atualização 06H00
Opinião

Reivindicar sem violência

Angola é e será sempre dos angolanos. Com todos os nossos problemas continua a ser dos angolanos. Não somos um povo conflituoso, não gostamos de confusão, não temos intenção de viver na pele o que passaram os nossos antepassados, porque nós de mil novecentos e… não presenciamos as verdadeiras épocas de conflitos que o país viveu.

25/11/2022 Última atualização 06H15
Opinião

Um novo impulso para os Países Africanos Produtores de Petróleo

A Organização dos Países Africanos Produtores de Petróleo (APPO), realizou, no dia 4 de Novembro, em Luanda, a sua 43ª reunião ordinária do Conselho de Ministros e confirmou que caminha de forma segura nos trilhos da construção de um bloco regional coeso na defesa dos interesses colectivos e do continente em geral.

25/11/2022 Última atualização 05H40
Opinião

Melhorar a Educação

Diz-se, analogicamente ao que os estrategas militares alegam relativamente à guerra e à política, que a greve, um direito que pressupõe igualmente deveres, é “a continuação do processo negocial por outras vias”, razão pela qual, enquanto sociedade democrática e de Direito, não nos devemos assustar com o recurso ao referido meio.

24/11/2022 Última atualização 22H05
Opinião

Trevas na terra luz nos céus!

Quem desligou o interruptor da terra e ligou o dos céus?! Quem avisou as estrelas que cá na terra havia um astro a brilhar?

24/11/2022 Última atualização 07H50
Opinião

A V Legislatura

As Eleições Gerais de 24 de Agosto, marcadas por uma abstenção esmagadora, gerou os resultados mais generosos para a oposição angolana e levaram ao parlamento cidadãos integrantes de segmentos da sociedade angolana até vistos como fora do padrão, os rotulados revús, o que permite qualificar o referido pleito como sendo o mais idóneo para alimentar as esperanças num futuro de maior diálogo entre os partidos políticos.

24/11/2022 Última atualização 06H35
Opinião

Nação forte e promissora

O discurso do Presidente da República, sobre o estado da Nação, a ser proferido hoje na Assembleia Nacional, o primeiro desde a reeleição de João Lourenço, como prevemos, vai ser transversal a todas as áreas.

24/11/2022 Última atualização 06H40
Opinião

Dia Mundial da Alimentação 2022 “Como garantir que realmente não deixamos ninguém para trás”

“Não deixar ninguém para trás”, este é o tema do Dia Mundial da Alimentação deste ano e também um apelo urgente para o mundo enfrentar a realidade alarmante de que mais e mais pessoas estão a ser deixadas para trás no meio de uma crise global de segurança alimentar que se agrava rapidamente resultado de vários factores.

23/11/2022 Última atualização 05H55
Opinião

A vacinação contra a Covid-19

A quarta fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 arrancou oficialmente ontem, em todo o país, numa altura em que existem ainda pessoas que nem a primeira tomaram e aquelas que ficaram pela segunda.

23/11/2022 Última atualização 05H00
Opinião

“Noite Vertical” ou o alfabeto da Terra

Do livro “Rio Sem Margem”, do angolano Zetho Cunha Gonçalves, disse o festejado romancista brasileiro MiltomHatoum: -“Poemas belíssimos. Este livro é uma pequena obra prima da literatura oral africana.