Opinião

10/05/2022 Última atualização 21H34
Opinião

Eleições pacíficas

A ideia de que Angola deve realizar eleições pacíficas é a tónica dominante nos discursos transversais de vários sectores da sociedade angolana, em que sobressaem pronunciamentos das entidades eclesiásticas, activistas, membros das ONGs, entre outros.

10/05/2022 Última atualização 18H00
Opinião

Na Jahmek Galeria de Arte Contemporânea

Cheguei a meio da manhã no número 100 da Rua Rainha Ginga, em Luanda, endereço da Galeria de Arte e entrei no Hotel Globo: já no primeiro andar à esquerda, indo até ao fundo do corredor, está o novo espaço da Jahmek Contemporary Art.

10/05/2022 Última atualização 06H05
Opinião

Estou em África para lembrar a comunidade internacional para agir pela natureza

Para aqueles, de nós que vivem perto do oceano, as alterações climáticas não são uma ameaça iminente – é um perigo claro e presente. Já fomos forçados a investir em medidas de mitigação e a modificar os nossos estilos de vida e meios de subsistência em resposta.

09/05/2022 Última atualização 06H05
Opinião

A sustentabilidade da Segurança Social

A sustentabilidade da Segurança Social não radica apenas na simples garantia da sua funcionalidade, de assegurar a pensão de milhares de angolanos que passam todos os anos à reforma, mas pode incidir também sobre outros aspectos socialmente relevantes, sobretudo na presente conjuntura.

09/05/2022 Última atualização 06H00
Opinião

“Sejamos todos feministas”

Nos últimos dias, nas redes sociais, sem perceber muito bem como ou porquê, o tema do momento tornou-se a extravagância, se não mesmo uma qualquer outra filia de foro psiquiátrico, que justifica o comportamento sexual escabroso de alguns indivíduos, supostamente dos Emirados Árabes Unidos, envolvendo concidadãs nossas, além de outras nacionalidades.

08/05/2022 Última atualização 14H35
Opinião

Foto do casamento do ano

As felicitações que recebo são proporcionais às críticas que leio no WhatsApp e escuto da boca de pessoas que agora duvidam da nossa amizade porque casei sem avisar e convidar.

08/05/2022 Última atualização 14H30
Opinião

“ Filhos da mãe”

No passado dia primeiro de Maio, além de se celebrar o Dia Internacional do Trabalhador, comemorou-se igualmente o Dia da Mãe.

08/05/2022 Última atualização 14H30
Opinião

Retrato de um escritor em crise

Havia um escritor que muito amava escrever. Para ele, escrever era de uma vitalidade qual água para o organismo. Rejuvenescia em cada palavra, em cada alma que imprimia no papel.

08/05/2022 Última atualização 14H25
Opinião

A terrível morte de um colunista

Quem nascera destinado a vencer tudo e todos bateu à nossa porta. Na verdade, batera à porta da família da minha sócia, significando nossa pelo juramento que fizera diante do Senhor e dos homens de juntos estarmos no bem e no mal. A ladina morte levara-lhe um tio, irmão da mãe. Para nós, de Icolo e Bengo, um irmão da mãe, que apelidamos por mama kenemele, é uma pessoa que goza de um estatuto muito especial, pois, no antanho, este tinha, até, o privilégio de vender os sobrinhos.

08/05/2022 Última atualização 14H15
Opinião

O Dia Mundial da Língua Portuguesa e o pluricentrismo linguístico em Angola

Vão e vêm anos a se comemorar o 5 de Maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona. Essa data foi definida na 40ª Conferência Geral da UNESCO e vem sendo comemorada desde 2009 a nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em defesa de um ideal de comunidade, bem como do pluralismo imbuído nos falantes do português.

08/05/2022 Última atualização 14H05
Opinião

A literatura sapiencial como filosofia - II

O tópico da conversa continua a ser o provérbio como expressão da literatura sapiencial, entendida esta como filosofia. O sentido da minha focagem desloca-se do campo dos chamados Estudos do Folklore, da Etnografia Linguística ou da Antropologia Cultural.

08/05/2022 Última atualização 14H00
Opinião

As eleições não são um jogo!

– «As eleições não são um jogo!» – afirmou a senhora do canto da sala. Cenho franzido e cara de poucos amigos, via-se que encarava o assunto como muito sério e não estava para brincadeiras. Mas o jovem insistiu: