A estrada que atravessa o bairro da Samba, em algumas zonas, é larga: naquele dia, nos seus três carris, os carros estavam parados, tão juntos e uns atrás de outros como se fossem segmentos de várias centopeias multiformes, a repousar sobre o asfalto a brilhar.
Hoje, os desafios energéticos que os Estados enfrentam, desde às economias avançadas às emergentes, são monumentais e vão incidir significativamente nas decisões e escolhas em causa, relativamente à contínua dependência dos combustíveis fôsseis ou a gradual mudança para as energias limpas.
A escura madrugada cede, de forma muito tímida, o lugar à manhã, que se advinha muito cinzenta e nublada, capaz de dificultar a vida ao “pássaro de ferro”, que levará o chefe do Estado-Maior às zonas do Sul do país, a fim de cumprir, dentre várias, a missão de falar para a tropa em parada. O objectivo é elevar o moral do efectivo, tendo em atenção a operação de grande vulto que está na forja.
A educação deve ser passada de geração para geração, um testemunho que permite que os filhos, quando chegarem à idade adulta, sejam o espelho daquilo que receberam, podendo, assim, transmitir, ciclicamente, a mesma mensagem aos seus filhos”, disse há dias a directora-geral adjunta do INAC, Elisa Gourgel.
As notícias sobre a saúde de figuras públicas, que dominaram esta semana as redes sociais, representam um alerta amarelo para um caminho sinuoso do jornalismo sensacionalista que muitos países fizeram.
Dizia o cientista social Karl Popper que “a relevância maior da democracia radicava no facto de permitir que os bons cheguem ao poder e os maus sejam de lá apeados”, uma realidade que hoje transcende o velho maniqueísmo entre o bem e o mal, levando a exercícios de reconciliação com o passado recente entre eleitores e eleitos.
Numa aldeola familiar com reminiscências medievais, como era Kitumbulu nos anos setenta do século XX, a caça grossa e a pesca em rios caudalosos eram confiadas a homens. A recolecção, que incluía ratos, salalê, pesca com cestos, grilos, cigarras gafanhotos e frutos e sementes silvestres estava confiada a mulheres e crianças.
O projecto Cafu, integrado pelo sistema de captação e o canal de transferência de água do rio Cunene para benefício de várias povoação afectada pela seca, na província com o mesmo nome, recebeu, na sexta-feira, um ilustre visitante: o presidente da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
A recente derrota do Atlético Petróleos de Luanda em pleno Estádio 11 de Novembro frente ao Wydad AC de Casablanca para as semi-finais da 57.ª edição da Liga dos Campões Africanos de Futebol (até 1996 denominada Taça dos Clubes Campões de África), levantou uma abordagem sobre a inclusividade / exclusividade do desporto-rei e o seu desenvolvimento nas diferentes regiões desportivas do continente.
Falar de Zeca Kajimbonzo ou Zeca das Batatas é recuar no tempo e tocar numa figura de referência entre os jovens do Bairro Vila Matilde, arredores da cidade de Malanje. A história remonta à década de 80 e permanece viva na memória de muitos veteranos o bairro.