Bonjour, monami. Então, filho, como estão tu e a minha nora parisiense? Nós ‘inda aqui vamo que não vai. A tua irmã já regressou do estrangeiro. Tô sobrinho veio ‘inda passar esses dias aqui em casa. Já não tem medo de passear e perder o estatuto de filho da mãe dele. Também, no governo, já não ‘stão a exonerar mais.
O Jornalismo de Investigação surge nos Estados Unidos, após a Segunda Guerra Mundial. Nessa altura, os jornalistas norte-americanos passaram a exercer uma postura crítica perante o Governo dos Estados Unidos.
A ligação fluvial entre o município do Soyo, província do Zaire, e o município de Cabinda, cujo terminal, localizado no bairro Resistência, vai ser inaugurado pelo Presidente da República, João Lourenço, representa o virar de uma página há muito aguardada.
A testemunhar a importância que a Europa atribui às eleições presidenciais francesas de domingo próximo (24.04), três chefes de Governo europeus da família da social-democracia assinam, na edição de hoje do jornal Le Monde, textos a apelarem ao voto em Emmanuel Macron, que concorre a um segundo mandato no Palácio do Eliseu.
Há um grande esforço da parte das instituições do Estado para a dinamização do agro negócio, para a "desobstrução" das barreiras e constrangimentos que levam a produção agrícola, em muitas localidades, a ficar refém da inexistência de meios de escoamento, entre outras iniciativas.
Não sei o que é mais insuportável: o complexo de superioridade moral euro-ocidental ou o cachiquismo (neologismo angolano para “subserviência”, equivalente ao brasileirismo “viralatismo”) de certas elites das nações periféricas, nomeadamente africanas e sul-americanas (talvez seja de acrescentar, também, as do sul da Europa).