Opinião

07/11/2022 Última atualização 06H00
Opinião

A história não se apaga e evitemos que se repita

Há cada vez mais literatura disponível sobre os principais eventos da nossa realidade histórica, especialmente do pós-independência que, como todos sabemos, tem episódios muito marcantes para a vida de todos e de cada um de nós.

06/11/2022 Última atualização 06H15
Opinião

Críticos literários do Século XX: Adrien Huannou - X

Com as propostas de Adrien Huannou(1946, Azowlissè), sobre a problemática das literaturas nacionais em África do crítico literário beninense, concluo a tematização de uma possibilidade.Refiro-me ao estudo necessário do mercado africano da interpretação e do que pode ser a melhor forma de suscitar os seus problemas. Por essa razão, os artigos anteriores cuidaram de algumas figuras representativas da crítica literária das sub-regiões continentais. Dos três últimos, Ambroise Kom é da África Central, Abiola Irele (1936-2017) e Stanislas Adotevi, da África Ocidental. Na semana passada, por lapso de edição da secção introdutória, foram feitas referências indevidas a Ambroise Kom, quando a reflexão era dedicada ao pensamento de Stanislas Adotevi.

06/11/2022 Última atualização 06H15
Opinião

Costas viradas!

Num extremo, exalta-se o glamour das palavras mágicas, poéticas e românticas com milionárias juras de amor, carinho, entrega e afeição, como se tudo fosse um paraíso:

06/11/2022 Última atualização 06H10
Opinião

Uma luta que vale a pena

O esforço empreendido pela pacificação de conflitos é sempre louvável, não importa as circunstâncias nem de quem venha, pois, deve-se tomar em conta que os posicionamentos musculados levam ao desaire. Aliás, quantas não foram as vezes que o mundo nos deu a testemunhar desgraças por falta de intervenção diferenciada, ou, no caso de se ter tomado tal iniciativa, haver negação de uma ou de ambas as partes.

06/11/2022 Última atualização 06H10
Opinião

Nós e a tendência protectora

Um dos comportamentos que mais chama atenção no reino animal é a tendência protectora com o fim de manter a continuidade da espécie. Neste capítulo os humanos, seres inteligentes, têm posição cimeira na cadeia, pela primazia que oferecem aos seus como “pai galinha” a partir dos primeiros dias de vida.

06/11/2022 Última atualização 06H05
Opinião

A guerra secreta de Elon Musk à liberdade de expressão

Em 1897, o magnata americano da imprensa William Randolph Hearst enviou o ilustrador Frederic Remington para cobrir a Guerra da Independência de Cuba. Quando Remington transmitiu que “não haverá guerra”, Hearst supostamente respondeu: “Você fornece as fotografias e eu forneço a guerra”.

06/11/2022 Última atualização 06H00
Opinião

Religiões: “o direito à esperança, à beleza, ao Céu”

O Papa Francisco esteve no Cazaquistão nos dias 13-15 de Setembro, para participar no VII Congresso de Líderes das Religiões Mundiais e Tradicionais. Coube-lhe o discurso de encerramento. Na continuidade da crónica do dia 22 de Outubro, esta quer ser uma síntese desse discurso.

06/11/2022 Última atualização 06H00
Opinião

A esperança morreu

Éramos ainda gente inocente, jovens adolescestes e, influenciados profundamente pelas personagens das novelas brasileiras, começamos a nos interessar pelas meninas do bairro.

05/11/2022 Última atualização 06H15
Opinião

As Malvinas e o processo de descolonização ainda hoje em curso

Celebrou-se sexta-feira(4), 4 de Novembro, o 40º aniversário da resolução 37/9 da Assembleia-Geral das Nações Unidas, adoptada meses após o fim do conflito no Atlântico Sul entre a Argentina e o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, que solicita aos Governos de ambos os países a retoma das negociações a fim de se encontrar o mais rápido possível uma solução pacífica à disputa de soberania sobre a questão das Ilhas Malvinas.

05/11/2022 Última atualização 06H00
Opinião

O Ensino Superior

O Ensino Superior, em qualquer parte da terra e num mundo moderno com as exigências do desenvolvimento sustentável e competitividade entre as nações, é um verdadeiro aliado do Estado e da sociedade.

05/11/2022 Última atualização 05H20
Opinião

Cuba tem o direito de viver sem bloqueios

O tradicional apelo da comunidade internacional para o fim do bloqueio económico, comercial e financeiro contra Cuba tornou-se ainda mais necessário ante a situação actual marcada pelos efeitos devastadores do Furacão Ian no nosso país, pelos efeitos de uma crise global multidimensional que inclui uma crise económica internacional e uma ameaça iminente de recessão global, crise alimentar, energética e sanitária num contexto de um endurecimento sem precedentes do bloqueio contra Cuba, iniciado na segunda metade de 2019, com base numa política do anterior Governo Republicano dos Estados Unidos da América.

04/11/2022 Última atualização 06H25
Opinião

Lições da Namíbia

O bilhete mais barato para Luanda tinha uma escala prolongada na Namíbia — precisamente no Aeroporto Internacional Hosea Kutako. Imaginei seis horas sem acesso à internet em condições que favorecem pensamentos misantrópicos — pensar mal de todos os seres humanos.