Opinião

22/08/2021 Última atualização 10H43
Opinião

A Diva do balde sem tampa

O sol abrasador anunciava o início daquela tarde. Era, também, indicativo de que se tornara finda a estação predilecta de boa parte dos filhos biológicos e adoptivos da Angola de todos nós.

22/08/2021 Última atualização 08H58
Opinião

Seres e Não-Seres

O que se passa no Afeganistão não nos deve deixar indiferentes. Como o que se passa no Haiti. E o que se vem passando na Líbia, ou no Iraque, ao longo dos últimos anos. Para apenas citar algumas das crises internacionais mais recentes.

22/08/2021 Última atualização 08H51
Opinião

Coisas da vida em Angola - 6 (Fim) : O que ficou por dizer

Esta manhã, bastante cedo, pensei no conteúdo da série de crónicas que hoje, no seu sexto episódio, atinge o seu final. Concluí, em tranquilo exame de consciência, que o que ficou escrito não contém nada de falso ou especulativo, e em nada diminui a minha condição de cidadão angolano.

22/08/2021 Última atualização 08H50
Opinião

Os angopessimistas e os perigos ao desenvolvimento

Numa semana repleta de acontecimentos marcantes, escolho, para reflexão, a Conferência sobre o Combate à Corrupção em Angola, realizada na Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas.

21/08/2021 Última atualização 06H50
Opinião

Prevenir a criminalidade

A criminalidade violenta, atendendo aos últimos desenvolvimentos, começa a ganhar contornos que, sem alarmismo, nem descontrolo, precisa de respostas transversais envolvendo medidas económicas, sociais e policiais, para mitigar a onda crescente.

20/08/2021 Última atualização 05H15
Opinião

Eleições na Zâmbia

Fui à Zâmbia, pela a primeira vez, em Maio de 1976, quando eu tinha dez anos. Foi lá onde vi televisão pela primeira vez na vida: o então Presidente Kenneth Kaunda estava a dar um discurso longuíssimo aos quadros do seu partido.

20/08/2021 Última atualização 05H15
Opinião

O extremismo religioso

O terrorismo previne-se, independentemente da componente repressiva e até mesmo militar que deve estar associada aos esforços para a sua contenção ali onde o mesmo se manifesta, nas suas variadas formas e feitios.

20/08/2021 Última atualização 04H20
Opinião

Praias e as tentações

O Cacimbo terminou, oficialmente, no dia 15, embora ainda não tenha recolhido completamente ao cubíco, onde há-de ficar - também têm direito ao descanso - até o sol madrugador o fazer regressar.

19/08/2021 Última atualização 21H04
Opinião

A pré-campanha eleitoral é procissão ainda no adro

Os períodos de pré-campanha eleitoral são praticamente de testes e de afinação das máquinas partidárias. São momentos de ensaios que nos mostram como as formações políticas poderão fazer evoluir as suas máquinas durante a campanha eleitoral.

19/08/2021 Última atualização 05H45
Opinião

O povo moçambicano e o ciclo trágico

Acompanho com frequência a televisão moçambicana para ver os debates onde participam académicos, jornalistas e outros intelectuais e formadores de opinião, com posições variadas, contra ou a favor do Governo, contra ou a favor do Presidente da República, o que é saudável.

19/08/2021 Última atualização 05H40
Opinião

Tiros no alvo e ao lado

As declarações, ao nosso jornal, a propósito de 46º aniversário da implementação da Banca angolana, de quatro experientes ex-trabalhadores do sector, não trazendo a público nada surpreendente, lembram, ao menos, algumas causas das fragilidades do país.

19/08/2021 Última atualização 05H35
Opinião

Divisão Político-Administrativa

O processo de auscultação pública sobre a nova Divisão Político-Administrativa, que o Executivo está a levar a cabo, é um imperativo para a concretização deste desiderato. A iniciativa surge na sequência de uma proposta do Presidente da República, para garantir maior aproximação das entidades administrativas aos cidadãos, bem como criar uma gestão mais justa e equilibrada do território angolano.