Opinião

21/10/2022 Última atualização 07H00
Opinião

O apelo da OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez questão de alertar, quarta-feira, que a pandemia da SARS-CoV-2, vulgo Covid-19, ainda não terminou e que todos os países devem continuar a observar cuidados particulares em relação à enfermidade.

21/10/2022 Última atualização 06H55
Opinião

Solidariedade com Cuba

Insta-nos o nosso Hino Nacional a “honrar o passado e a História”, um imperativo a que devemos estar sujeitos para sermos dignos da construção de uma sociedade livre, justa, democrática, solidária, de paz, de igualdade e progresso social.

21/10/2022 Última atualização 05H55
Opinião

Água nossa de cada dia…!

De acordo com as Nações Unidas, a água potável e saneamento enquadram-se dentro dos direitos humanos, sendo portanto obrigação dos Estados, assegurar esse mesmo bem para todos os cidadãos, sem a discriminação, pois, dele depende a sobrevivência de todos os seres vivos, em especial o homem.

20/10/2022 Última atualização 06H10
Opinião

Angola ainda é cafeco

Angola é país novo, com símbolos que o identificam como tal, mas envelhecido por persistentes reveses trazidos dos tempos de muito longe, antes dos "todo-- poderosos",reunidos em Berlim, lhe definirem destinos, sem a auscultarem.

20/10/2022 Última atualização 06H05
Opinião

Parabéns à Casa das Artes

Dia treze de Outubro. Por mor do meu estado de saúde fiz um esforço. Tinha de ir àquele palácio dos sonhos. No 6º ano de aniversário o espetáculo era de dança contemporânea: ITANDA (PALASA COMPANY).

20/10/2022 Última atualização 06H00
Opinião

Respeito e amor

Ao orientar a humanização dos serviços de saúde, o Presidente da República dá um importante passo naquilo que é a essência de uma boa governação.

19/10/2022 Última atualização 05H50
Opinião

Os nossos médicos

Diz-se que tudo começa ou invariavelmente passa pela saúde, um activo insubstituível do ser humano, chegando a ser considerado por muitos como a maior riqueza material e até imaterial que as pessoas têm, em condições normais.

19/10/2022 Última atualização 05H45
Opinião

Antropofagia selectiva

Comemoram-se este ano os 100 anos do modernismo brasileiro. Na coluna de hoje, pretendo abordar o conceito de antropofagia, no sentido simbólico-cultural e, concomitantemente, político que lhe atribuiu Oswald de Andrade no seu Manifesto Antropófago (1928).

19/10/2022 Última atualização 05H40
Opinião

A “esquecida” causa palestiniana

Quando se olha para o Médio Oriente, hoje, um dos conflitos que já foi tido como espécie de "mãe de todos os problemas" da região, nomeadamente o conflito israelo-palestiniano, parece uma página virada a qual, só muito forçadamente, se retorna.

18/10/2022 Última atualização 06H10
Opinião

A sinistralidade rodoviária

A sinistralidade rodoviária continua como uma verdadeira praga nas nossas estradas, sobretudo nas interprovinciais, ao ponto de chegarmos a uma situação em que a interrogação simples e directa é: não se está a fazer nada para reverter o quadro de mortes, ferimentos e destruições nas estradas?

18/10/2022 Última atualização 06H05
Opinião

A Área Social sendo socialmente sociável

É notório que o investimento na área social é fundamental independentemente dos ciclos económicos, assim como é hoje amplamente consensual que o desenvolvimento alcançado pelas nações mais prósperas resulta,em larga medida, do investimento no capital humano por via da melhoria dos sistemas de Saúde, Ensino, Habitação e da Protecção Social.

18/10/2022 Última atualização 06H00
Opinião

Prestígio e miséria nas universidades

Há uma semana e meia estava empolgado em ir dar aulas a uma universidade. Não era a primeira vez que fazia uma aproximação a uma delas, mas o resultado foi o mesmo: sendo licenciado e devendo começar na categoria de assistente do 3º escalão, as universidades privadas contactadas pagam quatro mil e quinhentos kwanzas por hora.