Opinião

15/10/2022 Última atualização 06H45
Opinião

Nação forte e promissora

O discurso do Presidente da República, sobre o estado da Nação, a ser proferido hoje na Assembleia Nacional, o primeiro desde a reeleição de João Lourenço, como prevemos, vai ser transversal a todas as áreas.

15/10/2022 Última atualização 06H05
Opinião

A V Legislatura

As Eleições Gerais de 24 de Agosto, marcadas por uma abstenção esmagadora, gerou os resultados mais generosos para a oposição angolana e levaram ao parlamento cidadãos integrantes de segmentos da sociedade angolana até vistos como fora do padrão, os rotulados revús, o que permite qualificar o referido pleito como sendo o mais idóneo para alimentar as esperanças num futuro de maior diálogo entre os partidos políticos.

15/10/2022 Última atualização 06H05
Opinião

Dia Mundial da Alimentação 2022 “Como garantir que realmente não deixamos ninguém para trás”

“Não deixar ninguém para trás”, este é o tema do Dia Mundial da Alimentação deste ano e também um apelo urgente para o mundo enfrentar a realidade alarmante de que mais e mais pessoas estão a ser deixadas para trás no meio de uma crise global de segurança alimentar que se agrava rapidamente resultado de vários factores.

14/10/2022 Última atualização 06H05
Opinião

Sobre os jornais

Estou nos Estados Unidos, depois de uma ausência de quase três anos, e notei que os jornais em papel não desapareceram, como se previa alguns anos atrás. Em Nova Iorque e outras cidades americanas, o “The New York Times” continua a ser o jornal de referência.

14/10/2022 Última atualização 06H00
Opinião

Só com a agricultura

Dizia o primeiro Presidente de Angola, Dr. António Agostinho Neto, que a "agricultura é a base e a indústria, o sector decisivo", uma visão que se perpetua no tempo e constitui uma espécie de ideário que deve nortear todas as estratégias de combate à fome, ao desemprego, à exclusão e outros indicadores sociais, sobretudo no meio rural.

14/10/2022 Última atualização 06H00
Opinião

Petrolíferas africanas desafiadas a inovar

O estado actual de exploração das fontes de energia para potenciar o desenvolvimento e diversificação das economias africanas foi, em traços gerais, o assunto que congregou em Luanda, segunda-feira, na sua terceira reunião, os executivos de companhias petrolíferas nacionais dos países-membros da Organização de Produtores de Petróleo Africanos (APPO).

13/10/2022 Última atualização 06H10
Opinião

Viva a malta do Irão!

Os últimos dias foram marcados por suaves mas relevantes acontecimentos nacionais com o Presidente da República a receber Adalberto da Costa, com fotografia em primeira página de jornal, daquelas de mãos apertadas com os rostos para a frente. Depois, representantes de outros partidos foram também recebidos.

13/10/2022 Última atualização 06H05
Opinião

Iniciar outro capítulo

Os novos tempos, movidos ao Instante, sem espaço para saborearem “o hoje”, num ápice transformado “em ontem”, continuam, aos olhos de muitos angolanos, a registar situações prejudiciais ao país, com raros vislumbres de resolução.

13/10/2022 Última atualização 06H00
Opinião

Expectativas sobre a abertura do ano parlamentar

Depois das Eleições Gerais de 24 de Agosto, que ditaram uma nova composição no Parlamento, e a tomada de posse, a 16 de Setembro, dos deputados, durante a reunião constitutiva da 5ª Legislatura, o lançamento para os trabalhos na “Casa das leis” começam a ser dados neste sábado, com a abertura do primeiro ano parlamentar de um total de cinco.

12/10/2022 Última atualização 07H04
Opinião

A chegada dos heróis

Chega, hoje, ao país a selecção de futebol para amputados, que conquistou, na cidade de Istambul, Turquia, o título de vice-campeã mundial, deixando escapar a possibilidade de revalidar o título alcançado, em 2018, no México. Mas, ainda assim, bateu-se com galhardia e perseverança, tendo sabido, com a sua postura, valorizar o torneio.

12/10/2022 Última atualização 06H45
Opinião

O que é que está em jogo nas eleições brasileiras?

A corrupção dos Governos do PT é um dos últimos argumentos de muitos dos eleitores do actual Presidente, Jair Bolsonaro.

12/10/2022 Última atualização 06H45
Opinião

Os problemas do mundo

Falar de problemas que afectam a todos traz o fortalecimento e parcerias entre nações mesmo em momentos de prosperidade.