Opinião

09/12/2022 Última atualização 06H50
Opinião

A capital do comércio e dos negócios

Hoje, todas as atenções estão viradas para Luanda, onde convergem diversos Chefes de Estado e de Governo para discutirem assuntos relacionados com a paz, segurança, desenvolvimento e questões ambientais nos Estados de África, Caraíbas e Pacífico.

09/12/2022 Última atualização 06H40
Opinião

Quatro “intrusos” discutem apuramento às meias-finais

Holanda, Portugal, Croácia (Europa) e Marrocos (África), são, sem qualquer título de campeã do mundo de futebol, as quatro selecções “intrusas” que discutem o apuramento para as meias-finais do Campeonato do Mundo, que decorre no Qatar até ao dia 18 do corrente.

09/12/2022 Última atualização 06H00
Opinião

A alimentação do futuro e o futuro da alimentação (**)

As sanções europeias contra a Rússia devido à guerra na Ucrânia, que incluem o corte radical das importações de gás russo, colocaram à Europa questões sensíveis à sua política de transição energética.

08/12/2022 Última atualização 06H05
Opinião

Mortes nas estradas

O acidente de viação ocorrido na manhã de terça-feira, defronte à Guarda Passagem, na Avenida Deolinda Rodrigues, em Luanda, e que provocou a morte de duas cidadãs e o ferimento de outras é mais um exemplo do desrespeito às regras de trânsito.

08/12/2022 Última atualização 06H20
Opinião

O papagaio e o resumo do mandado

Deve ter sido o tio Jorge que deixou a porta da vivenda do papagaio aberta e ele não aparece. Passa a vida a assobiar e a cantar mas agora eu chamei, assobiei e nada. Até poderá ter saído pela janela, como o aeroporto de Cabinda já está a funcionar quem sabe apanhou um low cost e está numa boa.

07/12/2022 Última atualização 07H51
Opinião

O avançado das cadernetas: “Apareço em duas e nunca pus os pés num Mundial”

A cena repete-se. Take 1 em 1990; take 2 em 1994. Concentração da selecção colombiana, equipamentos oficiais, o sorriso mais sincero, olhos focados nas lentes do fotógrafo da Panini.

07/12/2022 Última atualização 05H00
Opinião

A estabilidade desejada

A estabilidade no continente africano continua a mobilizar os esforços dos líderes da região e, por consequência, os dos seus órgãos nacionais.

07/12/2022 Última atualização 05H00
Opinião

Diáspora(s) e literatura (conclusão)

O que estão a escrever os autores angolanos da diáspora? Apenas para estabelecer uma diferenciação básica, podemos encontrar desde obras cujo substrato angolano (cultural, histórico ou político) é intelectualmente elaborado e revestido de uma aura cosmopolita, cujo resultado constitui uma verdadeira “invenção” artística, tais como os trabalhos de José Eduardo Agualusa, até textos profundamente embebidos na matriz cultural originária de Angola, rural e bantu, mas ideologicamente actualizados e formalmente modernizados, como os poemas de Ana Paula Tavares ou Zetho Gonçalves.

06/12/2022 Última atualização 09H47
Opinião

Melhor cartão vermelho!

O Campeonato do Mundo de 1990, disputado na Itália, registou e proporcionou um momento fantástico de pura magia, que até hoje, passados 32 anos, está bem guardado na consciência colectiva dos aficionados do futebol: o golo de Roger Miller, avançado da selecção camaronesa, frente à Colômbia, nos oitavos-de-finais.

06/12/2022 Última atualização 06H50
Opinião

Como foi 2022

Estamos em Dezembro, e o mundo foi marcado por acontecimentos que afectaram as várias economias em termos políticos, económicos e sociais, em destaque, a persistência da pandemia da Covid-19; Conflito entre Rússia e a Ucrânia; Valorização e desvalorização do dólar face ao Euro; Oscilação do preço do barril do petróleo; Conferência da COP 27 que tratou sobre as preocupações com clima.

06/12/2022 Última atualização 06H45
Opinião

Plantação de mangais

Os mangais são ecossistemas naturais tropicais, compostos por espécies de plantas geralmente localizados em áreas costeiras e que toleram água salgada.

06/12/2022 Última atualização 06H40
Opinião

A concepção dos angolanos sobre os Seguros

É notório que os Seguros são fundamentais independentemente dos ciclos económicos, assim como, é hoje amplamente consensual que os Seguros podem fazer a diferença para as empresas, os indivíduos, as comunidades e as sociedades em geral.