Opinião

20/05/2022 Última atualização 06H00
Opinião

Ancestralidade africana

Encontramo-nos no mês de Maio, a escassos dias para celebrar o Dia de África e fase em que importa reflectir, exaltar, comemorar e resgatar a ancestralidade africana, entendida aqui, entre outras leituras, como o reencontro com a História, cultura, valores e tradições africanas. O regresso às origens no que ao tempo e espaço iminentemente africano diz respeito, tal como proclamado há séculos e décadas por figuras africanas emblemáticas é parte vital para que África encontre e ocupe o seu lugar no concerto das nações, continentes e regiões.

19/05/2022 Última atualização 08H55
Opinião

Regras e obrigações

O abrandamento, entre nós, das restrições relativas à Covid-19 não significa que ela tenha desaparecido, como atestam números oficiais de infecções e mortes registadas em todos os continentes.

19/05/2022 Última atualização 08H55
Opinião

Halavala e as flores do Bailundo

As terras altas de Ombaca (Benguela) ou nano, eram, como hoje, muito férteis. No início do séc. XVII aconteceu a invasão dos imbangalas que levou à fusão das populações e à criação dos reinos ovimbundus. Os portugueses iniciaram a exploração da região de Benguela em meados do sec. XVII com o comércio de escravos, marfim, cera de abelha e borracha. A 2ª guerra ou revolta do Bailundo ocorre entre 1890 e 1904. Eram os javites, arcos e flechas contra as espingardas de pederneira e pólvora, lutava-se também pelas principais rotas comerciais da região, Benguela-Caconda Nova e Catumbela-Norte do Huambo.

19/05/2022 Última atualização 08H55
Opinião

Colocar o informal nos carris

O Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), desde o início do projecto em Novembro de 2021, já reencaminhou cento e sessenta e três mil 786 comerciantes para a economia formal, a nível nacional, com a formalização dos seus negócios.

18/05/2022 Última atualização 08H10
Opinião

A transição energética

A necessidade de os países africanos se prepararem face às implicações derivadas da chamada transição energética constitui um imperativo cujas exigências e estratégias se mostram, hoje, urgentes e inadiáveis.

18/05/2022 Última atualização 08H05
Opinião

Um poema p’ra Benguela a cidade-mãe das cidades

Benguela comemorou ontem, os seus 405 anos de existência. Neste dia, tão especial, é de todo o merecimento sair da toca e escrevinhar mais um poema p’ra a minha/nossa cidade.

18/05/2022 Última atualização 08H05
Opinião

Dois pesos e duas medidas

A ideologia ocidental, a começar pela sua própria auto-nomeação, é intrinsecamente arrogante, padecendo, desde logo, de dois pecados insuportáveis: o critério de dois pesos e duas medidas e o seu complexo de superioridade moral.

17/05/2022 Última atualização 12H45
Opinião

O anjo com as pedras na mão

A estrada que atravessa o bairro da Samba, em algumas zonas, é larga: naquele dia, nos seus três carris, os carros estavam parados, tão juntos e uns atrás de outros como se fossem segmentos de várias centopeias multiformes, a repousar sobre o asfalto a brilhar.

17/05/2022 Última atualização 07H35
Opinião

O futuro do petróleo e gás

Hoje, os desafios energéticos que os Estados enfrentam, desde às economias avançadas às emergentes, são monumentais e vão incidir significativamente nas decisões e escolhas em causa, relativamente à contínua dependência dos combustíveis fôsseis ou a gradual mudança para as energias limpas.

17/05/2022 Última atualização 07H35
Opinião

Mexeu morreu (II)

A escura madrugada cede, de forma muito tímida, o lugar à manhã, que se advinha muito cinzenta e nublada, capaz de dificultar a vida ao “pássaro de ferro”, que levará o chefe do Estado-Maior às zonas do Sul do país, a fim de cumprir, dentre várias, a missão de falar para a tropa em parada. O objectivo é elevar o moral do efectivo, tendo em atenção a operação de grande vulto que está na forja.

16/05/2022 Última atualização 08H10
Opinião

Repensar a família

A educação deve ser passada de geração para geração, um testemunho que permite que os filhos, quando chegarem à idade adulta, sejam o espelho daquilo que receberam, podendo, assim, transmitir, ciclicamente, a mesma mensagem aos seus filhos”, disse há dias a directora-geral adjunta do INAC, Elisa Gourgel.

16/05/2022 Última atualização 08H05
Opinião

A privacidade das figuras públicas, o sensacionalismo e o interesse público

As notícias sobre a saúde de figuras públicas, que dominaram esta semana as redes sociais, representam um alerta amarelo para um caminho sinuoso do jornalismo sensacionalista que muitos países fizeram.