Opinião

17/12/2021 Última atualização 07H20
Opinião

O MPLA, o reforço da coesão interna e os desafios da nossa democracia

Às portas das eleições gerais de 2022, o MPLA acaba de realizar o seu VIII Congresso Ordinário, com o foco centrado na vitória eleitoral e consequente reeleição do seu candidato a Presidente da República, por um lado, mas também com os olhos postos no alargamento da base de apoio.

17/12/2021 Última atualização 07H15
Opinião

A economia informal

Os níveis de informalidade da economia angolana são ainda preocupantes na medida em que os números continuam a fazer referência à elevada franja da população, aquela economicamente activa, que continua a operar sem os formalismos esperados.

17/12/2021 Última atualização 06H15
Opinião

A detenção de João Rendeiro salvou a justiça portuguesa?

A detenção de João Rendeiro não me faz esquecer que alguém o deixou fugir, depois do banqueiro ter sido condenado e de, esgotados os recursos, dever estar a cumprir pena numa cadeia portuguesa.

15/12/2021 Última atualização 11H40
Opinião

Biden e Putin: um diálogo indispensável

Quando líderes como Joe Biden e Vladimir Putin passam duas horas numa discussão frontal, nós, simples cidadãos, podemos olhar para isso de modo positivo, mesmo quando os resultados se afigurem incertos. Sempre defendi que as grandes crises devem ser diretamente discutidas entre quem de facto detém o poder. Deixar essas crises serem

15/12/2021 Última atualização 11H40
Opinião

A guerra na Etiópia: aviso para a democracia africana?

A Etiópia, um dos maiores e historicamente mais importantes Estados africanos, está novamente em guerra desde Novembro de 2020. A mesma já causou milhares de mortos, dois milhões de pessoas desaparecidas e uma crise humanitária que afecta quase 10 milhões de indivíduos. Na verdade, a guerra é uma realidade na longa História

15/12/2021 Última atualização 11H35
Opinião

A família Tucker

Diz-se que a História não se apaga, regista-se e, como é expectável em todas as sociedades civilizadas, transmite-se de geração em geração para a preservação da memória colectiva dos povos.

14/12/2021 Última atualização 09H50
Opinião

A democracia americana é um canhão invisível

Nos últimos anos, devido a factores como a epidemia de Covid- 19 e a desaceleração económica, vários problemas surgiram no desenvolvimento económico e no processo democrático dos países africanos.

14/12/2021 Última atualização 09H50
Opinião

O glorioso MPLA, conservador e sem fantasias

Muito distante de qualquer mudança radical, vista pela televisão em alta definição, as imagens das cerimónias de abertura e de encerramento do VIII Congresso Ordinário, bem como as do acto de massas alusivo ao 65º Aniversário da fundação do Movimento Popular pela Libertação de Angola (MPLA) com mais ou menos vermelho, amarelo e preto ou, também, com mais ou menos brio, entusiasmo, êxtase e estridências, pareceram saídas de um filme dos anos 70 e 80 do século passado, pintado a cores actualmente num estúdio de cinema e de televisão.

14/12/2021 Última atualização 09H50
Opinião

Denunciemos a pesca ilegal

A pesca ilegal é uma realidade em todo o mundo e sobretudo manifesta e presente ali onde as condições de fiscalização dos mares, onde o controlo das zonas costeiras e a tomada de medidas por parte das autoridades dos países visados ou vítimas sejam deficientes ou inexistentes.

13/12/2021 Última atualização 08H55
Opinião

O país está a caminhar

No discurso proferido no sábado, no Estádio 11 de Novembro, o Presidente da República, João Lourenço, igualmente nas vestes de líder reeleito do partido no poder, reafirmou a continuidade das políticas do Executivo, a perenidade das iniciativas do MPLA, bem como a necessidade de os angolanos reforçarem a reconciliação e a unidade nacional.

13/12/2021 Última atualização 08H50
Opinião

O bluff e a chantagem de Israel às potências ocidentais

À semelhança do que sucedeu com Saddam Hussein, quando ignorou o intensificar do barulho que os neo-conservadores da Administração Bush, impulsionados pelo poderoso Lobby judaico travestido no influente American-Israel Public Affairs Committe (AIPAC), “faziam” até chegar ao dia 20 de Março de 2003, quando as primeiras bombas começaram a cair em Bagdad, tudo indica que virá ocorrer o mesmo com os “aiatolás” do Irão.

13/12/2021 Última atualização 08H50
Opinião

A fiscalização e monitoria da imprensa pública e privada

A realização, num espaço de cinco dias, dos congressos dos dois maiores partidos do país expôs, uma vez mais, as grandes fragilidades da cobertura jornalística.