Opinião

12/11/2022 Última atualização 06H30
Opinião

A luta contra a corrupção

O chamado “Caso Lussaty”, como ficou conhecido o processo judicial cujo julgamento, envolvendo oficiais superiores das Forças Armadas Angolanas (FAA), afecto à Casa de Segurança do Presidente da República, teve início em Junho, conheceu anteontem o seu ponto alto com a condenação dos arguidos.

12/11/2022 Última atualização 06H00
Opinião

O envolvimento do Sector Produtivo nos Programas de Formação

A formação é uma forma de acumulação de capital humano com efeitos ao nível da produtividade. Mais formações estão normalmente associadas a um melhor desempenho no mercado de trabalho, seja pelas hipóteses de encontrar um emprego, seja pelas remunerações auferidas.

11/11/2022 Última atualização 08H10
Opinião

Hoje é um daqueles dias para pensar grande o país

Hoje é daqueles dias em que paramos para reflectir sobre a trajectória de vida do nosso país, sobre o percurso histórico feito até agora, sobre as grandes batalhas que travamos, sobre as conquistas e derrotas que somamos.

11/11/2022 Última atualização 08H05
Opinião

Implementar a visão de Segunda Amões

O empresário Segunda Amões, que faleceu em 2020, nunca parava de questionar as coisas ou então incutir nos seus próximos este espírito inquisidor. Depois de mais um ano, voltei para a Aldeia onde passei um bom tempo e fiquei altamente impressionado ao notar que a visão de Segunda Amões está a ser implementada.

11/11/2022 Última atualização 08H00
Opinião

A Independência Nacional

Hoje, completam-se 47 anos desde a proclamação da Independência Nacional, num dia como o presente, de Novembro de 1975, em que oficialmente Angola passou, por vontade e determinação dos valorosos filhos, a ser “dona do seu destino”.

09/11/2022 Última atualização 06H10
Opinião

Pedagogia do ambiente

“Há um consenso entre aqueles que se dedicam a pensar a Educação: o Ensino Tradicional não é adequado à nossa sociedade contemporânea. Porém, a sua inadequabilidade não significa, necessariamente, que dele nada se aproveite”, consta de um ensaio publicado na revista electrónica de “Geografía y Ciencias Sociales”. Na verdade, precisamos de adequar a nossa educação aos desafios actuais e futuros, muito mais virados para a consciencialização sobre o que está em causa, sobretudo quando falamos em preservação do meio, do uso racional dos recursos naturais, do desenvolvimento sustentável, entre outros pressupostos.

09/11/2022 Última atualização 06H05
Opinião

Ressentimento, identidade e enclausuramento

O actual caráter fragmentário, fechado e excludente das lutas sociais deve preocupar aqueles que verdadeiramente pugnam pela construção de sociedades diversas, plurais, democráticas e justas, mais do que simplesmente procurar reparação para os grupos ou comunidades a que pertencem. Tal busca de reparação faz parte da luta em questão, mas não se esgota nela. O objectivo último de todas as lutas sociais legítimas deve ser restaurar a autêntica humanidade, que, na sua essência, é una, quaisquer que sejam os traços identitários que assumem. A tendência para limitar as lutas sociais à afirmação e defesa de identidades particulares, em particular quando isso é pessoalizado, deve ser reconhecida como um obstáculo à construção de uma humanidade plena.

09/11/2022 Última atualização 06H00
Opinião

O perigo da institucionalização dos milagres

A fé cristã como um movimento religioso, que parte do esforço da busca da compreensão de Deus mediante Jesus Cristo, o filho, eleito para redimir os pecados da humanidade, nunca desperdiçou os milagres como forma de contribuir efectivamente na materialização deste exercício. Os milagres aparecem na Bíblia desde o Antigo até o Novo Testamento, tendo como base a elevação do nome de Deus e a garantia da confiança do seu povo. É o caso, por exemplo do povo de Israel no deserto, a medida em que Deus operava milagres a confiança era revitalizada, segundo o capítulo 16 do livro de Êxodo.

08/11/2022 Última atualização 06H10
Opinião

Direitos e deveres

O exercício de greve, enquanto meio de pressão, é um direito constitucionalmente consagrado e numa sociedade democrática como a nossa o recurso a ela deve ser sempre encarado à luz do que as leis prevêem. Obviamente que o recurso à greve devia significar sempre como a última ratio, espécie de medida sem a qual todas as outras diligências em sede de diálogo e concertação tenham redundando em fracasso, para a sua adopção.

08/11/2022 Última atualização 06H05
Opinião

A declaração política da Academia Angolana de Letras

Se o leitor ainda não leu a “Declaração da Academia Angolana de Letras sobre Toponímia e Identidade Nacional” recomendo localizá-la quanto antes: com vocação de assinalar que está num nível de associativismo mais maduro e comprometido que o de outras organizações angolanas com as que poderia emparelhar, com ela, a Academia Angolana de Letras (AAL) mostra, definitivamente, qual é o lugar que tem e pretende ocupar, pelo menos com a sua actual direcção, no panorama da produção de pensamento crítico e socialmente útil, no contexto das organizações artísticas e culturais existentes.

08/11/2022 Última atualização 06H00
Opinião

As grandes preocupações com clima

De 6 a 18 de Novembro, será realizada em Sharm-el-Sheikh, no Egipto, a 27ª Conferência das Partes (COP 27) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), num contexto geopolítico particularmente tenso.

07/11/2022 Última atualização 06H10
Opinião

O melhor aliado do COP 27

A 27ª Conferência Anual das Partes da ONU (COP27), que junta perto de 200 representantes de Estados e Governos, inicia hoje na estância balnear de Sharm El-Sheikh, no Egipto, e vai até ao dia 18 de Novembro, com o sugestivo tema “Implementação”.