Opinião

04/07/2024 Última atualização 11H55
Opinião

Consciencialização pelo fim dos sacos plásticos

Esta semana, celebrou-se o Dia Internacional Sem Sacos Plásticos. As organizações ambientalistas e os governos comprometidos com esta causa fizeram ouvir as suas vozes numa reflexão global. O Dia Internacional Sem Sacos de Plástico acontece em Julho e pretende despertar a atenção da sociedade para a produção e o consumo excessivo de sacos plásticos em todo o mundo, apresentando, igualmente, as alternativas para resolver este grave problema ambiental.

03/07/2024 Última atualização 09H14
Opinião

Testemunho

É com enorme satisfação e honra que dou largas à minha pena para descrever a grande personalidade que é o cidadão Archer Mangueira (AM), bem como as várias experiências que partilhamos. Em termos metodológicos, procurarei resumir a minha experiência, essencialmente, em três dimensões, (I) O Lider; (II) O Ministro; (III) Amigo

03/07/2024 Última atualização 09H13
Opinião

Jordan Bardella e a nova França

A ascensão de Jordan Bardella à liderança do partido francês Rassemblement National marca uma mudança significativa no cenário político do país.

03/07/2024 Última atualização 09H11
Opinião

O valor das feiras de produção agrícola para a economia nacional

Nos últimos dias do mês de Junho do corrente mês, a economia nacional ficou marcada com a realização de feiras em várias províncias do país, cujo potencial agrícola é digno de realce, sobretudo na perspectiva de diversificação das fontes de receitas para a sustentabilidade do Orçamento Geral do Estado.

02/07/2024 Última atualização 09H03
Opinião

Teleférico? Nem tanto ao mar, nem tanto a terra

Uma das notas que tomei ao ouvir as intervenções do ministro dos transportes durante o mais recente conselho consultivo do seu pelouro, foi precisamente o problema crónico em que se transformou a mobilidade urbana, mormente em Luanda, a maior e mais populosa das cidades angolanas.

02/07/2024 Última atualização 09H02
Opinião

PME’s -Motor de Crecimento da Economia

Quando pensarmos nas micro e pequenas empresas entedemos que estamos perante os pilares essenciais de desenvolvimento das economias, e estas empresas em África, exercem um papel fundamental impulsionador do crescimento económico inclusivo, promovendo a inovação e sustentabilidade nas comunidades locais e do continente. Portanto, apoiar e fortalecer este sector é fundamental para alcançar um desenvolvimento económico sustentável e equitativo em África.

02/07/2024 Última atualização 08H56
Opinião

Compromisso com o bem-estar da população nas prioridades do Executivo

Recentemente, o Executivo angolano partilhou um relatório da sua acção referente ao ano de 2023, no qual ressalta o caminho que o país trilha para um futuro mais próspero e estável, fruto das políticas, das acções e medidas concretas que visam beneficiar todos os cidadãos nacionais.

01/07/2024 Última atualização 09H18
Opinião

Qual será o papel da Ética nas Autarquias locais em Angola

O trabalho que tem sido desenvolvido nos últimos tempos pela Assembleia Nacional Angolana no domínio da legislação sobre as Autarquias Locais, apresenta um resultado reputado como positivo e animador que poderá ajudar os angolanos a transformar o sonho das Autarquias em realidade, augurando incidências práticas das políticas públicas na vida de cada um.

01/07/2024 Última atualização 09H16
Opinião

É urgente democratizar o espaço público

Foi lançado esta semana o disco Sementes de MCK. De nome próprio Katrogi Lwamba, o músico, activista e advogado MCK, nascido em Luandahá 42 anos, é um rapper conhecido pelas suas letras de áspera critica contra o poder político, corrupção e situação social dos angolanos.

01/07/2024 Última atualização 09H15
Opinião

Direitos Humanos: uma questão permanente das sociedades democráticas

Em todas as sociedades cujo sistema político é considerado democrático, os direitos humanos são uma questão que, para além de permanente, têm sempre o condão de prioridade nas agendas dos Governos, no âmbito da finalidade primária da sua acção que tem que ver com a satisfação das necessidades dos cidadãos.

30/06/2024 Última atualização 10H19
Opinião

Memórias do IMEL

Ao entrar para o IMEL, em 1994 (testes realizados no ano anterior) eu encontrava-me mais roto do que vestido e mais descalço do que calçado. Concomitantemente, mais faminto do que alimentado. Quando não era “arroz com qualquer coisa” podia ser um “chafé” com “pão burro” ou nada, como podia ser uma ngongwenha

30/06/2024 Última atualização 10H18
Opinião

“Sumo, não chora!...”

A criança desta história é a mesma que há dois anos mereceu espaços neste cantinho de jornal, quando escrevemos “Aqui não!…, uma lição de vida” e “Cuidado com o que pedes”, cenas capazes de nos fazer chorar.