Opinião

15/05/2022 Última atualização 06H35
Opinião

O tempo traz sempre coisas boas

“Rói-me esta expectativa de ver em que medida as nossas múltiplas limitações se vão reflectir nas eleições que se aproximam… seguramente que vão, como sempre acontece. Mas sinto, também, a energia que daí possa advir. O confronto de ideias que espero tenha lugar... E sobretudo a novidade, a sensação de que algum tipo de mudança, de algo novo, venha a acontecer.”

14/05/2022 Última atualização 07H40
Opinião

Uma marca do Executivo

As infra-estruturas, erguidas um pouco por todo o país, algumas já completamente executadas, outras em fase satisfatória de andamento, são e começam a tornar-se, cada vez mais, uma marca indelével do Executivo.

14/05/2022 Última atualização 06H45
Opinião

Os preços baixos, o kwanza mais forte e a “mão” de Adam Smith

A economia real nacional está a passar, inequivocamente, por um momento ímpar em termos de reposição do poder de compra das famílias e das empresas sem que seja necessariamente aumento do salário nominal do cidadão.

13/05/2022 Última atualização 08H20
Opinião

A Europa e o dever de preservar 77 anos de paz e desenvolvimento

Setenta e sete (77) anos depois do fim da II Guerra Mundial, a Europa está de novo profundamente dividida. O pomo da discórdia é a guerra russo-ucraniana e o rol de consequências políticas e económicas que já começou a desencadear.

13/05/2022 Última atualização 07H20
Opinião

As feiras de produção

As feiras de produção nacional são verdadeiros barómetros não apenas sobre o que se faz no país, mas também do potencial em que Angola pode incorrer, no processo de diversificação da economia, para o bem do desenvolvimento e progresso do país.

13/05/2022 Última atualização 06H30
Opinião

Os vídeos do Dubai

As gravações que estão a circular de mulheres africanas a serem humilhadas sexualmente no Médio Oriente são horríveis. Infelizmente, os comentários que têm acompanhado os vídeos, muitas vezes, caem naquelas generalizações cheias de estereótipos.

12/05/2022 Última atualização 08H45
Opinião

Exemplos ignorados

Nesta fase atribulada do Mundo, em que escasseia o que devia abundar e há excesso do que existe para ser excepção, os bons exemplos são preteridos a favor do vulgar, até do condenável.

12/05/2022 Última atualização 06H35
Opinião

Futebol e má língua pra raspar

Em dois ensaios que produzi, coloquei o futebol na instância cultura com as peculiaridades da disputa,de palavras importadas da guerra como petardo, pontapé de canhão, combate, fuzilar a baliza, entre outras.

12/05/2022 Última atualização 06H35
Opinião

Aposta na Agro-pecuária

O Executivo está cada vez mais apostado em apoiar as cooperativas agro-pecuárias de ex-militares, visando a inserção deste grupo alvo na vida social e económica do país.

11/05/2022 Última atualização 06H05
Opinião

A propósito do Centenário de António Agostinho Neto

Parece passar despercebido o conjunto de actividades que visam celebrar, com toda a dignidade merecida, o Centenário do nascimento do Dr. António Agostinho Neto, o primeiro Presidente de Angola, que se vai observar em Setembro.

11/05/2022 Última atualização 06H00
Opinião

Brasil, entre o plebiscito e o golpe

Para os povos do antigamente chamado Terceiro Mundo, a luta entre a barbárie e a civilização, a ditadura e a democracia, o reforço do unilateralismo e a possibilidade de uma ordem mundial multilateral, não se passa na Ucrânia, mas no Brasil.

10/05/2022 Última atualização 21H39
Opinião

Tecnologia disruptiva e competitividade

Estamos cada vez mais próximos da meta 2030 dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda esta que visa guiar o mundo aos objectivos cimeiros que exigem uma grande colaboração dos países, empresas e cidadãos, ou seja, as soluções de políticas públicas devem estar integradas aos pressupostos dos ODS de forma a influenciar as mais diversas áreas da vida das sociedades, onde os temas desde a Responsabilidade Social, Ambiental e Inovação Tecnológica, encontram um grande acolhimento espelhado sobre as acções inscritas na referida agenda.