Opinião

26/11/2021 Última atualização 08H55
Opinião

Os não vacinados e a nova vaga de infecções na Europa

No combate contra a pandemia da Covid-19, a Europa enfrenta actualmente um dilema: a maioria dos novos casos de infecção, resultantes da quarta vaga do coronavírus, está entre os que se recusaram a ser vacinados.

26/11/2021 Última atualização 08H55
Opinião

A cultura de paz e não-violência

Abre amanhã a segunda edição da Bienal de Luanda 2021, uma iniciativa em que se juntam o Executivo, a UNESCO e a União Africana para promover a construção de pontes entre gerações dedicadas a uma África pacífica, daí o sugestivo tema do primeiro dia, com o questionamento “Diversidade cultural e patrimonial da África e de suas diásporas: fonte de conflitos ou solo fértil para a paz?”

26/11/2021 Última atualização 08H45
Opinião

O profeta TB Joshua

Na Nigéria, todo o mundo está a seguir a disputa pelo legado do TB Joshua, o chefe de uma mega igreja que faleceu subitamente em Junho passado. Estima-se que TB Joshua deixou uma fortuna de 150 milhões de dólares.

25/11/2021 Última atualização 08H15
Opinião

Parecer e ser mesmo

A pandemia que assola o Mundo, virando-o, autenticamente, de pernas para o ar, pondo a nu fragilidades globais, mesmo em países que se apresentam como expoentes da evolução, tem sido, igualmente, usada como capa de incapacidades.

25/11/2021 Última atualização 08H15
Opinião

Sinais e imagens

É frequente vermos em filmes americanos, um avô, deleitado, a contar, apaixonadamente, uma história para adormecer o seu neto ainda pequeno e sem saber ler. Aí o cota reinventava para o garoto a luta de David contra Golias. Que David era um jovem pastor hebreu, frágil, desengonçado, que passou o vale e na planície encontrou o gigante guerreiro filisteu Golias.

25/11/2021 Última atualização 08H15
Opinião

Os verdadeiros actores da “res publica”

Apesar de cada vez maior participação da sociedade civil e de outras plataformas de intervenção directa, a nível daquilo que se pode considerar como sendo a “res publica”, ainda são os partidos políticos os verdadeiros actores e instituições que dominam o panorama e a paisagem dos Estados Democráticos e de Direito. Por isso, continuam a merecer de nós uma atenção especial, quer na sua estruturação, organização interna, quer na capacidade de mobilização e reinvenção.

24/11/2021 Última atualização 08H20
Opinião

EUA-África: novos caminhos?

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, acaba de realizar, na semana passada, uma viagem a três países africanos, quando pairam sobre as relações entre os EUA e África duas sombras notórias: o confronto com a China e a tentativa de golpe de Estado ocorrida na proclamada maior democracia do mundo a 6 de Janeiro deste ano.

24/11/2021 Última atualização 08H20
Opinião

Dar primazia à igualdade de género

Em quase nenhum outro lugar no mundo os direitos das raparigas e das mulheres estão tão ameaçados como no Afeganistão. Os recentes acontecimentos são muito preocupantes.

24/11/2021 Última atualização 08H20
Opinião

Os falsos enfermeiros

Ouvir o bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola dizer que “há muitos falsos profissionais na classe” a funcionarem, é profundamente perturbador.

23/11/2021 Última atualização 09H25
Opinião

No Museu Nacional de Antropologia

Ainda recordo-me, como se fosse hoje, do dia em que, pela primeira vez, em meados de 1993, cruzei a porta verde do edifício cor-de-rosa do Museu Nacional de Antropologia (MNA), em Luanda: na altura, nem sabia que seria ali onde encontraria o meu primeiro emprego na função pública, depois de ter trabalhado durante seis meses como atendedor de balcão, no supermercado familiar.

23/11/2021 Última atualização 09H20
Opinião

Tendências dos recursos minerais no mercado internacional

O ouro tem sido, ao longo da história, um activo seguro de reserva e preservação de valor monetário ou patrimonial, e que em tempos de crise esta opção é largamente utilizada pelos investidores como forma de preservar as posições activas de investimento.

23/11/2021 Última atualização 09H20
Opinião

O apelo do Presidente

“O gado é importante, faz parte da vossa cultura, mas só o gado não é suficiente. É preciso, também, dentro do possível, fazer agricultura, para a vossa própria alimentação”, apelou há dias o Presidente João Lourenço às comunidades comuna de Forte de Santa Rita, a 20 quilómetros da cidade de Moçâmedes.