Há muitos séculos, já existiam os jogos e brincadeiras, quando a maioria das pessoas a utilizava, para se distrair, com os amigos, famílias e vizinhos para passar o tempo, sempre foi uma diversão.
No intrincado panorama da política americana, os sotaques emergiram como um ponto de discórdia inesperado. Dos corredores do Congresso aos comícios populares, a maneira como os políticos falam - e como a sua fala pode mudar - tornou-se objecto de admiração e controvérsia. No entanto, na nossa pressa em denunciar a inautenticidade percebida, corremos o risco de ignorar as complexidades da comunicação na paisagem política diversificada da América.
Há dias, numa das províncias de Angola, a comunicação social informou que algumas autoridades tradicionais instigaram, alegadamente, as comunidades a resistir à campanha de vacinação contra a pólio, uma situação quase inédita, na medida em que, episodicamente, têm sido algumas autoridades religiosas a procederem assim.
A organização e funcionamento da Polícia Nacional de Angola (PNA) funda-se na legislação sobre o serviço policial que, actualmente, assenta num sistema jurídico ditado pelo Estado Democrático de Direito, que tem como primado da Constituição e à Lei, com afirmação em bases que asseguram os Direitos, Liberdades e Garantias Fundamentais.
A caminho de oito semanas sem Governo depois das eleições legislativas antecipadas, o que para os franceses é incomum e está a provocar uma chuva de críticas ao Presidente da República, Emmanuel Macron prossegue as consultas com as diversas formações políticas para encontrar um Primeiro-Ministro que esteja em condições de garantir estabilidade institucional, que não seja censurável no imediato e possa governar pelo menos até ao próximo pleito eleitoral, previsto para ter lugar em Maio de 2025.
As informações relacionadas ao contrabando de combustível, na província do Zaire, tal como avançadas pelo governador, ao intervir na reunião orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, no quadro da visita de algumas horas à província, levanta muitas interrogações.
A política externa da RPC, relativamente ao continente africano, é um tema que tem gerado muita discussão entre os especialistas em Relações Internacionais. As directrizes da política chinesa para África foram formalizadas no documento oficial conhecido como “China’s Policy Paper”, apresentado, pela primeira vez, em Janeiro de 2006.
O acidente que envolveu um autocarro da companhia de transportes públicos Inter-provincial, Huambo Express, de marca Yutong, que fazia o percurso entre Luanda e Lubango, anteontem, marca mais um daqueles momentos em que a sinistralidade rodoviária se evidencia por causas completamente evitáveis.
A Cimeira FOCAC 2024, que se realizará de 4 a 6 de Setembro em Beijing, promete ser um marco importante nas relações sino-africanas. Este fórum, que já demonstrou ser um pilar da cooperação Sul-Sul, reúne líderes de toda a África e da República Popular da China (RPC) para fortalecer laços, discutir desafios e explorar novas oportunidades de cooperação.
O transporte rodoviário é o mais utilizado em Angola, por alcançar o maior número de áreas dentro do país e oferecer razoabilidades de custos, quer no deslocamento como de manutenção. E quando necessário abarca todo o tipo de cargas.