Opinião

15/10/2021 Última atualização 11H10
Opinião

Abdulrazak Gurnah e o Prémio Nobel

O Governo da Tanzânia felicitou efusivamente o romancista Abdulrazak Gurnah por ter ganho o Prémio Nobel de Literatura, dizendo que é uma grande honra para a Tanzânia e o continente africano! Conheci Abdulrazak Gurnah em Londres, onde ele nunca faltava quando havia qualquer acontecimento relacionado à Literatura Africana.

15/10/2021 Última atualização 11H10
Opinião

É preciso cortar a eito a intolerância política

No rescaldo dos últimos acontecimentos que marcaram a vida política do país, entre os quais a decisão do Tribunal Constitucional anular o XIII Congresso da UNITA, por terem sido verificadas irregularidades na eleição para a presidência de Adalberto Costa Júnior, ficou acentuada a relevância de o país realizar no próximo ano eleições ordeiras.

15/10/2021 Última atualização 09H30
Opinião

O Estado da Nação

Hoje, o Presidente da República, João Lourenço, ao abrigo do Artigo 118.º da Constituição, sobre a Mensagem à Nação, “dirige ao país uma mensagem sobre o Estado da Nação e as políticas preconizadas para a resolução dos principais assuntos, promoção do bem-estar dos angolanos e desenvolvimento do País”.

14/10/2021 Última atualização 09H10
Opinião

Fazer disparos no próprio pé

A viagem dos Palancas Negras ao terreno dos Panteras para o jogo da quarta jornada, decisivo para as aspirações de ambas na corrida ao Mundial que o Qatar vai acolher no próximo ano, foi marcada por acontecimentos, que pesaram de forma significativa no desempenho em campo da equipa forasteira, no dia seguinte ao desembarque.

14/10/2021 Última atualização 05H10
Opinião

O Acordo-Quadro entre Angola e a Santa Sé

Os termos do Acordo-Quadro entre o Governo angolano e a Santa Sé, celebrado em Setembro de 2019, já podem ser materializados, com a entrega formal, na terça-feira, dos instrumentos jurídicos e administrativos sectoriais.

14/10/2021 Última atualização 05H05
Opinião

Para ler e guardar

Atribuição dos Óscares, principalmente nos últimos tempos, raramente é consensual, mas, este ano, o da paz deve ter merecido concordância, quase geral, de quem acompanha o quotidiano do mundo.

14/10/2021 Última atualização 05H05
Opinião

As actividades extra-escolares como base de sociabilidade

Quem não se lembra da sua primeira carteira, do seu primeiro caderno, da ardósia e do cheiro da sacola, os tinteiros e as canetas com aparos?

13/10/2021 Última atualização 09H40
Opinião

Literaturas de língua portuguesa: as trocas que não existem

É uma redundância lembrar que a Língua Portuguesa é uma língua pluricontinental, falada por 280 milhões de pessoas em todo o mundo, o que, supostamente, serve (ou pode servir) de substrato de uma comunidade reunindo o conjunto de países onde a mesma é usada como língua nacional e oficial.

13/10/2021 Última atualização 09H40
Opinião

A necessidade de valorização do professor como interventor social de excelência

Em era do conhecimento, frequentemente se fala da necessidade de os sistemas educativos, nos seus três níveis de aprendizagem e nas diferentes vertentes de formação, terem de abranger um número cada vez mais vasto de crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos.

13/10/2021 Última atualização 09H40
Opinião

A aposta na mulher rural

A aposta na mulher rural continua a ser uma espécie de solução sine qua non para resolver milhares de problemas com os quais se debatem as nossas famílias, com particular incidência aquelas que habitam as zonas mais recônditas de Angola.

12/10/2021 Última atualização 09H05
Opinião

Turismo, a indústria da prosperidade

A indústria do Turismo tem ganhado uma importância decisiva nas economias mais avançadas, com uma contribuição expressiva no produto e criação de emprego, e representa cerca de 10 por cento do PIB mundial. A tendência de crescimento deste sector também é justificada pela oferta de diversificação turística a nível mundial, de forma que os cidadãos se vêem estimulados a aceder a um conjunto de bens e serviços, que anteriormente não usufruíam, e o desejo de conhecerem novos destinos para férias.

12/10/2021 Última atualização 08H35
Opinião

A universidade e o desenvolvimento

Na manhã de sábado passado, José Octávio Serra Van-Dúnem convidou-me para ir ouvir a oração de sapiência, que proferiu, no início do ano académico da Universidade Católica de Angola (UCAN), no seu “campus” no bairro Palanca.