Opinião

15/11/2022 Última atualização 06H00
Opinião

Olhando o passado colonial nos olhos

Hoje, 15 de Novembro, celebramos também em Luanda a Festa do Rei dos Belgas com uma grande recepção. Embora este não seja o nosso feriado nacional (21 de Julho), é o dia em que é homenageado o Chefe de Estado, que vem da mesma família real desde a independência em 1830.

14/11/2022 Última atualização 06H10
Opinião

As privatizações

O processo de privatização das empresas por parte do Estado, podemos considerar, é uma inevitabilidade decorrente da necessidade de “destatização” de largas esferas da economia, um ganho para os privados, para as famílias e para a república.

14/11/2022 Última atualização 06H05
Opinião

Humanidade: 8 mil milhões de pessoas

A população mundial chegará a 8 mil milhões em meados de Novembro – resultado dos avanços científicos e das melhorias na alimentação, na saúde pública e no saneamento. No entanto, à medida que a nossa família humana cresce, está também cada vez mais dividida.

14/11/2022 Última atualização 06H00
Opinião

Ainda o 11 de Novembro

Há algum tempo não circulava pela Estrada Nacional 120 que liga Luanda ao Huambo, passando pelo Dondo, Quibala e Wako Kungo. É no fundo uma viagem que nos permite passar em revista vários assuntos, tal é a duração da viagem. É tempo para falar sobre todos os assuntos.

13/11/2022 Última atualização 06H25
Opinião

Novembro, sempre!

Novembro tem um lugar especial na história do país, não fosse o mês tridimensional: da Independência Nacional, da Pátria e do povo angolano. Carrega todas as memórias do processo da Luta de Libertação Nacional, a político-ideológica, a cultural e a socioeconómica. Por isso não foi um acaso, claro está, sempre foi uma certeza, e o dia 11 de Novembro é o Marco de conquistas e transformações, como elevou à celebração da data o nosso jornal na edição de sexta-feira.

13/11/2022 Última atualização 06H20
Opinião

Da COP27 à Cimeira do G20

Está a decorrer em Sharm el-Sheikh, na famosa estação balnear egípcia, a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas - a COP27. Trata-se de um longo processo, que se iniciou em 1992, na chamada Cimeira da Terra, no Rio de Janeiro. Foi então, há trinta anos, que se começou a pensar numa resposta global às consequências dramáticas das alterações climáticas.

13/11/2022 Última atualização 06H10
Opinião

“Anoicego” na Cidade de Filósofos Desajustados

Atravesso o avesso e o deserto da noite com a boa safra de um café negro enquanto (escre)vivo. Eu vivo na noite, eu vivo a noite. Eu vivo de noite. De manhã, ao longo da jornada diurna sou resto de uma morte que ainda não é minha.

13/11/2022 Última atualização 06H10
Opinião

Fama e perseguição na ordem da vida

Manter a fama é dos exercícios mais difíceis para quem a alcança. Quando sob às luzes da ribalta, quem é do topo torna-se ídolo e a batalha para continuar com o status no tempo e no espaço não se afigura fácil. Uma vez lá em cima entram no pacote a postura VIP, festas de referência, indumentária a preceito, carros de marca, cartões Visa, compras via Amazon.com, etc., etc.

13/11/2022 Última atualização 06H05
Opinião

À terceira foi de vez

“Bom dia Edna, lembras-te de eu te ter falado do senhor que veio à tua procura na altura em que estavas em casa, doente? Ele está aí novamente. Quer falar contigo, diz que gosta muito de ler os teus textos”.

13/11/2022 Última atualização 06H00
Opinião

Efeitos do colonialismo jurídico e seus fundamentos filosóficos

Quando se procura compreender o sentido do título que aqui proponho, a abordagemaprofundada requer o conhecimento de fenómenos jurídicos e das realidades culturais.

12/11/2022 Última atualização 06H35
Opinião

A Dipanda e a consolidação do Estado angolano

As instituições enquanto artefactos humanos, terão seguramente surgido ao longo da História com o objectivo de harmonizar e padronizar comportamentos sociais capazes de resistir ao tempo, permitindo assim, essencialmente, a consecução de fins que, transcendendo o âmbito individual, tenham como escopo tornar possível a vida das pessoas em comunidade. De modo simplista talvez se possa dizer que as instituições representam a generalização de normas assentes desde logo no direito natural.

12/11/2022 Última atualização 06H30
Opinião

A luta contra a corrupção

O chamado “Caso Lussaty”, como ficou conhecido o processo judicial cujo julgamento, envolvendo oficiais superiores das Forças Armadas Angolanas (FAA), afecto à Casa de Segurança do Presidente da República, teve início em Junho, conheceu anteontem o seu ponto alto com a condenação dos arguidos.