Opinião

13/11/2021 Última atualização 05H20
Opinião

O clima das cimeiras e o clima das ruas *

Havia expectativas de que a Cimeira de Glasgow ficasse para a história por bons motivos. Infelizmente, tudo indica que não será o caso. Ainda não será desta que se consegue um compromisso global e concreto para limitar as alterações climáticas.

13/11/2021 Última atualização 05H20
Opinião

Aceleração da transição para carros com 100 por cento de zero emissão

A - Como representantes de Governos, empresas e outras organizações com influência sobre o futuro da indústria automotiva e do transporte rodoviário, comprometemo-nos a acelerar rapidamente a transição para veículos com zero emissão para atingir os objectivos do Acordo de Paris. Juntos, trabalharemos para que todas as vendas de carros e vans novos tenham zero emissão globalmente até 2040 e, no máximo, 2035 nos principais mercados.

12/11/2021 Última atualização 09H35
Opinião

Katchiungo no 11 de Novembro

0 11 de Novembro é um dia para nós reflectirmos. Eu tinha nove anos em 1975 — naquela idade em que a criança, que eu era, tentava entender o mundo à nossa volta.

12/11/2021 Última atualização 06H40
Opinião

Angola livre e soberana

“Honra e glória eterna aos heróis da pátria! Viva Angola!", foi com estas palavras que o Presidente da República, João Lourenço, encerrou, com chave de ouro, o seu discurso por ocasião do 46.º Aniversário da Independência Nacional, prestando um merecido tributo a todos, entre conhecidos e anónimos, que se bateram pela pátria.

12/11/2021 Última atualização 06H35
Opinião

A pré-campanha eleitoral entrou em modo “stand by”

A pré-campanha eleitoral está morna, praticamente em modo “stand by”, e as atenções estão maioritariamente viradas para outros assuntos da agenda doméstica, como os esforços para baixar o preço da cesta básica, com alguns a registarem uma promissora redução do custo, mesmo não sendo ainda significativa, numa sinalização de que é possível.

11/11/2021 Última atualização 08H35
Opinião

Recuperar Memórias

Luanda acordara e permanecera sem o frenesi de dias antes, quando o martelar de caixotes carregados em camiões, com recheios inteiros de casas, enchiam a avenida Marginal rumo aos porões dos navios com destino a Lisboa.

11/11/2021 Última atualização 08H30
Opinião

A Coincidência deste Dia!

Saí de casa para revisitar a grande bandeira nossa que se desfralda na fortaleza beijada pelo mar e as conchas e búzios que a espuma da vaga amena traz à areia minha, a minha areia toda marcada de pegadas de crianças em nome de quem senti a Dipanda que muitos estão a contar e se repete numa narrativa poética de mujimbeiro ou griô, os contadores de nossa ancestralidade africana que atravessou o mar da morte escrava e sobreviveu com Zumbi dos Palmares, o samba e os blues de New Orleães.

11/11/2021 Última atualização 08H30
Opinião

O crescimento é uma certeza

O calar das armas permitiu um virar de página expressivo que hoje nos conduziu a um país onde se respeitam os direitos e as garantias fundamentais.

11/11/2021 Última atualização 07H55
Opinião

“O dia mais importante da história do nacionalismo angolano”

O 11 de Novembro é, sem sombras de dúvidas, o dia mais importante da história do nacionalismo angolano, cujo percurso remonta desde os anos 50/60.

10/11/2021 Última atualização 06H55
Opinião

Lições da África do Sul

No passado dia 1 de Novembro, foram realizadas eleições municipais na África do Sul, cujos resultados já começaram a dar que pensar aos observadores, analistas e actores políticos, não apenas do continente, mas também fora dele.

10/11/2021 Última atualização 06H55
Opinião

O pleito eleitoral de 2023 já "fervilha" na RDC

A preparação das elites políticas na República Democrática do Congo (RDC) para o pleito eleitoral de 2023, provavelmente as mais aguardadas de sempre e potencialmente as mais competitivas, atendendo as dinâmicas que envolvem a nomeação do presidente da Comissão Nacional Eleitoral Independente (CENI), as divergências entre as confissões religiosas, a tomada de posse do mesmo, que levou ao estremecer da "União Sagrada" do Presidente Félix Tshisekedi, trata-se de uma espécie de procissão que anda apenas no adro.

10/11/2021 Última atualização 06H55
Opinião

A Polícia e as populações

Há dias, quatro indivíduos foram acusados de vandalizar uma esquadra da Polícia Nacional, aqui em Luanda, uma situação a que se junta outras estórias semelhantes de tentativa de invasão de referidos espaços policiais, e que nos remetem a todos para a necessidade de condenação, reflexão e mudança de comportamento.