As viaturas com vidros fumados, que estão em voga nos nossos dias, mais parecem um cortejo de disfarces que simultaneamente iludem quem conduz e os transeuntes. A situação é de simples interpretação, pois, os de fora ficam sem saber da compleição física e tez da pele dos ocupantes das viaturas; inclusive as reais intenções (boas ou más), dos ocupantes do veículo com penumbra interior, escapam.
As relações de cooperação entre Angola e Cuba são muito fortes. Estão solidificadas por laços contruídos durante um longo período de tempo. Basta olhar para a realidade angolana, logo se percebem as marcas da presença cubana, um povo que se pode mesmo considerar irmão pela forma como se envolveu nas causas nacionais. Cuba desenvolveu um importante papel na reconstrução de Angola, na formação de quadros e no apoio em muitas outras áreas da vida social.
A economia mundial continua a sofrer perdas notáveis devido à quebra dos laços comerciais e económicos com a Rússia por parte dos EUA e dos seus satélites e à coerção de outros países nesse sentido. Estão a aumentar os riscos de divisão da economia mundial em blocos quase-autónomos.
Durante a minha recente estadia em Nairobi, Quénia, deparei-me com um grave surto de gripe. Ao visitar várias farmácias e reflectir sobre as minhas experiências em Angola, surgiu um padrão: medicamentos provenientes da Europa, nomeadamente da Alemanha, do Reino Unido e dos EUA, tinham preços significativamente mais elevados do que os originários de países como a Índia ou o Egipto.
Trazemos este tema à discussão, visando contribuir para a compreensão da distinção e a relação entre os conceitos “Descrição” e Análise”, pois muitas vezes testemunhamos, a nível formal e informal, “descrições” a passarem-se como “análises”.
Apostar na agricultura requer paciência e amor. Paciência no sentido de que é preciso não ter pressa em obter resultados, saber esperar o momento certo, porque o negócio da agricultura não é como o da venda de cerveja. Na venda de cerveja é toma lá, dá cá. O dinheiro entra no bolso e é possível ver de imediato o lucro obtido, descontados o dinheiro e o esforço que foram investidos.
A segunda edição da Feira de Justiça, organizada pela Administração do Distrito Urbano do Kilamba, em Luanda, ontem, destapou alguns problemas que ainda enfermam a nossa sociedade e são, por isso, merecedores da atenção de todos os intervenientes da vida social nacional.
Eu acabava de sair de uma cadeira, da cadeira que eu menos gosto. A cadeira de dentista, marcado pelo tempo em que meu pai me levava ao dentista em Nova Lisboa e me arrancavam dentes sem anestesia. No entanto, a cadeira, disse-me um estomatologista, é democrata. O quê? Sim. Deixa-lhe abrir a boca…