Opinião

22/11/2022 Última atualização 08H48
Opinião

Uma reacção reprovável

Rezam os dados históricos que não há registo de uma selecção anfitriã ter perdido o jogo inaugural do campeonato, desde que este se disputa, num percurso olímpico, que remonta do Uruguai’1930. Mas como para tudo há sempre uma primeira vez, aconteceu no Qatar, onde a selecção da casa foi, copiosamente, batida pelo Equador.

22/11/2022 Última atualização 06H00
Opinião

Financiamento em infra-estruturas duradouras

As grandes iniciativas do grupo privado de infraestrutura e desen-volvimento(PIDG), desde a sua criação em 2002, tem contribuído sobremaneira no desenvolvimento da infraestrutura técnica de muitos países e já apoiaram a tirar da pobreza vários países do mundo, com a implementação de iniciativas e projectos sustentáveis que criam crescimento económico e comunidades mais sustentáveis.

22/11/2022 Última atualização 05H45
Opinião

Quando a amizade sabe à manga

Tínhamos a mesma idade quando, com onze anos, a polpa de uma manga que o seu irmão mais velho (ou alguém qualquer da sua família) trouxe de Cuba uniu-nos para sempre. Estudávamos a quinta classe, no Colégio São José do Cluny, em Luanda: os dois éramos ainda uns meninos.

22/11/2022 Última atualização 05H00
Opinião

Mudança de mentalidade

"É hora de desenvolvermos um trabalho conjunto para devolver a paz nas estradas e todos juntos devemos agir já, salvar vidas, garantindo a segurança rodoviária”, disse a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, pouco depois da marcha contra a sinistralidade rodoviária, que decorreu há dias em Luanda.

21/11/2022 Última atualização 09H57
Opinião

Eis aí a festa da bola!...

Meses, semanas e dias de expectativa enorme, em que se viram evolvidos os membros da tribo do futebol, acabaram vencidos pelo tempo. Para alegria de todos, chegou a festa da bola. Os dias que se seguem, até 18 de Dezembro, serão vividos com forte intensidade. Elevar-se-ão os níveis de emoções, porque o futebol tem esta força, esta virtude, esta particularidade.

21/11/2022 Última atualização 06H55
Opinião

A paz no Leste da RDC é vital para Angola

Mais do que uma visão da realidade de então, a célebre frase do engenheiro agrónomo francês, René Dumont, traduzida num livro, “l´Afrique noire est mal partie” (África Negra começou mal, em tradução livre), 1962, assenta ainda hoje que nem uma luva quando olhamos para o que se passa em vários países da região subsariana, de forma particular para a zona mais central do continente.

21/11/2022 Última atualização 06H50
Opinião

A paz regional

A cimeira quadripartida mais um, formato por via do qual se vão reunir, em Luanda, o Chefe de Estado angolano e Presidente da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), João Lourenço, os Presidentes da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, do Rwanda, Paul Kagame, do Burundi, Évariste Ndayishimiye e o ex-Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, constitui mais uma oportunidade para fazer funcionar a sagesse africana.

21/11/2022 Última atualização 06H00
Opinião

Nagrelha foi um herói improvável

Amanhã vai a enterrar Nagrelha, um jovem nascido no Sambizanga que vai levar para a eternidade o cognome de Estado Maior do Kuduro.

20/11/2022 Última atualização 09H27
Opinião

Vamos julgar depois

À medida em que o Campeonato se apresta ao “pontapé” de saída, sobem de tom as críticas `a FIFA, por ter anuído a atribuição da organização desta edição ao Qatar. Fala-se de tudo mais alguma coisa, num total desencontro de opiniões entre aqueles que aceitam dar o benefício da dúvida, e outros para quem foi, simplesmente, um erro sem tamanho, e ponto final.

20/11/2022 Última atualização 07H47
Opinião

Adeus, Covid-19, paz à tua alma!

Prezado Senhor! Não o conheço, mas esta carta é confidencial e secreta. Asseguro-lhe que a escrevo num bunker, no mais absoluto sigilo e sem testemunhas oculares.

20/11/2022 Última atualização 07H44
Opinião

Alternância de códigos linguísticos no futebol

A alternância de códigos linguísticos é um fenómeno recorrente em falantes de mais de uma língua, e é o que acontece quando um falante alterna entre línguas diferentes, ou por variedades de uma mesma língua, num único discurso, ou seja, a mudança de código linguístico acontece quando determinado falante começa o seu discurso na Língua Portuguesa e vai alternando entre o Inglês ou Francês, ou outra língua no contexto da mesma conversa.

20/11/2022 Última atualização 07H42
Opinião

Vida na vida que não vivo!

Tinha chegado de Londres, há dois dias, onde fui tratar de negócios de uma das minhas grandes empresas, quando a mulher e os filhos tinham já agendado uma viagem para celebrar o dia do meu aniversário com uma festança, num dos hotéis mais caros de Nova Iorque.