Opinião

09/09/2021 Última atualização 05H00
Opinião

Silêncio e verborreia

As falas do silêncio são sempre mensagens, com conteúdo e destinos, ao contrário da verborreia feita de emaranhados de palavras desconexas, incapazes, por isso mesmo, de serem entendidas, sequer por quem as pronuncia.

09/09/2021 Última atualização 05H10
Opinião

Certificado digital

Angola deu um passo importante no controlo da pandemia da Covidd-19 , ao institucionalizar o certificado digital de vacina para os cidadãos que tenham completados as duas doses.

08/09/2021 Última atualização 09H05
Opinião

Dia da Alfabetização

Celebra-se, hoje, o Dia Mundial da Alfabetização, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que lembra a condição de milhões de pessoas em todo o mundo que vivem ainda sob as amarras do analfabetismo.

08/09/2021 Última atualização 08H55
Opinião

Preocupações de partida para a construção de um currículo

Uma viatura não se move pelas estradas apenas por ter motor e rodas. Para que se torne possível conduzi-la, há um conjunto de componentes em interacção sistémica. Caso contrário, só empurrando-a sai do lugar onde se encontra.

08/09/2021 Última atualização 08H55
Opinião

Pela democracia global marchar, marchar

Os actuais acontecimentos no Afeganistão, além das suas implicações internas ou, quando muito, bilaterais, estão igualmente relacionados com o tema da democracia global, colocando no centro do debate aquela que, afinal, é a pergunta chave: como implantar a democracia em todas as sociedades e regiões? O Presidente norte-americano, Joe Biden, justificou a saída dos EUA do Afeganistão com uma afirmação brutal, que parece responder a tal pergunta. Disse ele (cito de memória): - “Se os afegãos não querem travar esta luta, não seremos nós a fazê-lo!”.

07/09/2021 Última atualização 09H15
Opinião

O património de todos nós

É antiga, a ideia segundo a qual o dinheiro de todos deve ser por todos controlado, dentro de processos universalmente aceites que envolvam a transparência, a prestação de contas, a boa gestão, as regras da conformidade, bem com acções que desencorajem práticas condenáveis.

07/09/2021 Última atualização 09H05
Opinião

A “loucura” de se festejar golpe de Estado

Sob nenhuma circunstância se pode apoiar um Golpe de Estado em qualquer parte do mundo, razão pela qual todo o mundo civilizado, todos os Estados que se pretendem de Direito e dirigidos por pessoas ou grupos de pessoas democraticamente eleitas, bem como pessoas singulares comprometidas com a democracia, devem todas, em uníssono, condenar o que aconteceu em Conacri.

07/09/2021 Última atualização 09H00
Opinião

“Moça” é um filme de Denis Miala

Ele fez um filme sobre este tempo, em que nós vivemos: com o filme “Moça” (2021) Denis Miala acaba de concorrer, na categoria de curta-metragem independente, a um prémio no Festival “Venice Shorts”, na Califórnia (EUA).

06/09/2021 Última atualização 09H41
Opinião

Exemplos do basquetebol e da vacinação

O basquetebol, em Angola, era ou é uma instituição. Não é uma mera modalidade desportiva como o voleibol ou ciclismo, por exemplo e sem qualquer desprimor por estas ou outras modalidades desportivas.

06/09/2021 Última atualização 09H37
Opinião

A protecção obrigatória

A perspectiva de as pessoas que auferem salários baixos passarem a ter cobertura ao nível da chamada Protecção Social Obrigatória constitui uma realidade e desenvolvimento importantes para Angola.

06/09/2021 Última atualização 09H37
Opinião

O derrube das desconfianças e suspeições

Depois dos elogios da semana passada à Assembleia Nacional e aos deputados pelos entendimentos conseguidos, a UNITA e o MPLA não conseguiram resistir, esta semana, à lavagem de roupa suja em praça publica.

05/09/2021 Última atualização 09H58
Opinião

De Luanda a Miconje

O mapa, conseguido no Google, marca 1.025 quilómetros, numa imaginável viagem terrestre que passaria por Matadi, RDC, cortando toda a extensão sul-nordeste da província de Cabinda.