Opinião

08/05/2022 Última atualização 13H55
Opinião

Uma ofensa ao ego

Acompanho, com atenção, todo o exercício no sentido dos jovens conseguirem um emprego e, como jovem que fui, não tenho como não ficar satisfeito. É verdade que sou do outro tempo, em que os empregos tinham uma outra forma de serem realizados. Mas, tudo passava por uma formação e aprendizado. É importante estar preparado para ser absorvido pelo mercado de emprego.

08/05/2022 Última atualização 13H55
Opinião

Fazer muito com pouco para melhorar a vida das pessoas no Namibe

Aos poucos, o Namibe vai fazendo jus ao seu lema “Terra da felicidade”. O seu potencial turístico, que combina o mar, o sol e o deserto, está cada vez mais evidenciado com as infraestruturas sociais que vem recebendo nos últimos anos, concretamente, requalificação e asfaltagem das ruas,

07/05/2022 Última atualização 08H40
Opinião

Angola e Estados Unidos

Mais de vinte anos depois, as relações entre Angola e os Estados Unidos pautam-se pelo aprofundamento, pelo reconhecimento mútuo da importância estratégia que ambos os países atribuem aos laços e pelo aumento da cooperação económica, comercial e cultural.

07/05/2022 Última atualização 08H35
Opinião

A caminhada para a saída da crise continua …

Constituiu motivo de alento e esperança o apelo, em boa hora lançado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, referindo-se ao espectro da fome e da miséria em África, mas também por toda a parte do planeta terra, sobre a necessidade de recuperação dos efeitos da pandemia da Covid-19 e da guerra que assola directamente a Ucrânia e de forma indirecta os países do continente europeu, arrastando consigo a miséria mais atroz e que no fim de tudo trouxe consigo um rasgo de fé e esperança.

07/05/2022 Última atualização 08H30
Opinião

A função da media pública no contexto das redes sociais

Da Conferência Global sobre a Liberdade de Imprensa, que decorreu no Uruguai, reunindo oitenta e seis países e mais de mil participantes, renasceu a convicção da necessidade da existência e a importância da media pública. A UNESCO propôs este ano a reflexão sobre a força das plataformas digitais e a sobrevivência da media tradicional. É, aliás, uma consequência do seu relatório que aponta enormes dificuldades económicas para a media tradicional, por força das plataformas digitais, que se assumem hoje como os principais veículos a partir dos quais se publicita.

06/05/2022 Última atualização 08H45
Opinião

A retoma da economia em conjuntura favorável

Com a guerra russo-ucraniana a ocupar uma boa parte do espaço mediático e das atenções políticas, quase nos esquecemo que o mundo ainda não se desfez da pandemia da Covid-19, que, nas últimas três a quatro semanas, tem atarefado de modo particular as autoridades chinesas, obrigadas a redobrar as medidas de vigilância e de ataque à variante Omicron em Pequim, a capital.

06/05/2022 Última atualização 08H40
Opinião

França: os desafios da França após a reeleição do Presidente Emmanuel Macron

A França conhece finalmente o nome do seu novo Presidente. Após um dia de incerteza, o Presidente em exercício, Emmanuel Macron, foi reeleito com uma pontuação de 58,54% dos votos expressos, à frente da candidata do Rassemblement Nacional, Marine Le Pen, que reuniu 41,46% dos votos, após contagem completa dos votos, de acordo com o Ministério do Interior.

06/05/2022 Última atualização 08H30
Opinião

A (in)segurança alimentar

Em África, o problema da insegurança alimentar, traduzida na ideia de falta de disponibilidade e acesso aos alimentos de forma regular, segura e nutritiva, continua como uma realidade.

05/05/2022 Última atualização 10H55
Opinião

Interesses desiguais

Os interesses de minorias sobrepõe-se às das maiorias, como amiúde se comprova, tanto a nível interno, como externo e de tanto suceder chega a parecer normal esta divisão do todo em partes assimétricas.

05/05/2022 Última atualização 10H45
Opinião

Independência petrolífera

O petróleo ainda continua a ser a principal fonte geradora de energia. De origem fóssil, forma-se através da decomposição de restos de animais e vegetais que ficaram durante milhões de anos submetidos, entre outros factores, a altas temperaturas, à pressão da terra, pouca oxigenação e daí resultar na formação das chamadas jazidas de petróleo.

05/05/2022 Última atualização 10H40
Opinião

Tão perto e tão distantes

Apareceu recomendado, muito tímido, o jovem estucador, fiquei mirando o seu trabalho cuidadoso, parecia um escultor, quase não falava, eu é que lhe puxava conversa sobre a vida, pesada, só de biscatos, a companheira de limpeza numa casa da cidade, cuidadosos, ainda não ganhavam para terem filhos, raro, muito raro, este pensamento entre os despossuídos.Apareceu recomendado, muito tímido, o jovem estucador, fiquei mirando o seu trabalho cuidadoso, parecia um escultor, quase não falava, eu é que lhe puxava conversa sobre a vida, pesada, só de biscatos, a companheira de limpeza numa casa da cidade, cuidadosos, ainda não ganhavam para terem filhos, raro, muito raro, este pensamento entre os despossuídos.

04/05/2022 Última atualização 07H20
Opinião

A confraria dos espertos

Abrimos a porta e deparamo-nos com um recinto hermético. Em vez de encontrarmos uma floresta de letras encantadas descobrimos uma realidade paralela: ela tem um campo de armadilhas reais, uns órfãos a deambularem num deserto de ideias, um feixe de preceitos sagrados, umas matrioscas com fantoches e, também, alguns fantasmas que, mesmo estando ausentes, agem como se fossem guardiães das imperfeições convenientes.