A França conhece finalmente o nome do seu novo Presidente. Após um dia de incerteza, o Presidente em exercício, Emmanuel Macron, foi reeleito com uma pontuação de 58,54% dos votos expressos, à frente da candidata do Rassemblement Nacional, Marine Le Pen, que reuniu 41,46% dos votos, após contagem completa dos votos, de acordo com o Ministério do Interior.
O petróleo ainda continua a ser a principal fonte geradora de energia. De origem fóssil, forma-se através da decomposição de restos de animais e vegetais que ficaram durante milhões de anos submetidos, entre outros factores, a altas temperaturas, à pressão da terra, pouca oxigenação e daí resultar na formação das chamadas jazidas de petróleo.
Apareceu recomendado, muito tímido, o jovem estucador, fiquei mirando o seu trabalho cuidadoso, parecia um escultor, quase não falava, eu é que lhe puxava conversa sobre a vida, pesada, só de biscatos, a companheira de limpeza numa casa da cidade, cuidadosos, ainda não ganhavam para terem filhos, raro, muito raro, este pensamento entre os despossuídos.Apareceu recomendado, muito tímido, o jovem estucador, fiquei mirando o seu trabalho cuidadoso, parecia um escultor, quase não falava, eu é que lhe puxava conversa sobre a vida, pesada, só de biscatos, a companheira de limpeza numa casa da cidade, cuidadosos, ainda não ganhavam para terem filhos, raro, muito raro, este pensamento entre os despossuídos.
Abrimos a porta e deparamo-nos com um recinto hermético. Em vez de encontrarmos uma floresta de letras encantadas descobrimos uma realidade paralela: ela tem um campo de armadilhas reais, uns órfãos a deambularem num deserto de ideias, um feixe de preceitos sagrados, umas matrioscas com fantoches e, também, alguns fantasmas que, mesmo estando ausentes, agem como se fossem guardiães das imperfeições convenientes.
"O meu apreço vai hoje para os jornalistas e outros profissionais, que fazem da liberdade de imprensa um instrumento poderoso para o fortalecimento da Democracia e a promoção da paz social e desenvolvimento", palavras encorajadoras escritas pelo Presidente da República, João Lourenço, na sua página do Facebook, por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
Em momentos como o presente, em que os homens parecem dispostos a soltar todos os seus demónios internos, caminhando alegremente rumo à sua autodestruição, o que pode a poesia – essa manifestação artística primordial e essencial, como a música – fazer?
Com a realização das quintas eleições regulares, há na sociedade novos comportamentos e sensibilidades na relação com os partidos políticos. Aos poucos, diferentes actores da vida pública vão ganhando consciência de que os anos eleitorais propiciam um ambiente de maior pressão sobre os partidos políticos para que incluam as suas reivindicações e adoptem as lutas das suas classes profissionais ou associações.