Opinião

06/05/2022 Última atualização 08H40
Opinião

França: os desafios da França após a reeleição do Presidente Emmanuel Macron

A França conhece finalmente o nome do seu novo Presidente. Após um dia de incerteza, o Presidente em exercício, Emmanuel Macron, foi reeleito com uma pontuação de 58,54% dos votos expressos, à frente da candidata do Rassemblement Nacional, Marine Le Pen, que reuniu 41,46% dos votos, após contagem completa dos votos, de acordo com o Ministério do Interior.

06/05/2022 Última atualização 08H30
Opinião

A (in)segurança alimentar

Em África, o problema da insegurança alimentar, traduzida na ideia de falta de disponibilidade e acesso aos alimentos de forma regular, segura e nutritiva, continua como uma realidade.

05/05/2022 Última atualização 10H55
Opinião

Interesses desiguais

Os interesses de minorias sobrepõe-se às das maiorias, como amiúde se comprova, tanto a nível interno, como externo e de tanto suceder chega a parecer normal esta divisão do todo em partes assimétricas.

05/05/2022 Última atualização 10H45
Opinião

Independência petrolífera

O petróleo ainda continua a ser a principal fonte geradora de energia. De origem fóssil, forma-se através da decomposição de restos de animais e vegetais que ficaram durante milhões de anos submetidos, entre outros factores, a altas temperaturas, à pressão da terra, pouca oxigenação e daí resultar na formação das chamadas jazidas de petróleo.

05/05/2022 Última atualização 10H40
Opinião

Tão perto e tão distantes

Apareceu recomendado, muito tímido, o jovem estucador, fiquei mirando o seu trabalho cuidadoso, parecia um escultor, quase não falava, eu é que lhe puxava conversa sobre a vida, pesada, só de biscatos, a companheira de limpeza numa casa da cidade, cuidadosos, ainda não ganhavam para terem filhos, raro, muito raro, este pensamento entre os despossuídos.Apareceu recomendado, muito tímido, o jovem estucador, fiquei mirando o seu trabalho cuidadoso, parecia um escultor, quase não falava, eu é que lhe puxava conversa sobre a vida, pesada, só de biscatos, a companheira de limpeza numa casa da cidade, cuidadosos, ainda não ganhavam para terem filhos, raro, muito raro, este pensamento entre os despossuídos.

04/05/2022 Última atualização 07H20
Opinião

A confraria dos espertos

Abrimos a porta e deparamo-nos com um recinto hermético. Em vez de encontrarmos uma floresta de letras encantadas descobrimos uma realidade paralela: ela tem um campo de armadilhas reais, uns órfãos a deambularem num deserto de ideias, um feixe de preceitos sagrados, umas matrioscas com fantoches e, também, alguns fantasmas que, mesmo estando ausentes, agem como se fossem guardiães das imperfeições convenientes.

04/05/2022 Última atualização 07H15
Opinião

Liberdade de Imprensa um processo em construção

"O meu apreço vai hoje para os jornalistas e outros profissionais, que fazem da liberdade de imprensa um instrumento poderoso para o fortalecimento da Democracia e a promoção da paz social e desenvolvimento", palavras encorajadoras escritas pelo Presidente da República, João Lourenço, na sua página do Facebook, por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

04/05/2022 Última atualização 07H15
Opinião

E, contudo, a poesia insiste...

Em momentos como o presente, em que os homens parecem dispostos a soltar todos os seus demónios internos, caminhando alegremente rumo à sua autodestruição, o que pode a poesia – essa manifestação artística primordial e essencial, como a música – fazer?

03/05/2022 Última atualização 07H55
Opinião

Acesso aos bairros

A nova realidade que numerosos bairros apresentam, com obras de melhoria dos acessos em andamento, representa um esforço significativo da parte das instituições do Estado para ver modificada a paisagem urbanística de vários bairros.

02/05/2022 Última atualização 07H50
Opinião

A capacidade cívica, política e eleitoral em ano de eleições

Com a realização das quintas eleições regulares, há na sociedade novos comportamentos e sensibilidades na relação com os partidos políticos. Aos poucos, diferentes actores da vida pública vão ganhando consciência de que os anos eleitorais propiciam um ambiente de maior pressão sobre os partidos políticos para que incluam as suas reivindicações e adoptem as lutas das suas classes profissionais ou associações.

02/05/2022 Última atualização 07H50
Opinião

“Em democracia não há heróis, há o Povo”

Nas últimas semanas, dediquei uma atenção especial às eleições em França, onde o Presidente Emanuel Macron surpreendeu a todos e acabou por ser reeleito, na reedição da segunda volta das eleições passadas de 2017.

02/05/2022 Última atualização 07H45
Opinião

Está lançada a sorte

As legiões partidárias estão lançadas ao terreno, as decisões estão tomadas, a pré-campanha está ao rubro e esperamos todos, de facto, que a evolução de todo este processo tenha como vencedor o povo angolano.