Opinião

19/09/2022 Última atualização 07H10
Opinião

A busca de um entendimento que sirva a todos

Na sua feliz intervenção, na cerimónia de investidura do Presidente da República, a juíza conselheira presidente do Tribunal Constitucional (TC), Laurinda Cardoso lembrou ao Chefe de Estado e a todos os actores políticos que as eleições não são “um cheque em branco para os vencedores”.

19/09/2022 Última atualização 07H10
Opinião

O angolano é o entrave ou o factor decisivo?

Um dos pilares fundamentais para o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável, ao contrário do que muitos possam pensar ao colocar destaque na dimensão do território e até nos recursos minerais, é a população.

19/09/2022 Última atualização 07H05
Opinião

As construções anárquicas

Segundo informações publicadas no Jornal de Angola, o número de construções anárquicas está a aumentar na cidade de Ndalatando, no Cuanza-Norte, uma realidade que espelha não só o crescimento demográfico, mas também alguma desorganização em termos de ordenamento do território e planeamento urbanístico.

18/09/2022 Última atualização 09H08
Opinião

Histórias ao adormecer

Faltava pouco para a meia-noite. Eu ia tranquilamente para casa, a pé, ansioso por adormecer, dois dias depois do acto eleitoral.

18/09/2022 Última atualização 09H07
Opinião

Um xixi que me atrasou seis anos

Corria o ano de 1978, “Ano da Agricultura” nas denominações daquela época. Todos os anos, a minha mãe visitava os seus irmãos em Luanda: Ferreira Ganga que cuidava de Alberto Canhanga, levando, sempre, um galo grande para presentear o irmão kasule que “passou de ano” (acadêmico).

18/09/2022 Última atualização 09H05
Opinião

“Ciência sem consciência é a ruína do corpo e da alma”

Ouvi falar de Joseph Ki-Zerbo há muito tempo. Na altura, Rolando João Luís, estudante de História no ISCED de Luanda, não se cansava de mencionar o nome deste grande pensador, historiador, filósofo, sempre que o assunto fosse história de África, quer antiga quer contemporânea.

18/09/2022 Última atualização 09H03
Opinião

Assassinato da morte

Do fundo do pântano que há em mim, quis sinceramente bendizer o mundo, as pessoas à volta de mim, mas vontades alheias à minha me forçaram a minimizar, a encarar de ânimo malnutrido o mal-estar-abutre que se alojou em mim debicando lentamente a minha estrutura ainda humana.

18/09/2022 Última atualização 09H02
Opinião

Viagem pela minha terra (II)

Em Maio de 1991, Angola alcançava a paz, depois da proclamação da independência, em Novembro de 75. Para trás, ficavam dezasseis anos de mortes, destruição e sofrimento.

18/09/2022 Última atualização 09H00
Opinião

A fruta do pecado

Manhã de sexta-feira. A primeira do mês em que tomaram posse o Presidente da República reeleito para mais um mandato de cinco anos e a primeira mulher a assumir o cargo de Vice-Presidente da República de Angola. É obra! Não há dúvidas que o país tem mulheres competentes e capazes de levar a Angola de todos nós a bom porto.

18/09/2022 Última atualização 08H00
Opinião

Sair do sonho...

Foram semanas interessantes e vividas com muitas expectativas à volta do campo político. As campanhas e os actos de massas das formações políticas, os discursos dos candidatos a Presidente da República e toda aquela multidão envolvida e que ajudou a fazer a “festa da democracia”, evidenciando as cores partidárias, tudo isto foi marcante.

18/09/2022 Última atualização 08H00
Opinião

Influencers

Não sei qual terá sido o primeiro anúncio da história, mas foi certamente no século XX que a publicidade se tornou uma constante nas nossas vidas.

18/09/2022 Última atualização 08H00
Opinião

Filosofia e poesia na visão popular

Lembro-me, quando era estudante, de ter conversado com um dos meus professores de Filosofia na Faculdade de Direito, ele havia apercebido de que eu tinha ligações com a poesia e que tinha publicado já um livro.