Opinião

16/07/2024 Última atualização 10H54
Opinião

Estratégias de internacionalização das empresas angolanas (Conclusão)

A exportação pode ser directa ou indirecta. É directa quando é realizada pela empresa exportadora por meio de um intermediário localizado fora do país de origem, criando sua própria estrutura interna para exportação, por meio de distribuidores, agentes, representantes, filiais de vendas ou mesmo exportações realizadas directamente ao consumidor final.

16/07/2024 Última atualização 10H51
Opinião

Inclusão Social e Sustentabilidade

Tem sido cada mais evidente que as questões socias, assim como a responsabilidade das empresas nas sociedades têm um papel que vai muito além de criar empregos e gerar riqueza, pois devemos pensar no empresário como um agente de transformação social.

16/07/2024 Última atualização 10H50
Opinião

Resolução do conflito no Leste da República Democrática do Congo

O Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA) discutiu, segunda-feira, o papel da mediação e da reconciliação na resolução do conflito no Leste da República Democrática do Congo (RDC), com foco nos Processos de Nairobi e de Luanda — iniciativas regionais de paz sob os auspícios da Comunidade da África Oriental (EAC) e da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), respectivamente.

15/07/2024 Última atualização 08H54
Opinião

Princípios Éticos e Deontológicos necessários nos serviços de Saúde

Os serviços de saúde em toda e qualquer parte do mundo desempenham um papel vital, que consiste em desenvolver tarefas inerentes ao compromisso de cuidar e proteger a saúde e o bem vida do homem, assim como de outros seres vivos por intermédio do poder da ciência.

15/07/2024 Última atualização 08H52
Opinião

A difícil construção da democracia interna nos partidos políticos

Apesar das diferentes alterações políticas que ocorreram nos principais partidos angolanos, a democracia interna continua a ser um processo de difícil construção tanto na UNITA, como no MPLA.

15/07/2024 Última atualização 08H51
Opinião

Consumo de energia sem o pagamento regular

"No âmbito do projecto de electrificação, foram electrificadas todas as sedes municipais, algumas comunas e mais de 54 aldeias em toda a província do Zaire. Devo informar que não existe sede municipal com deficiência no normal fornecimento de energia eléctrica”, são palavras proferidas, há dias, por Ndongo João, director provincial da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade(ENDE), em entrevista ao Jornal de Angola.

14/07/2024 Última atualização 12H55
Opinião

Maria cândida: “Quem não escuta cuidado escuta coitado”

Sempre que pensa na esposa, Daniel recorda-se do trecho bíblico “Não seja teimoso como um cavalo ou uma mula que não tem entendimento, eles precisam de rédeas e freio para andarem pelo caminho certo”. De facto, o rei Davi sabia das coisas.

14/07/2024 Última atualização 12H49
Opinião

Alembamento “efeminado”

O alembamento, a que se juntam correntes religiosas e o conservatório civil, são formas de união entre dois entes que fazem juras de amor e, em consequência, se dispõem à multiplicação da espécie.

14/07/2024 Última atualização 12H28
Opinião

A sombra do que já foi uma majestosa sala de espectáculos

Os melhores e maiores cinemas de Luanda eram todos diferentes um dos outros, não havendo comparação entre eles, cada um tinha um estilo muito próprio, sendo todos muito bonitos.

14/07/2024 Última atualização 12H19
Opinião

Bairro de um considerável prestígio político e social

“Bairro fino e dos ricos”, era assim designado o Alvalade, ainda no tempo colonial. O nome Alvalade deriva da palavra árabe Al-balãt, que significa “pavimento de pedra” ou “calçada”.

14/07/2024 Última atualização 12H15
Opinião

Histórias filosóficas e filosofias da Rússia contemporânea -VII

Nas décadas de 50 e 60, a chamada escola filosófica e geração dos anos “sessenta”, de que faz parte a filósofa russa, Nelly V. Motroshilova (1934 – 2021), era uma comunidade de intelectuais e filósofos também conhecida como “filhos de Arbat” ou “filhos de Jivago”. Arbat é a zona da cidade de Moscovo onde se situava o Instituto de Filosofia, Literatura e História. "Doutor Jivago” é o nome da personagem que dá título ao romance de Boris Pasternak, o escritor com o Nobel de Literatura. Seguiram-se outras gerações, especialmente aquela à qual pertence uma antiga discípula de Motroshilova. Trata-se da filósofa russa Yulia V. Sineokaya, da geração de 90, cujo perfil permite conhecer a obra realizada pelos mestres e tutores. Prestou um serviço de vulto, ao ter reunido testemunhos geracionais de cinquenta e dois filósofos russos, compreendendo um século de actividade filosófica, num livro com 1229 páginas.

14/07/2024 Última atualização 12H12
Opinião

Mel para o comércio, fel para a cultura

Na sequência da conversa sobre a cultura ser um parente pobre da economia nacional, publicada neste Jornal de Angola do dia 30. 7.2024, continuei em pastosa conversa com um confrade, pelo que acabamos por perceber certos hiatos de comunicação que tem havido.