Opinião

23/09/2022 Última atualização 10H54
Opinião

“Abandonados pelos familiares”

O abandono de familiares nos hospitais assume, hoje, contornos graves na nossa sociedade, na medida em que a mesma envolve na maioria dos casos pessoas directamente ligadas por relações de consanguinidade.

23/09/2022 Última atualização 09H15
Opinião

Um país, mil e uma ideias e um jogo de 90 minutos

A V Legislatura já está em andamento. O Presidente da República eleito foi investido e o Executivo está em funções. Os deputados tomaram posse e o público teve notícia do primeiro sinal de refrega política que esta legislatura promete ser.

23/09/2022 Última atualização 09H00
Opinião

A lógica da agricultura familiar em Angola

Desde a independência de Angola, ou melhor, muito antes dela, a terra foi sempre propriedade dos cidadãos, não fosse a Lei n.º 9/04 de 9 de Novembro de Lei de Terras para mudar o facto, não querendo entrar no mérito político ou económico-social das motivações que estiveram na base da criação da Lei supra referida a advoga no seu artigo5.º que “A terra constitui propriedade originária do Estado, integrado no seu domínio privado ou no seu domínio público”, não obstante o que respalda o art.º4 al. e) da mesma Lei.

22/09/2022 Última atualização 06H10
Opinião

O renascer da esperança para Luanda

O ex-ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, é o novo governador da província de Luanda, em substituição de Ana de Carvalho, que chefia um novo departamento do Executivo: o Ministério do Ambiente.

22/09/2022 Última atualização 06H05
Opinião

O mundo não tem avesso

Durante cerca de uma semana, ficava difícil encontrar um canal de televisão em que o écran não estivesse marcado pelas exéquias fúnebres daquela que reinou durante sete décadas os destinos do Reino Unido.

22/09/2022 Última atualização 06H00
Opinião

Neto escrito e falado

O aniversário da morte de Agostinho Neto, em 17 de Setembro, despoletou uma série de iniciativas destinadas a homenageá-lo, o que provocou, também, um turbilhão de ditos e escritos, parte dos quais melhor era não terem acontecido.

21/09/2022 Última atualização 06H10
Opinião

Parabéns, cidade do Huambo!

A cidade do Huambo, capital da província homónima, completa, hoje, 110 anos desde que foi elevada à categoria de urbe, em plena era colonial, marcando, há mais de 100 anos, uma época de crescimento e afirmação, independentemente dos percalços.

21/09/2022 Última atualização 06H05
Opinião

A “ressurreição” dos velhos complexos coloniais

Quando, às vezes, somos confrontados com tentativas abertas ou veladas de as ex-potências coloniais ditarem regras às suas ex-colónias, imbuídas do velho senso paternalista, outras vezes, são os próprios políticos africanos, no poder ou na oposição, que não se coíbem de recorrer às capitais europeias em busca de ajuda para problemas que "embaraçam" os próprios europeus por se tratarem de assuntos internos dos africanos.

21/09/2022 Última atualização 06H00
Opinião

A nova cena literária angolana (1)

O que está a suceder presentemente no domínio da literatura em Angola? É o que me proponho a apresentar, de forma resumida, nesta semana e na próxima. O período a que pretendo circunscrever-me são os últimos vinte e dois anos, isto é, do ano 2000 até hoje. A nova cena literária angolana, portanto, corresponde, em termos temporais, à literatura do século 21.

20/09/2022 Última atualização 07H22
Opinião

A maka do lixo

Quando se trata da gestão dos resíduos sólidos, andamos ainda aquém do esperado, a julgar pela conduta das pessoas, pela dinâmica das comunidades, pela ausência de uma resposta das operadoras consentânea com a produção de lixo, bem como a falta de uma legislação actual e eficaz.

20/09/2022 Última atualização 07H20
Opinião

Um olhar clínico para o futuro

Virada que está a página do pleito eleitoral, tiradas que foram as devidas notas e ilações, importa agora projectar um olhar clínico, ao futuro que começou já no dia 15 de Setembro, com a investidura do Camarada João Lourenço, nas mais Altas funções de Presidente da República de Angola e comandante-em-chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA) e da Vice-Presidente da República.

20/09/2022 Última atualização 07H18
Opinião

Arte, política e género em Angola

É uma mudança que já se vem verificando no contexto das artes visuais e plásticas, em Angola, incluindo nas diáspora, desde há algum tempo: de modo delicado, por vezes até mesmo algo incómodo para alguns, mas, tão evidente parece-me ser a sua consistência que, apesar dos obstáculos que deve continuar a superar, tem conseguido se impôr.