Opinião

18/09/2022 Última atualização 06H50
Opinião

Críticos literários do Século XX: Nouréini Tidjani-Serpos - III

A história da crítica literária praticada em África permite hoje a realização de estudos sistemáticos, além de classificações tipológicas e reflexões teóricas.

17/09/2022 Última atualização 06H10
Opinião

Os 100 anos de Neto

Não são todos os dias que se comemoram 100 anos de vida e obra de figuras imponentes da dimensão do primeiro Presidente de Angola, Dr. António Agostinho Neto, cujas celebrações datam desde há cerca de um ano, quando o Presidente João Lourenço tinha criado, por Decreto, uma comissão para o efeito.

17/09/2022 Última atualização 06H05
Opinião

A RUPE e os seus inimigos

A corrupção em sentido lato, ao abrigo da qual recrudesceram outros males conexos como o clientelismo (cabritismo), o tráfico de influência, a concorrência desleal, a sabotagem e compadrio, é conhecida dos angolanos uma vez que estas práticas se encarregaram de inviabilizar o país que depois da guerra civil tinha tudo para iniciar uma caminhada diferente daquela que conhecemos.

17/09/2022 Última atualização 06H00
Opinião

Surpreenda-nos, senhor Presidente !

Realizaram-se já cinco pleitos eleitorais e todos foram ganhos pelo MPLA, mas, pela primeira vez ,o partido maioritário sofreu uma derrota na principal praça eleitoral do pais, motivo suficiente para repensar os seus principais programas de governação que efectivamente tenham reflexos tangíveis e materiais na vida da larga maioria da população.

16/09/2022 Última atualização 06H10
Opinião

“Um só povo, uma só nação!

O acto de investidura do Presidente da República, João Lourenço, e da Vice-Presidente da República, Esperança Maria da Costa, marca uma etapa importante da vida política e democrática de Angola. Para trás ficam todas as questões de índole política e eleitoral, felizmente resolvidas, razão pela qual se deve olhar para frente.

16/09/2022 Última atualização 06H05
Opinião

O Catálogo Nacional de Qualificações Profissionais de Angola

O Governo de Angola, através do Plano de Desenvolvimento Nacional (2018-2022), Instrumento de planeamento nacional, aprovou como medida de política de desenvolvimento dos recursos humanos o Decreto Presidencial nº. 210/22 de 23 de Julho, Diploma que estabelece o regime jurídico do Sistema Nacional de Qualificações de Angola, doravante designado por !SNQ!, e define os seus principais instrumentos, nomeadamente o Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e o Catálogo Nacional de Qualificações Profissionais (CNQP).

16/09/2022 Última atualização 06H00
Opinião

Mandato para preservar a paz a estabilidade e a democracia

Com a juíza presidente do Tribunal Constitucional a dar, ontem, o mote em relação aquilo que são as obrigações constitucionais do Presidente da República, na cerimónia de investidura de João Lourenço, para mais um mandato de cinco anos à frente dos destinos do país, cumpriu-se uma formalidade importante que marca a entrada em funções do Chefe de Estado saído das eleições de 24 de Agosto último e do seu Executivo.

15/09/2022 Última atualização 06H10
Opinião

O sucesso do Presidente

Hoje, o país assiste, pela terceira vez, a cerimónia de tomada de posse do Presidente e Vice-Presidente da República, respectivamente João Lourenço e Esperança da Costa, que serão investidos nos referidos cargos pela veneranda juíza conselheira presidente do Tribunal Constitucional, num acto público na Praça da República, aqui em Luanda.

15/09/2022 Última atualização 06H15
Opinião

Os escândalos do Ensino Privado

Quando a criança entra pela primeira vez na escola, segura o lápis e o papel, vê o quadro e giz e sente a bata ou a farda como um novo estatuto, é um momento que nunca mais esquecerá por toda a vida.

15/09/2022 Última atualização 05H15
Opinião

Certezas e incertezas

Angola começa, hoje, outro capítulo da História que carrega, antiga de muitos anos, escrita com letras de glória e sangue esquecidas por tantos que lhe ignoram passados e presentes confluídos em futuros.

14/09/2022 Última atualização 06H10
Opinião

O mistério de “Carmen Mola”

Até cerca de um ano atrás (dia 15 de Outubro de 2021), o nome Carmen Mola era um completo mistério para os leitores espanhóis e mundiais que, desde 2018, se deleitavam, garante a imprensa mainstream, com os livros assinados pela mesma.

14/09/2022 Última atualização 06H00
Opinião

Instar os menores à denúncia

"As crianças devem, também, ser educadas a não aceitar ser tocadas em partes íntimas, devendo, de imediato, informar aos progenitores caso isso aconteça. Os encarregados de educação devem também ensinar os seus filhos os números de denúncia, com destaque para o 15015, 111, ou, também, o Site: ortaldacrianca.gov.ao", disse, há dias, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC), Rosalina Domingos.