Opinião

14/07/2024 Última atualização 12H09
Opinião

Tratados enganadores

Toda a crítica é uma faca de dois gumes: mata o criticado, o artista, exalta-o, reconduzo-o à introspecção da palavra por ele escrita, o modo como joga no campo da arte rebaixa o crítico, enaltece-o, ou confunde ambos e promove-os à consideração de génios.

14/07/2024 Última atualização 12H03
Opinião

“Viva a Liberdade!”

No último domingo, 7 de Julho, Paris, a secular capital francesa, esteve linda e alegre. A alegria foi tanta que milhares saíram à rua, também em várias outras cidades gaulesas, para festejar efusivamente.

14/07/2024 Última atualização 11H59
Opinião

O último cachorro de Kimbundaria

Nasceu Luzia, nas imediações da Pedra Santa, no Musafu. Cedo mostrou ao mundo que veio bem prendada fisicamente, atributos que lhe valeram o epíteto de Kimbundaria ainda lactente.

14/07/2024 Última atualização 10H20
Opinião

Estratégias de internacionalização das empresas angolanas (I)

O presente artigo incide sobre o tema estratégias de internacionalização das empresas angolanas: competências na exportação e o enquadramento no Direito Fiscal e Aduaneiro.

14/07/2024 Última atualização 10H18
Opinião

A urgente necessidade de combater a vandalização de bens públicos em Angola

A proposta de lei apresentada pelo Governo de Angola ao Parlamento, que tenciona penalizar severamente a vandalização de bens e serviços públicos, surge num momento crítico para o país.

13/07/2024 Última atualização 16H05
Opinião

Diplomacia Militar: Uma ferramenta estratégica para Angola no cenário africano

A evolução dos estudos em Relações Internacionais deu origem a novos conceitos e permitiu particularizar ou especificar a actuação da diplomacia em determinados campos de acção de um Estado fora das suas fronteiras.

13/07/2024 Última atualização 16H05
Opinião

Homenagem à enfermeira Alcirene Carmelita Humba

A notícia do falecimento de Alcirene Carmelita Humba, jovem enfermeira nascida em 1993 no Huambo, abateu-me profundamente na manhã de quinta-feira. Tive a honra de conhecer Alcirene por volta de 2017, quando exercia a sua nobre profissão no Centro Médico Aldeia Camela Amões — um projecto idealizado e mantido pelo saudoso Segunda Amões.

13/07/2024 Última atualização 16H00
Opinião

Angola no Comité Ad-hoc para o Sudão

O conflito armado na República do Sudão, há um ano e três meses, envolvendo o Exército governamental e as milícias para militares, denominadas “Forças de Apoio Rápido”, ganha contornos de uma verdadeira destruição do país. A julgar pela avaliação das Nações Unidas, a violência parece não ter fim à vista e o país vive uma catástrofe humanitária sem precedentes, na medida em que a guerra civil já fez mais de 8,5 milhões de deslocados e cerca de 18 milhões de pessoas estão a passar fome.

12/07/2024 Última atualização 11H25
Opinião

Desenvolvimento e resiliência da economia angolana

Nós aproveitaremos as oportunidades de desenvolvimento e reforçaremos a resiliência da economia angolana.

12/07/2024 Última atualização 11H25
Opinião

Cimeira da NATO lança apelo à nova corrida aos armamentos

Terminou ontem em Washington a cimeira de dois dias, destinada a celebrar oficialmente os 75 anos da Aliança Atlântica - a NATO ou OTAN -, mas que, no fundo, não foi apenas mais um encontro, ao mais alto nível, da organização que foi fundada a 4 de Abril de 1949 no rescaldo da Segunda Guerra Mundial.

12/07/2024 Última atualização 11H25
Opinião

As potencialidades agrícolas expostas em feira

As feiras são importantes barómetros da produção de bens, sobretudo agrícolas, razão pela qual se impõem como plataformas de apresentação do que a “localidade feirante” tem em termos de potencialidades e oportunidades. A realização de feiras de produção nacional é, sempre, bem-vinda como espécie de cartão de visita sobre as potencialidades, capacidade produtiva e oportunidade de negócio, parceria, erradicação de desemprego, criação de riqueza, entre outros fins.

11/07/2024 Última atualização 09H09
Opinião

O meu elefante dos sonhos

Naquele tempo eu arranjava vivendas e o Saidy Mingas tratava dos carros Mercedes que os colonos tinham deixado e alojávamos e entregávamos aos embaixadores recém-chegados como o do Vietname.