Opinião

26/06/2021 Última atualização 07H00
Opinião

Estamos de parabéns!

A Edições Novembro, empresa que detém, entre outros títulos, o Jornal de Angola, faz hoje 45 anos. A pandemia e a crise económica dela decorrente, que marcam o momento, não impediram a concretização das metas estabelecidas pelo Conselho de Administração para esta data: a reactivação das publicações suspensas e a criação de novos títulos regionais.

25/06/2021 Última atualização 09H40
Opinião

Autogolos propositados

Angola, apesar das fragilidades por causas diversas, continua a “fazer das tripas coração” e lutar contra duas das principais doenças que a assolam, a primeira, recente, e a outra, antiga, ambas mortais.

25/06/2021 Última atualização 06H20
Opinião

Um alerta para o futuro

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, voltou a apelar, desta vez em sede de Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova Iorque, a um esforço redobrado para combater o ressurgimento de novos focos de terrorismo na República Centro Africana (RCA), num momento em que ataques jihadistas foram registados no Tchad e Cabo Delgado, no Norte de Moçambique, quase tomado por extremistas islâmicos, ameaçando a paz e a segurança em toda a África Austral, uma região considerada, até bem pouco tempo, mais estável do continente.

25/06/2021 Última atualização 06H00
Opinião

Empresariado local

Alguns anos atrás, no interior, fui a uma aldeia onde me disseram que deveria encontrar-me com um jovem local que tinha construído uma mini barragem que lhe dava energia.

25/06/2021 Última atualização 06H05
Opinião

Cabo Delgado e reflexões sobre segurança e defesa

Dois eventos realizados na quarta-feira chamaram a nossa atenção para a questão da segurança e combate a situações de instabilidade no continente africano, em particular na África Central e Austral, regiões em que Angola está inserida.

24/06/2021 Última atualização 06H00
Opinião

Fases da angolofobia

A angolofobia, muitas vezes (mal) disfarçada, embora antiga, que se avolumou logo aos primeiros sinais da queda do regime colonial, reacendeu-se, agora, designadamente em Portugal, com manifestações, inclusive de auto-apregoados defensores de Angola.

24/06/2021 Última atualização 06H00
Opinião

Ovo podre não é pinto

A semana passada, depois de acabar um romance, dei férias e vi muito televisão mudando de canal para canal e cada vez mais encontrando coincidência com a política e os filmes de violência que assaltam a noite com aquela luzinha vermelha no canto superior do écran a convidar o que é proibido.

24/06/2021 Última atualização 06H00
Opinião

A crise e o financiamento da economia

Nos tempos de crise que vivemos e que afectou empresas no nosso país, estando muitas delas paralisadas, por falta de liquidez para fazer face a despesas diversas, o acesso rápido ao crédito bancário constitui uma das vias para que a produção seja reactivada.

23/06/2021 Última atualização 06H00
Opinião

Enquanto isso, na América Latina – 3

As mudanças progressistas, no sentido amplo e não isento de controvérsias, que estão a acontecer na América Latina nos últimos dois anos não devem ser motivo de ufanismo pelos que se identificam com esse campo político.

23/06/2021 Última atualização 06H00
Opinião

Vertentes da formação

Só a partir do início do século XX, a temática “formação de professores” começou a despertar algum interesse à investigação, após algumas reflexões de professores aparecerem dispersas em revistas ligadas à escola, em actas de congressos, em um ou outro opúsculo e artigos de jornal.

23/06/2021 Última atualização 06H00
Opinião

Uma revisão da Constituição sem votos contra

A Constituição é a nossa lei fundamental e uma revisão desse importante instrumento jurídico, mesmo pontual, tinha de suscitar o interesse da sociedade, em particular dos actores políticos.

22/06/2021 Última atualização 05H55
Opinião

A reabilitação de estradas e a economia

Sabe-se que um dos grandes problemas que faz com que muitas actividades produtivas não avancem ou fiquem paralisadas é a inexistência de estradas em condições de poderem garantir a mobilidade de pessoas e bens.