Opinião

26/09/2021 Última atualização 09H10
Opinião

Flagrantes do quotidiano

Estamos na expectativa dos resultados da Assembleia Geral das Nações Unidas, dos ganhos ou perdas (talvez ambas situações), da nossa presença na mais importante reunião política mundial.

26/09/2021 Última atualização 09H09
Opinião

O machismo como critério

Por saber está o que fizeram, de tão grave, as mulheres, as nossas, as angolanas, para merecer a raiva e a agressividade de homens.

25/09/2021 Última atualização 05H55
Opinião

A criminalidade violenta

A criminalidade violenta, atendendo aos últimos desenvolvimentos, começa a ganhar contornos que tendem a aumentar o sentimento de insegurança, quer nas zonas urbanas, quer nas zonas peri-urbanas.

25/09/2021 Última atualização 05H00
Opinião

O sucesso do IVA e a necessidade de alargamento do Programa Kwenda

A reforma fiscal em curso no país desde 2010 com a criação do Projecto Executivo para a Reforma Tributária por via do Decreto n.º 155/10, de 28 de Julho e que deverá ser concluída tão logo se aprove e entrem em vigor os Códigos dos Impostos sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas e das Pessoas Singulares, bem como do Regime da Facturação Electrónica vem sendo objecto de inúmeras e acaloradas discussões e reflexões públicas, na medida em que o sector privado e vem queixando de uma espécie de asfixia, tendo em conta que com a mesma as despesas fiscais dos agentes económicos em apreço passaram a ser mais elevadas do que antes.

25/09/2021 Última atualização 05H05
Opinião

A cooperação China-África cheia de energia mesmo durante a Covid-19

A China e a África têm uma amizade profunda, em que compartilham o mesmo destino. Sendo o maior país em desenvolvimento, a China tem o dever sagrado em atribuir alta importância e apoiar a África. Essas são as palavras da China, e o mais importante, verdadeiras acções dela.

24/09/2021 Última atualização 05H05
Opinião

Assaltos e causas

A insegurança pública em Luanda, problema que não é de hoje, tem vindo a aumentar, com assaltos constantes, inclusivamente durante o dia, a par do à-vontade de quem a provoca e dos que a deviam impedir.

24/09/2021 Última atualização 05H05
Opinião

O discurso do Presidente

A solidariedade internacional e o engajamento de todos os Estados pode ser a saída não apenas para se garantir maior cobertura de vacinação contra a Covid-19, mas também evitar o agudizar de desigualdades que impactam nas economias, sobretudo dos países de médio e baixo rendimento.

24/09/2021 Última atualização 05H00
Opinião

A ONU e os rumos da política mundial

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que decorre em Nova Iorque (Estados Unidos), este ano na sua 76ª edição, é justamente considerada como sendo o maior palco da diplomacia internacional por nela desfilar a maior parte dos Chefes de Estado e de Governo do mundo ou seus representantes.

24/09/2021 Última atualização 05H00
Opinião

Estratégia africana

Os chineses são mestres em estratégias. Eles já têm uma estratégia para África a Sul do Sahara para os próximos 50 anos. Aqui em Lusaka, em frente à nossa casa, hoje vi um camião de trabalhadores, supervisionado por um chinês, a instalarem linhas de fibra óptica.

23/09/2021 Última atualização 05H15
Opinião

“Ignóbeis do Cazenga”

O resgate, recente, no Cazenga, Luanda, de nove escravas sexuais, na sequência de uma investigação do SIC, é mais um alerta sobre os perigos do “crime organizado” que agrupa vários delitos e ignora fronteiras.

23/09/2021 Última atualização 05H10
Opinião

Registo eleitoral oficioso

Angola inicia, hoje, uma das fases mais importantes da preparação das eleições gerais previstas para o próximo ano: o registo eleitoral oficioso de cidadãos maiores de 18 anos, processo que deverá estender-se até Março do próximo ano.

23/09/2021 Última atualização 05H15
Opinião

Posteridade e perpetuidade

Há pessoas que, ainda em vida, já conseguiram a posteridade, artistas que produziram uma obra musical ou literária que é ouvida e cantarolada ou lida por multidões, na música, por vezes, sem entenderem a língua, na minha adolescência ouvia músicas em inglês e cantava sem perceber quase nada da letra, mas havia qualquer coisa de empático que me levava a deixar-me embalar, músicas que ainda hoje, cantarolo de quando em quando.