Opinião

09/10/2021 Última atualização 06H00
Opinião

Ataques aos comboios

Os actos reportados pela empresa Caminhos-de-Ferro de Luanda (CFL) sobre a vandalização das carruagens que fazem o trajecto Bungo-Musseque-Viana e vice-versa são de uma gravidade sem precedentes da história das locomotivas.

08/10/2021 Última atualização 07H00
Opinião

Digamos sim à Divisão Político-Administrativa

O Executivo organizou, de Agosto a Setembro, um processo de auscultação pública de um mês sobre a nova Divisão Político-Administrativa das províncias do Moxico, Cuando Cubango, Lunda-Norte, Malanje e Uíge, projecto que tem como principais objectivos uma melhor implantação do Estado nesses territórios e promover neles o desenvolvimento económico e social, de modo a esbater as assimetrias que existem nesse domínio.

08/10/2021 Última atualização 06H25
Opinião

Elites que viajam e aprendem

Estou a escrever este artigo num condomínio aqui em Lusaka, capital da Zâmbia, muito igual aos condomínios nos Estados Unidos. As casas aqui têm quintais com relva, bem verdes, cercados por plantas. Algumas casas têm piscina.

08/10/2021 Última atualização 05H20
Opinião

A vacina anti-palúdica

Chama-se RTS, S / AS01, a designação oficial da primeira vacina contra a malária, recentemente anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desenvolvida em trinta anos e recentemente testada com sucesso em mais de 800 crianças, de três países africanos.

07/10/2021 Última atualização 06H25
Opinião

Bolo com velas e parabéns a você

O sacerdote Joseph Mohr (1792-1848) ficou atrapalhado com a avaria do órgão da Igreja de S. Nicolau num vilarejo de Oberndorf na Áustria.

07/10/2021 Última atualização 06H20
Opinião

Combate à ilegalidade no Ensino Superior

O ano académico 2021/2022 no Subsistema do Ensino Superior foi aberto, oficialmente, na terça-feira, na cidade do Cuito, província do Bié, num acto presidido pelo Presidente da República, João Lourenço. À margem do acto, foi inaugurado, naquela localidade, mais uma instituição de ensino superior, a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), com licenciaturas disponíveis nas áreas de Engenharias, Ciências Sociais e Saúde.

07/10/2021 Última atualização 05H30
Opinião

Desamarrar o amanhã

Os jovens são o futuro de qualquer país e o nosso não é ex-cepção, como comprova a nossa História recente, até pela chamada feita pela consciência para a importância da luta de libertação nacional.

06/10/2021 Última atualização 06H55
Opinião

Porquê que a CPLP não anda?

A Comunidade de Língua Portuguesa continua com dificuldades em sair do papel. A maka é que ela sofre de um pecado original que precisa de ser superado por todos: a mesma não começou por ser pensada como uma comunidade de povos, mas como uma comunidade de governos.

06/10/2021 Última atualização 06H55
Opinião

Diversificar a economia com sustentabilidade ambiental

Em 1984, na sequência da realização de mais uma Assembleia-Geral da ONU, foi constituída a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, presidida pela Sr.ª Gro Harlem Brundtland, ex-Primeira-Ministra da Noruega.

06/10/2021 Última atualização 06H55
Opinião

SADC em Cabo Delgado

Os últimos desenvolvimentos militares na província moçambicana de Cabo Delgado provam, de acordo com as avaliações preliminares no terreno, que a missão da força internacional de países africanos que lá se encontra, a pedido das autoridades de Moçambique, está a surtir os efeitos previstos.

05/10/2021 Última atualização 09H20
Opinião

Os “pseudo-fantasmas” de um ex-Presidente

Todas as reacções em torno do regresso ao país do segundo Presidente da História de Angola, José Eduardo dos Santos, desde as mais sensatas, envolvendo interrogações sobre o papel político ou não que desenvolveria no país, às mais disparatadas, sobre um suposto embaraço ao partido no poder, justificam-se, na sua maioria, por uma simples e compreensível razão: nós nunca tivemos uma situação de, ao mesmo tempo, termos um Presidente em funções e um ex-Presidente vivo.

05/10/2021 Última atualização 09H20
Opinião

A hospedaria verde alface e as eleições autárquicas

Pensando em que, passados mais de dois anos, já quase ninguém se recorda de quem foi a governante que falou e bem, sobre a necessidade de se construírem piscinas públicas nos municípios, Josué transpôs a porta da hospedaria, o único edifício das imediações que tinha cinco andares, estava pintado de verde alface e tinha um quintal com o muro alto a delimitar o seu parque de estacionamento.