De Janeiro a Setembro do corrente ano, a Inspecção Geral do Trabalho, organismo integrado na estrutura do Ministério da Administração Pública Trabalho e Segurança Social, registou uma média diária de 74 infracções à legislação laboral.
A tragédia soma e segue na Faixa de Gaza, onde Israel prossegue a ofensiva por terra, ar e mar contra o Hamas. Na quarta semana de guerra, já estão contabilizadas mais de 8.500 vítimas mortais, entre as quais 3.500 crianças, números que deixam a comunidade internacional horrorizada e os países que apoiam Israel divididos, porque o apelo para o respeito pelo direito humanitário não está a ser observado.
Tive um colega na Brigada Jovem de Literatura de Angola-BJLA, que sempre evitou abordar sobre os percursores da literatura angolana. Alegava que a nossa literatura se confunde com a de portugueses que escreveram em Angola.
A proliferação das redes sociais, como decorrência da evolução tecnológica, levou, a discussão ou se preferirem o debate clubístico, outrora resumido a lares, restaurantes e outros lugares de aglomeração, para as plataformas digitais. Nos dias presentes, a rivalidade entre adeptos dos principais clubes mede-se no Facebook, Twitter, Instagram etc, etc.
Numa altura em que a taxa de desemprego é de 29,6 por cento e havendo, anualmente, cerca de 906 mil cidadãos maiores de 15 anos disponíveis para trabalhar, o Executivo aprovou, na semana passada, a Agenda Nacional para o Emprego, com vista a baixar os níveis do desemprego no país.
Quem é mais velho, daquele tempo a seguir à Dipanda, sem comer nem o pão que o diabo amassou, se recorda da guerra dos postes do Robim dos postes que mandava abater os postes condutores de energia para Luanda. Mas ele passou para o outro lado faz bué de tempo, suku! Depois os postes eram restabelecidos e os trabalhadores passavam a heróis
O Dia de Finados foi instituído inicialmente no século X, na abadia beneditina de Cluny, em França, pelo abade Odilo (ou Santo Odilon, 962-1049, como chamado entre os católicos). Odilo de Cluny sugeriu, no dia 2 de Novembro de 998, aos membros de sua abadia que, todo ano, naquele dia, dedicariam suas orações à alma daqueles que já se foram.
Acusar exclusiva e obsessivamente o Hamas de “terrorismo” é o mantra das forças hegemónicas do Ocidente Alargado, com os quais as mesmas tentam simplificar grosseiramente os atuais acontecimentos no Médio Oriente, escondendo os seus verdadeiros desígnios na região: inviabilizar o estado da Palestina e expulsar os respetivos cidadãos dos seus territórios de origem, tornando-os mais um povo errante, à semelhança de outros já existentes. As mesmas forças que, amparadas no seu poder colonial, implantaram o Estado de Israel na antiga Palestina (pois não queriam receber os judeus nos seus próprios países) e que, 75 anos passados, não conseguiram – porque não o desejam! – viabilizar o Estado da Palestina.
A organização das quartas eleições gerais na República Democrática do Congo (RDC), a ter lugar no dia 20 de Dezembro, está a ser acompanhada de um conjunto de dinâmicas que apontam para o aumento do nível de tensão política, regional e da disputa eleitoral.
A humanização, como expressão moral e ética, requer uma atitude profundamente humana sobre os valores e princípios que radicam nesta actividade profissional, circunscrita às instituições sanitárias. Deste particular, a saúde é uma experiência de bem-estar resultante do equilíbrio dinâmico, que envolve aspectos físicos e psicológicos do organismo, assim como as suas interacções com o ambiente físico-hospitalar, natural e social. A dinâmica das instituições sanitárias ou serviços de saúde, na proporção da assistência médica, remonta à segunda metade do século XX, em que já se evidenciavam diversas e profundas mutações, ao contrário do que acontecia entre os anos 20 e 50.