Opinião

17/03/2023 Última atualização 08H10
Opinião

A afirmação da mulher no teatro

A fragrância da mulher é tão extraordinária em sua envolvência. Atraiu para o seu mês, Março, a comemoração de efemérides sobre as disciplinas artísticas mais abrangentes do mundo. Para além do Dia da Mulher Angolana, assinalado a 2 deste mês, e do Dia Internacional da Mulher, comemorado a 8 do corrente, no mês de Março também se assinala o Dia Internacional da Poesia, bem como o Dia Internacional do Teatro.

17/03/2023 Última atualização 08H00
Opinião

O colapso do SVB e os receios de nova crise financeira mundial

Esta semana começou com os alarmes a soarem nos Estados Unidos e na Europa na sequência das notícias sobre a falência de um dos maiores bancos norte-americano – o Silicon Valley Bank (SVB), numa lista de 20 considerado o 16ª no ranking -, preocupação que ficou acentuada com relatos surgidos na imprensa, na quarta-feira, sobre as dificuldades de liquidez por que estaria a passar o europeu Credit Suisse.

16/03/2023 Última atualização 06H45
Opinião

Cobras e belzebus

O Mundo, como soe dizer-se, “anda às avessas”, pois uma maioria crescente de nós, os que o habitamos, por inconsciência, ignorância ou egoísmo, faz por isso, alguns deles em discursos da boca para fora.

16/03/2023 Última atualização 06H40
Opinião

Indústria espacial

Angola tem um Programa Espacial Nacional, com a missão de promover o uso pacífico do espaço cósmico e a visão de tornar o país numa referência de excelência no âmbito espacial com reconhecimento a nível mundial.

16/03/2023 Última atualização 06H45
Opinião

Manifestações de dias consagrados

Manifestações são actos realizados pelo povo de uma nação em defesa de uma causa, reivindicações políticas, crises económicas, como o caso da inclusão social. Pelos temas dos protestos há governos que não permitem admitir esse tipo de acção.

15/03/2023 Última atualização 06H25
Opinião

Sinais preocupantes ... já se vê... (1)

Desconheço o estado de ânimo dos leitores, mas, pela parte que me cabe, não estou nada otimista, pelo contrário, em relação ao futuro próximo da humanidade. O conflito na Ucrânia é apenas uma manifestação e um sintoma de algo mais grave que pode estar em gestação: a destruição da ordem mundial tal como a conhecemos, se não mesmo da própria humanidade.

15/03/2023 Última atualização 06H20
Opinião

A reaproximação entre o Irão e Arábia Saudita um verdadeiro jogo de soma zero

Há dias, a Arábia Saudita, o mais influente e mais poderoso Estado árabe sunita, e a República Islâmica do Irão, o mais poderoso Estado xiita, ambos do Médio Oriente, surpreenderam o mundo com o anúncio conjunto, que envolveu também a China, sobre a reaproximação que deverá levar, em dois meses, ao restabelecimento das relações bilaterais.

15/03/2023 Última atualização 06H00
Opinião

Um processo irreversível

“Toda grande caminhada começa com um simples passo”. Esta frase de Buda é interessante para a nossa abordagem de hoje, que tem a ver com os passos dados para a busca de uma solução para os conflitos no continente africano.

14/03/2023 Última atualização 08H50
Opinião

Desafios na captação de investimento privado

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África nos últimos anos tem se dirigido sobretudo para o sector dos recursos naturais, o que de certa forma nos permite verificar um desajuste, e uma fraca capacidade na captação de investimento directo estrangeiro para a economia não mineral, ou seja, um IDE residual em sectores como o da indústria, serviços etc, e é aqui onde reside o grande desafio.

14/03/2023 Última atualização 05H50
Opinião

Investimento japonês

As relações político-diplomáticas entre Angola e o Japão foram estabelecidas em Setembro de 1975, embora a cooperação bilateral na prática tenha começado apenas em 1988, com a ajuda de emergência japonesa, através do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

13/03/2023 Última atualização 06H10
Opinião

Concurso público como regra única de ascensão e promoção profissional

Muitos políticos e estudiosos da política são defensores de reeleições porque consideram que no primeiro mandato um Presidente enfrenta dificuldades de afirmação do seu projecto e necessita de um segundo mandato para implementar efectivamente a sua marca e as reformas com que se comprometeu.

13/03/2023 Última atualização 06H05
Opinião

Francisco, o Papa reformador

Fez hoje uma década desde que o fumo branco na chaminé da capela Sistina, no Vaticano enunciava o inicio de um novo pontificado, do Papa Francisco, nos seus 86 anos, de origem argentina e o primeiro proveniente da América Latina.