Opinião

29/09/2022 Última atualização 06H50
Opinião

Investimento no bom caminho

A previsão da consultora Fitch Solutions sobre o crescimento económico é de 3,5 por cento. Para alguns especialistas, constitui uma nota de registo importante para o país. Para estes, representa maior expansão do ciclo económico e aumento da capacidade produtiva e elevação.

28/09/2022 Última atualização 06H55
Opinião

O diálogo e a concertação

Se o diálogo e o respeito pelo Direito Internacional prevalecerem como normas ou procedimentos de cumprimento obrigatório, a maioria dos diferendos teriam sido resolvidos pacificamente.

28/09/2022 Última atualização 06H55
Opinião

Vídeo de crianças e as reacções islamofóbicas nas redes sociais

A propósito de um vídeo de crianças cobertas completamente com vestimenta preta, provavelmente meninas, a atravessarem uma rua, num dos bairros de Luanda, que gerou reacções islamofóbicas nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, vale a pena reflectir antes de entrar em pânico.

28/09/2022 Última atualização 06H55
Opinião

A nova cena literária angolana (II)

No texto de hoje, abordarei os seguintes tópicos relacionados com a nova cena literária angolana, correspondente às duas primeiras décadas do presente século.: produção (edição); distribuição, divulgação e promoção; organização dos autores.

27/09/2022 Última atualização 19H00
Opinião

Mourinho planeia nova tatuagem

José Mourinho deu uma entrevista à revista Esquire onde abordou os mais diversos assuntos, inclusive a possibilidade de vir a fazer uma nova tatuagem.

27/09/2022 Última atualização 09H39
Opinião

O problema está no câmbio

A economia mundial regista uma degradação das operações no campo das Finanças Internacionais, basta observar a instabilidade dos mercados e o pessimismo dos agentes económicos para dizer que é necessário repensar o sector financeiro mundial.

27/09/2022 Última atualização 06H35
Opinião

Dentro e fora das redes sociais

Para o cidadão comum que acede aos serviços telefónicos e de Internet é extremamente difícil, no mundo de hoje, viver à margem das redes sociais: elas são um instrumento útil.

27/09/2022 Última atualização 06H35
Opinião

Fazer Luanda melhor

A iniciativa do governador de Luanda, em proceder à audição do Conselho de Concertação Social de Viana, um ente através do qual se quer melhor articulação entre governante e governados, constitui um gesto que valha a pena encorajar.

26/09/2022 Última atualização 06H35
Opinião

Mudar, manter e melhorar

"A mudança é a única coisa permanente na vida dos seres humanos", ensina a experiência popular e, embora nem sempre estejamos preparados, a dialéctica da vida deve preparar-nos para esta incontornável realidade. Inclusive as instituições conhecem ciclos em que as mudanças são, além de tantos outros, traços característicos, mesmo nas circunstâncias em que predomina a continuidade como substrato de actuação e objectivos.

26/09/2022 Última atualização 06H35
Opinião

As contradições da UNITA “de ser e não ser” oposição

As reacções pós-eleitorais, influenciadas pela estrondosa derrota em Luanda, abordaram excessivamente o impacto no MPLA, que perdeu mais de 20 deputados e três provinciais. Criou-se a falsa ideia de que as eleições só deveriam mobilizar uma profunda análise no partido no poder.

26/09/2022 Última atualização 06H00
Opinião

Trabalhar mais e comunicar melhor – o subentendido

Ao dar posse ao novo Governo, com uma aposta muito clara na continuidade – goste-se ou não - o Presidente João Lourenço deixou o mote para aquilo que deverá ser a postura do Executivo.

25/09/2022 Última atualização 08H02
Opinião

Desfiles militares e desfiles de moda

Fazia muito tempo que não via desfiles militares. Nos últimos anos, quando vi desfiles, nem que fossem só pela televisão, eram de moda.Os militares se fazem em paradas e os de moda em passarelas: o que passa por umas ou outras se torna óbvio.