Cultura

Artistas distinguidos no “Cocktail das Artes”

Maria Hengo

Jornalista

O “Cocktail das Artes” realizado, sexta-feira, pela Universidade de Luanda, no auditório principal do Instituto Politécnico de Gestão, Logística e Transportes, na capital do país, promoveu as diferentes disciplinas artísticas ministradas na Faculdade de Artes e prestou homenagem a algumas figuras que têm contribuído para o desenvolvimento da cultura nacional.

20/01/2024  Última atualização 12H21
Homenagem a algumas figuras, Filipe Mukenga e outros. © Fotografia por: Arquivo
Os homenageados foram o músico e compositor Filipe Mukenga, o artista plástico Jorge Gumbe, a linguista e crítica de arte Agnela Barros, o director artístico da Companhia de Artes Kussanguluka, Augusto Van -Dúnem, e a designer de moda Elisabeth Santos.

 O reconhecimento foi feito pelo reitor da UniLuanda, Alfredo Gabriel Buza, que agraciou os homenageados com certificados de mérito, uma peça de escultura feita em madeira com os símbolos da UniLuanda e um bouquet de flores.

Algumas das disciplinas artísticas apresentadas pelos estudantes da Faculdade de Artes da UniLuanda foram o teatro, moda e canto lírico, que mereceram a atenção dos artistas que já têm um longo percurso.

Percurso dos Homenageados

Filipe Mukenga é  músico e compositor angolano,  nascido  a 7 de Setembro de 1949. Começou a tocar em 1964, por influência dos Beatles. Colaborou com grupos como "Os Brucutus”, "Os Indómitos”, "The Five Kings”, "The Black Stars”, "Os Rocks”, "Os Electrónicos” "Os Jovens” e "Apollo XI”. Gravou o seu primeiro álbum, "Novo Som”, em 1990, pela editora EMI-Valentim de Carvalho.

Por sua vez, Jorge Gumbe é um artista plástico angolano que nasceu em 1959. Entre 1972 e 1976, estudou artes visuais, na Escola Industrial de Luanda, em seguida partiu para Cuba, onde se graduou, em 1981, em Pintura e Desenho, na Escola Nacional de Arte de Havana.

Já Elisabeth Santos é artista nacional, designer de moda há mais de 30 anos. O sonho começou quando tinha 10 anos, enquanto ajudava a mãe e a avó, costureiras de profissão. O gosto pela criatividade foi-se desenvolvendo e hoje é muito reconhecida, ao ponto de não conseguir medir a quantidade de solicitações.

Agnela Barros é doutorada em Antropologia, Religião, Ritual e Performance, é mestre em Estudos de Teatro, licenciada em Línguas e Literaturas, é docente na Faculdade de Artes da UniLuanda e no ISCED.

Augusto Van-Dúnem é director artístico da Companhia de Artes Kussanguluka, fundada a 6 de Setembro de 1997, no bairro da Ingombota, em Luanda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura