Política

Kwenda estimula reprodução de animais no Curoca

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Jornalista

Um total de 27 agregados familiares das localidades de Tchipongo e Ndaveva, comuna de Chitado, município do Curoca, na província do Cunene, recebeu, quinta-feira, 243 caprinos, no âmbito do projecto de inclusão produtiva do programa de transferências sociais monetárias “Kwenda”.

03/02/2024  Última atualização 10H18
Programa Kwenda, no Cunene © Fotografia por: DR
Cada agregado familiar recebeu oito fêmeas e um macho, para a criação e reprodução, com o propósito de estender o fomento animal.

O chefe de departamento do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) no Cunene, Eduardo Silunda, que procedeu à entrega, aconselhou as famílias beneficiárias a cuidarem dos animais até atingirem a idade de reprodução e ajudar no melhoramento genético da espécie caprina.

Segundo o responsável, a finalidade do programa do Executivo é ajudar as famílias vulneráveis da comuna de Chitado a criarem rendimentos, com as novas matrizes e velar pelo cuidado, de modo a aumentar a reprodução.

Afirmou que os beneficiários devem cuidar dos animais, para quando procriarem entregarem a outras famílias, excepto as crias, e prosseguir com o programa de "Fomento Animal”.

O responsável do FAS no Cunene defendeu que o empenho das famílias contempladas vai criar as condições para que o projecto possa chegar àqueles que ainda não foram abrangidos, assim como comercializar mais carne no mercado.

Eduardo Silunda lembrou que a iniciativa de entrega de animais permitirá às famílias terem um fundo rotativo de inclusão.

Iniciado em 2023, o projecto de inclusão produtiva do programa de transferências sociais monetárias "Kwenda”, no Curoca, já beneficiou 88 agregados familiares dos 1.237 previstos, com a entrega de 7.128 animais.

Segundo o chefe de departamento do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), no Cunene, as famílias em situação de vulnerabilidade foram seleccio- nadas em todas as aldeias do município, onde cada uma recebeu oito a nove fêmeas e um macho para a reprodução.

O programa abrange quatro componentes, designadamente transferências sociais monetárias, inclusão produtiva, municipalização da acção social e reforço do cadastro social único.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política