Economia

Camacupa está preparada para produzir em grande escala

José Chaves | Camacupa

Jornalista

O município de Camacupa, na província do Bié, está preparado para produzir alimentos em grande escala.

16/05/2024  Última atualização 12H40
Administradora Deolinda Gonçalves (à direita com a enxada) incentivou os camponeses © Fotografia por: Edições Novembro

Segundo a administradora municipal, Deolinda Belvina Gonçalves, foram distribuídas sementes de milho, feijão, batata rena e arroz  às associações e cooperativas agrícolas para aumentar a produção.

Em  declarações ao Jornal de Angola, a responsável disse que foram entregue, também, cerca de 90 toneladas de fertilizantes às associações e cooperativas, apesar de a quantidade ser insuficiente para as necessidades dos agricultores.

O município de Camacupa tem várias potencialidades, com realce para o terreno fértil, havendo por isso necessidade de se aproveitar com a produção de cereais, numa altura em que as chuvas que se bateram nos últimos meses,  facilitaram o sistema de irrigação.

Deolinda Belvina Gonçalves informou que o feijão, soja, mandioca, arroz e milho são os produtos de maior produção em Camacupa.

"A agricultura familiar é a que mais se evidencia no município, por falta de meios de mecanização agrícola, e que os agricultores têm produzido alimentação suficiente para a população”, informou.

Distribuição de insumos

As famílias camponesas da localidade de Vinoca, comuna do Cuanza, no município de Camacupa, receberam da  administração local insumos agrícolas para elevar os níveis de produção. Os camponeses receberam da administradora municipal enxadas, catanas, limas, pulverizadores e sementes diversas. A administradora Deolinda Belvina Gonçalves  apelou aos camponeses a produzirem cada vez mais.

Por outro lado, o director municipal da Agricultura e Pescas de Camacupa, Esperançoso Satchicambi, informou que os  insumos agrícolas foram entregues no âmbito do programa de combate à fome e à pobreza, bem como  fomentar a agricultura e melhorar as condições de trabalho na campanha agrícola 2023/2024. Os camponeses, por sua vez, apelaram, também, à necessidade de recuperação das vias de acesso, para facilitar o escoamento dos produtos agrícolas da localidade para os principais centros.

Aposta na produção 

A pesca artesanal e fluvial também é praticada por alguns habitantes, que pretendem criar associações para melhor a organização da actividade e reduzir o nível de pobreza das populações.

A administradora municipal de Camacupa frisou  que a produção do mel  tem contribuído para o aumento do rendimento das famílias que se dedicam à apicultura.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia