Economia

Bolsa russa suspende transacções em euros e dólares após novas sanções

JA Online

A Bolsa de Valores de Moscovo suspendeu, esta quinta-feira, as transacções em euros e dólares, na sequência das novas sanções impostas pelos Estados Unidos, uma medida susceptível de preocupar parte da população num momento de incerteza económica.

13/06/2024  Última atualização 15H02
Bolsa russa suspende transacções em euros e dólares após novas sanções © Fotografia por: Direito Reservado

"Devido à introdução de medidas restritivas pelos Estados Unidos contra o Moscow Exchange Group, as transacções em divisas e a liquidação de instrumentos em dólares e euros serão suspensas", anunciou o banco central da Rússia num comunicado emitido na quarta-feira à noite.

De acordo a Lusa, esta decisão diz apenas respeito à Bolsa de Moscovo , os russos poderão continuar a efectuar transacções em dólares e euros nos bancos do país, mas poderá conduzir a uma maior volatilidade das taxas de câmbio.

Depois de terem sofrido os efeitos de várias desvalorizações desde a queda da União Soviética, muitos russos preferem poupar em divisas ocidentais e vender rublos em períodos de crise económica.

Durante a era soviética, o mercado negro da moeda floresceu, com preços muito distantes da taxa de câmbio oficial estabelecida pelo Estado.

Muitas empresas e bancos russos já reduziram a sua dependência das moedas ocidentais nos últimos dois anos, com o yuan chinês a representar agora a maioria das transacções em moeda estrangeira na bolsa de Moscovo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia