Economia

Empresas mostram o “boom” da nova era digital em Angola

Isaque Lourenço*

Drones, Robótica e Inteligência Artificial são três elementos que o Fórum Angotic/2024 reserva, para as exibições tecnológicas, de hoje até sábado, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, iniciativa de criadores nacionais e estrangeiros.

13/06/2024  Última atualização 09H57
Mais de 100 startups e outras empresas expositoras presentes no Angola ICT Fórum/2024 © Fotografia por: Arsénio Bravo | Edições Novembro

O "Angola ICT Fórum 2024” – ANGOTIC – é uma iniciativa do Governo de Angola, organizado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS).

De acordo com o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto Oliveira, disse, terça-feira, no termo de uma visita ao local, que a 4ª edição do Angotic/2024 vai ser um "fórum grande, grande em termos de dimensão, grande em termos de importância e grande em termos de conteúdos”.

Mário Oliveira disse ser ainda objectivo do evento a reunião de especialistas nacionais e estrangeiros, para um intercâmbio entre o que se faz lá fora e o que está disponível internamente.

Com isso, pretende-se aumentar a literacia digital da juventude, desenvolver o país, prover soluções para a economia e apoiar o empreendedorismo.

Para o ministro, o Angotic deve também mostrar a evolução e resiliência da juventude angolana, sobretudo o que está a ser feito no ramo das Tecnologias.

Organização O lema deste ano é "Digitalizar, Conectar e Inovar”.

À imprensa, o porta-voz da organização, João Demba, garante tudo em prontidão.

São, ao menos, 125 startups (negócios baseados em tecnologias e sem a convenção e estrutura das empresas tradicionais) e mais outras 70 empresas.

De acordo com o porta-voz do evento e director nacional para a Comunicação Institucional, João Demba, nesta edição participam gigantes de tecnológias mundiais, casos da Amazon, Google e Facebook. Também estão presentes comitivas ministeriais da Nigéria, Zâmbia e Namíbia.

Programa

O programa do Angotic - Angola ICT Fórum 2024 reserva para a sessão solene de abertura as intervenções do ministro da Ciência e Tecnologia da Zâmbia, Félix mutati, e da ministra das Tecnologias de Informação e Comunicação da Namíbia, Emma Theofelus.

Segue-se uma Masterclass sobre "Segurança na Nova Era da Inteligência Artificial”, na sala principal do CCTA, com Dizandu Norton, ele que é gestor de Contas Estratégicas da Microsoft, e João Manuel de Azevedo Leão, docente universitário.

Ao longo desse primeiro dia de evento, que abre pelas 9h, está previsto a realização de dezasste diferentes sessões, com vários temas. O encerramento das apresentações do dia vai até 17 horas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia