Desporto

Petro de Luanda reencontra Monastir da Tunísia na BAL

Juscelino da Silva

Jornalista

Dois anos depois, o Petro de Luanda reencontra, nos quartos-de-final da quarta edição da Basketball Africa League (BAL), o US Monastir da Tunísia, “carrasco” da decisão do título de 2022, ditou o sorteio realizado ontem em Dakar, Senegal.

17/05/2024  Última atualização 14H30
Petrolíferos têm teste dificil diante dos tunisinos na abertura da prova continental de clubes © Fotografia por: DR

A BAL arranca a 24 do corrente em Kigali, Rwanda. Em declarações ao Jornal de Angola, o técnico espanhol ao serviço dos petrolíferos, Sérgio Valdemillos, assegurou que desconhece o adversário, mas tem algumas informações que ajudam a preparar melhor o desafio de estreia diante dos tunisinos.

"Desconheço o adversário de estreia, mas sei que baseia o seu jogo no norte-americano e nos dois postes. Estamos a trabalhar no sentido de termos uma estreia triunfante. O Monastir qualificou-se como a terceira melhor equipa, por esta razão temos de saber tirar proveito de algumas fragilidades. Há confiança apesar de sabermos que não será uma prova fácil”.

Em solo pátrio, o Petro de Luanda continua a projectar a maior competição do continente a nível de clubes. Hoje no Pavilhão do ISPTEC, o grupo às ordens de Sérgio Valdeolmillos aproveita uma vez mais, definir as estratégias a adoptar na competição. O penúltimo dia de trabalho estará virado para os aspectos técnicos e tácticos, bem como a componente ofensiva e defensiva, com realce para os lançamentos de curta, média e longa distâncias segundo o líder da equipa técnica.

"A equipa está bem. Os jogadores têm estado um pouco cansados devido à fase final do campeonato. Mas têm dado uma resposta positiva e sabemos da responsabilidade que temos pela frente. Temos hoje e amanhã para trabalhar, por isso, vamos rentabilizar ao máximo o pouco tempo”.

Clinicamente o grupo respira saúde, com excepção do extremo/base Carlos Morais, que recupera de um paludismo. O capitão dos petrolíferos treinou com o grupo de forma limitada.

Na conferência de imprensa realizada ontem no ISPTEC, antes do treino, o base Childe Dundão falou em nome do grupo.

" O grupo está bem e motivado. É a quarta vez que vamos disputar esta prova, logo a responsabilidade é maior. Queremos que a quarta seja de vez. Por ser o base principal estou consciente da missão que tenho pela frente, mas tudo vamos fazer para ser diferente”.

Amanhã às 10h00, o grupo regressa ao Pavilhão do Isptec, onde realiza o último treino antes do embarque previsto para domingo. Lances livres, a circulação de bola, bloqueio, passe e corte, defesa à zona e marcação homem a homem a toda dimensão da quadra farão parte do aprumo.

Trabalham às ordens de Sérgio Valdemillos os seguintes jogadores: bases Gerson Domingos e Childe Dundão, extremos/bases Carlos Morais, Edmir Lucas, Nicholas Faust e Gerson Gonçalves "Lukeny", extremos Glofate Buiamba e Keneth Manuel, extremos/poste Aboubakar Gakou, Markieth Cummings e Cleusio Castro, postes Jone Pedro, Yanick Moreira, Teotónio Dó e Aldemiro João "Vander”.

Na última edição da BAL, os tricolores ficaram na quarta posição da competição organizada pela NBA e FIBA-Mundo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto