Opinião

23/02/2024 Última atualização 07H15
Opinião

Governança da Internet em Angola

Entendido como “complexo de actividades de desenvolvimento, planeamento e execução, por Governos, sociedade civil e iniciativa privada, de princípios, normas, regras, procedimentos decisórios e programas compartilhados”, a governança da Internet é um assunto vital para os Estados, empresas, famílias e pessoas.

23/02/2024 Última atualização 07H10
Opinião

O ensino bilingue e a valorização da língua materna

A língua como instrumento de comunicação e expressão por excelência deve ser objecto de um ensino que corresponda às nossas necessidades de actualização das potencialidades, segundo os elementos de ordens física, intelectual, afectiva, social, moral, profissional e religiosa. Naturalmente, se a língua é um instrumento, importa que funcione, isto é que preencha os objectivos de uma comunicação eficiente e da expressão criadora para auto-realização e integração social.

23/02/2024 Última atualização 07H05
Opinião

O papel central do petróleo e da agricultura na economia

Revitalizar a produção de petróleo, dar impulso à agricultura, gerir com rigor as reservas líquidas, acompanhar, controlar e gerir a inflação, bem assim como intervir no sentido de determinar uma evolução satisfatória da taxa de câmbio, são os principais desafios que a economia angolana tem de fazer frente e aos quais procura dar resposta.

23/02/2024 Última atualização 07H00
Opinião

Economia e Geopolítica –“até que a morte os separe” (2)

Contudo, este foi o principal motivo para a primeira machada na União, com a saída do Reino Unido a 31 de Janeiro de 2020, cujo argumento principal (para além da emigração), é que Reino Unido era um dos maiores contribuintes para a união e os investimentos naquela ilha eram irrelevantes, na prática os ingleses sentiram que estavam a sustentar os países mais fracos da união. Em jeito de exemplo, em 2015, o Reino Unido contribuiu com 17,8 biliões de libras para a União Europeia, do qual apenas 4,4 biliões foram reinvestidos no próprio Reino Unido.

22/02/2024 Última atualização 06H15
Opinião

O regresso a uma cooperação histórica com visão inovadora

A visita de estado que o Presidente da República, João Lourenço, efectua à República Checa reveste-se de um significativo valor histórico e relativo sentido de nostalgia para determinados compatriotas, que tiveram aquele país, ainda com a designação de República Socialista da Checoslováquia, como a pátria circunstancial em que viram realizado o sonho de formação académica e profissional.

22/02/2024 Última atualização 06H10
Opinião

O novo Carnaval brasileiro

O tempo da Quaresma é o período do ano litúrgico antes da Páscoa. É um tempo de meditação religiosa, de restrições alimentares e até jejuns. Existem lendas como esta: uma mulher lavou lençóis fora de horas e, quando os colocou a secar, ficaram manchados de sangue. A Quaresma é a antecipação à Páscoa e caracteriza-se pela realização de penitências.

22/02/2024 Última atualização 06H05
Opinião

Pedintes sabichões

A pobreza não escolhe estratos sociais, bate à porta de analfabetos e letrados, ricos e pobres, sequer de géneros, tão-pouco idades ou decências, arrebanha todos sem distinção, é, pode dizer-se, sem intuitos ofensivos, “democrática”.

22/02/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Economia e Geopolítica – “até que a morte os separe”

Todas as análises, das menos avisadas às mais aperaltadas, são unânimes em afirmar que o caldeirão geopolítico mundial está em pura ebulição, apenas visto depois da Segunda Guerra Mundial, em que a guerra era mesmo fria, mas era fácil divisar os lados e as ideologias em conflito, os blocos eram transparentemente opostos e os políticos tinham as estratégias todas colocadas por cima da mesa, o combate era duro mas leal, os eleitores sabiam no que estavam a apostar/votar, era tudo mais fácil de analisar e mais rápido de prever.

21/02/2024 Última atualização 08H02
Opinião

Estado palestiniano “nas mãos” de Biden

Parece excessivo dizer que a criação do Estado palestiniano está nas mãos do Presidente norte-americano, Joe Biden, mas a julgar por uma série de factores, desde os sucessivos vetos, na ONU, à insistência de que a efectivação de tal desiderato deve depender de negociações directas, as fracassadas tentativas de negociações e os acontecimentos de 7 de Outubro levam os Estados Unidos a ganhar consciência da urgência da criação do Estado palestiniano.

21/02/2024 Última atualização 06H05
Opinião

O Pan-africanismo morreu: só falta fazer o óbito

O Pan-africanismo, se alguma existiu mesmo, no sentido de possuir uma materialidade efectiva, para além das teorizações, dos discursos e das boas intenções, parece ter morrido de vez, apenas faltando reconhecê-lo e fazer o respectivo óbito.

21/02/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Hoje é Dia Internacional da Língua Materna

Embora o conceito varie, sendo um campo que divide especialistas e apaixona debates, o que é facto é que a língua materna existe e acaba por ser determinante no processo de socialização do ser humano.

20/02/2024 Última atualização 06H45
Opinião

O preço da indiferença

Semana passada, durante um debate numa das rádios angolanas, ouvi com espanto um convidado, pareceu-me ser um sociólogo, dizer que a sociedade angolana está doente. O meu espanto não foi por causa das explicações que deu sobre o quadro actual da nossa sociedade, no que se refere à adequação aos padrões comportamentais das pessoas e das instituições que a integram.