Opinião

18/03/2024 Última atualização 08H52
Opinião

Pensamentos sobre África

Imagine uma terra sem árvores, onde hotéis luxuosos exibem cadeiras feitas de madeiras exóticas tiradas de África e processadas em outros lugares.

18/03/2024 Última atualização 08H50
Opinião

A inflação abrindo caminho para a reforma monetária?

A subida generalizada dos preços, tal como se define a inflação, tem sido objecto de acções ameaçadoras e chantagem por parte de actores de algumas tendências económicas neoliberais, que prevaleceram no mundo moderno e que foram desmistificadas numa linguagem clara, simples e esclarecedora por um especialista em economia de desenvolvimento, antigo quadro sénior de Banco Mundial.

18/03/2024 Última atualização 06H50
Opinião

Greves, concertação e bom senso

As greves, quando exercidas dentro dos marcos legais e como prolongamento dos processos negociais, representam sempre um exercício de direitos, liberdades e um ganho das democracias modernas.

17/03/2024 Última atualização 11H34
Opinião

Entre o Sacrifício e o Suicídio

Há na natureza humana uma inclinação para o sacrifício, uma disposição quase poética de nos doarmos em prol de outro ser.

17/03/2024 Última atualização 11H33
Opinião

Primazia aos filhos ou aos animais de estimação?

A forma como os governos dos países olham para as necessidades populacionais influencia o comportamento generalizado da sociedade. Nisso, para a formatação de uma visão e consciência colectivas da sociedade, os Meios de Difusão Massiva (MDM) e, nos tempos que correm, os multimédia, exercem um papel fundamental.

17/03/2024 Última atualização 11H32
Opinião

Marimbondos estão na esquadra da Polícia

Da Sanzala dos Parentes Mais Pobres para a Kimbi chegam sempre notícias. Umas boas, outras nem tanto assim. Outras, ainda, que nem sequer dá para levar a sério, ainda que a pessoa que estiver a transmitir seja séria.

17/03/2024 Última atualização 11H31
Opinião

A inteligência do carro

Não haja ilusões. A mente humana é uma máquina complexa mais poderosa do que qualquer outra, mas também a menos explorada em proveito próprio! E, infelizmente, por razões que muitas das vezes se ficam a dever a nós mesmos, vivemos no pior desleixo, brutalidade e descuido, perdendo e nem sabemos como nem quanto…

17/03/2024 Última atualização 11H30
Opinião

Ou o rasto de voz que me persegue

Quem és? Para onde pretendes colocar os teus sonhos agitados? Queres ancorar de uma vez por todas as tuas ânsias naquilo que chamam de luta pela sobrevivência? Que caminhos os teus passos pretendem alcançar?

17/03/2024 Última atualização 11H29
Opinião

Tive o melhor do mundo

Não era rico em dinheiro, mas esbanjava e ostentava o imenso amor que tinha pelos filhos. Foi a pessoa mais carinhosa que conheci. E o que mais incentivava os filhos a crescer e a sentirem-se bem consigo mesmos.

17/03/2024 Última atualização 11H25
Opinião

Caxito, cidade igual a si mesma

A urbe continua igual a si. De manhã acorda tranquila e disposta para receber visitantes. Dos seus, os Akwadange (Associação dos Amigos e Naturais do Dande) conhece de cor e salteado e recomenda os cuidados para suportar o clima tropical húmido. Colorida, com o verde em primeiro plano, areia a namoriscar com o betão dos passeios e o reflorescer dos jardins das alamedas frontal e lateral da famosíssima igreja da Santana.

17/03/2024 Última atualização 11H03
Opinião

Ontologia de uma historiografia literária angolana- II

Numa perspectiva de longa duração, os debates desencadeados no século XX ofereceram suficientes demonstrações a respeito do facto da escala temporal das histórias literárias ou histórias das literaturas africanas.Deriva daí uma abordagem historiográfica que recomenda o abandono dos modelos nacionais e coloniais ocidentais. Para o caso de Angola, as premissas tinham sido lançadas ainda no século XIX, durante o período em que prosperavam as influências da escola historiográfica alemã, através das correntes literárias portuguesas.Chega-se a essa conclusão, ao interpretarmos o pensamento do escritor angolano Joaquim Dias Cordeiro da Matta (1857- 1894) e do missionário protestante suíço, Héli Chatelain (1859-1908), especialmente dos seus escritos sobre o valor das línguas nacionais e da literatura oral. Estão-lhes subjacentes propostas de uma outra tradição literária e correspondentes à história e à historiografia.

17/03/2024 Última atualização 05H55
Opinião

Insuficiência renal uma doença silenciosa!

Os rins são órgãos internos do corpo humano pertencentes ao sistema urinário, com várias funções, entre as quais filtrar do sangue todas as substâncias tóxicas e outras não tóxicas que estejam em excesso na circulação sanguínea, incluindo os líquidos (água, essencialmente), formando, assim, a urina e, com isso, eliminá-las.