Mundo

Rússia realiza exercícios nucleares perto da Ucrânia

As forças estratégicas da Rússia iniciaram exercícios com armas nucleares tácticas na fronteira com a Ucrânia, anunciou, ontem, o Ministério da Defesa, em comunicado, referindo que a movimentação de meios e homens com tal cariz e dimensão militar é uma resposta às crescentes ameaças do Ocidente.

23/05/2024  Última atualização 13H55
© Fotografia por: DR

Os exercícios tinham sido anunciados pelas autoridades russas no início deste mês, no seguimento dos comentários de altas figuras ocidentais sobre a possibilidade de um maior envolvimento na guerra na Ucrânia, segundo meios de comunicação europeus. Referem que foi a primeira vez que a Rússia anunciou, publicamente, exercícios com armas nucleares tácticas, embora as suas forças estratégicas realizem regularmente manobras. Segundo a declaração do Ministério russo, a primeira fase dos novos exercícios prevê "treino prático na preparação e utilização de armas nucleares não estratégicas", incluindo os mísseis Kinzhal e Iskander com capacidade nuclear.

As manobras estão a decorrer no Distrito Militar do Sul, que é composto por regiões russas no Sul, incluindo a fronteira com a Ucrânia; a Crimeia, ilegalmente integrada à Ucrânia em 2014; e quatro regiões ucranianas que a Rússia anexou ilegalmente em 2022 e ocupa parcialmente.

As armas nucleares tácticas incluem bombas aéreas, ogivas para mísseis de curto alcance e munições de artilharia. São menos potentes do que as armas estratégicas, ogivas maciças que armam mísseis balísticos intercontinentais e se destinam a destruir cidades inteiras.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo