Política

Chefe de Estado angolano felicita Cyril Ramaphosa

O Chefe de Estado, João Lourenço, felicitou, ontem, o homólogo da África do Sul, Cyril Ramaphosa, pela recondução ao cargo de Presidente da República, na sequência de um “pleito eleitoral exemplar”, durante o qual “prevaleceu o bom senso dos seus participantes, que souberam criar o quadro ideal para um diálogo democrático dinâmico e bem-sucedido”.

16/06/2024  Última atualização 08H12
Presidente reeleito deve ser investido na quarta-feira © Fotografia por: Edições Novembro

"Neste momento de especial significado para a Nação sul-africana, aproveito a oportunidade para reiterar o desejo do Governo da República de Angola de manter e estreitar continuamente os fortes laços de amizade, de solidariedade e de cooperação existentes entre as nossas duas nações e os nossos povos”, escreveu o Presidente João Lourenço, na mensagem endereçada ao homólogo sul-africano.

O estadista angolano conclui a mensagem desejando ao Presidente Ramaphosa sucessos para o novo mandato que inicia, em breve, para além de votos de boa saúde e de bem-estar pessoal.

Após um dia inteiro de trabalhos durante a primeira sessão da Assembleia Nacional, Ramaphosa – o presidente do Congresso Nacional Africano – foi, na noite de sexta-feira, nomeado para o cargo de Presidente. A sessão ocorreu no Centro Internacional de Convenções da Cidade do Cabo (CTICC).

De acordo com a SAnews, foram emitidos e contabilizados 339 boletins de voto, dos quais 12 foram nulos. Ramaphosa recebeu 283 votos contra 44 do líder dos Combatentes pela Liberdade Económica, Julius Malema. Cyril Ramaphosa deve tomar posse na quarta-feira.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política