Mundo

Egipto e Grécia avaliam segurança regional

O ministro dos Negócios Estrangeiros egípcio, Sameh Shoukry, debateu, ontem, com o homólogo grego, Georgios Gerapetritis, num encontro em Atenas, a situação na Faixa de Gaza e o impacto na segurança e desenvolvimento regional, no contexto das relações bilaterais.

23/05/2024  Última atualização 13H40
Governo egípcio preocupado com impacto da guerra © Fotografia por: DR

A reunião, de acordo com o Daily News Egypt, realizada no Ministério dos Negócios Estrangeiros grego, reafirmou o compromisso de ambos os países em reforçar a sua parceria estratégica, baseada em laços históricos, interesses partilhados e valores comuns. As conversações centraram-se no reforço da cooperação económica, nos projectos energéticos e na abordagem dos desafios de segurança regional.

Shoukry enfatizou a importância de acelerar a implementação do projecto de interligação eléctrica "GREGY”, que permitiria ao Egipto exportar electricidade produzida a partir de fontes renováveis para a Europa através da Grécia. Também convidou a Grécia a participar na próxima conferência conjunta de investimento entre o Egipto e a União Europeia.

A cooperação regional, especialmente no quadro tripartido com Chipre, também foi destacada. Shoukry expressou a aspiração do Egipto em acolher a próxima cimeira tripartida, sublinhando a importância de continuar a desenvolver projectos conjuntos e de alcançar resultados tangíveis.

A situação em Gaza e nos territórios palestinianos ocupados foi um foco significativo das discussões. Shoukry informou o homólogo grego sobre os esforços do Egipto para conter a crise através de contactos intensivos com ambas as partes no conflito e parceiros internacionais.

O ministro realçou a necessidade de uma solução abrangente que garanta os direitos dos palestinianos e conduza a um cessar-fogo permanente.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo