Política

Angola no fórum sobre Governação Electrónica

O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, participa, hoje, num evento de alto nível sobre Governação Electrónica, promovido pela e-Governance Academy, na cidade de Tartu, na Estónia.

22/05/2024  Última atualização 11H40
Ministro de Estado chefia a delegação do país na cidade de Tartu © Fotografia por: DR

O fórum destaca-se como um dos principais eventos internacionais dedicados à execução de políticas públicas de transformação digital, onde o governante angolano vai cumprir, de 20 a 24 de Maio, uma agenda de trabalho que inclui reuniões com entidades locais, responsáveis pelas matérias em análise.

A Estónia é reconhecida mundialmente por possuir a maior taxa de digitalização de serviços públicos, servindo como um exemplo global na matéria.

Segundo o director-geral do Instituto de Modernização Administrativa (IMA), Meick Afonso, Angola realiza esta missão à Estónia na sequência da materialização das acções previstas no memorando de entendimento assinado entre os dois governos, em Abril de 2023.

Meick Afonso referiu que o documento tem como foco a implementação das soluções de governação electrónica para Angola. Por isso, acrescentou, a presente missão visa firmar um memorando de entendimento com o e-Governance Academy, com o objectivo de criar em Angola de uma academia de Governo Digital.

"A Academia do Governo Digital vem como um activo importante de todo o ecossistema de governação electrónica, porque visa trabalhar na componente humana, na realização de estudos para a promoção no país do Governo Electrónico, bem como na estruturação de programas de capacitação para cidadãos e empresas”, realçou.

A delegação angolana integra, também, o secretário do Presidente da República para a Reforma do Estado, Pedro Fiete, quadros do Ministério das Relações Exteriores e da Casa Civil do Presidente da República.

Além da intervenção no evento de Governação Electrónica, o ministro de Estado Adão de Almeida destacou-se pela participação, ontem, no Africa Business Forum. Este encontro, organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da República da Estónia, reuniu líderes africanos para discutir a governação electrónica e a transformação digital, com o objectivo de explorar as oportunidades emergentes no mercado digital africano, energias verdes e soluções digitais para a modernização administrativa.

Um dos pontos altos da agenda é a assinatura, prevista para hoje, de um Memorando de Entendimento entre o IMA de Angola e a e-Governance Academy da Estónia. Este documento visa consolidar a cooperação bilateral em matéria de Governação Electrónica, reforçada em Março deste ano durante a visita do Presidente da República da Estónia, Alar Karis, a Angola.

e-Governance Academy e Instituto Administrativo

A e-Governance Academy é uma instituição de referência na promoção e implementação de políticas de transformação digital e governação electrónica, oferecendo suporte técnico e consultoria a vários países.

Ao passo que o IMA é responsável por coordenar e implementar as políticas de modernização administrativa em Angola, visando aumentar a eficiência e a transparência dos serviços públicos através da digitalização.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política