Mundo

Presidente do Irão continua desaparecido após “acidente”

Um helicóptero que transportava o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e altos funcionários no Noroeste do Irão sofreu um acidente, domingo. Até ao fecho desta edição ainda não haviam informações disponíveis sobre possíveis feridos ou danos.

20/05/2024  Última atualização 10H44
Última actividade do Chefe de Estado do Irão, Ebrahim Raisi, com o homólogo do Azerbaijão © Fotografia por: DR

O Presidente Raisi regressava de uma cerimónia para abrir uma barragem na fronteira do Irão com o Azerbaijão, quando o helicóptero  perdeu a comunicação, na região de Varzaqan. Informações iniciam apontavam para aterragem de emergência devido ao mau tempo.

O ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, o governador da província do Leste do Azarbaijão, Malek Rahmati, o líder de oração de sexta-feira de Tabriz, Hojjatoleslam Al Hashem, e vários outros também estavam a bordo do helicóptero. O correspondente da IRNA disse que equipas de resgate e socorro foram enviadas para a área e as operações de busca continuavam. O nevoeiro e a intransitabilidade da área dificultavam as operações de busca.

O ministro do Interior, Ahmad Vahidi, disse à televisão estatal iraniana que, devido às difíceis condições climáticas, pode levar algum tempo para que a equipa de busca e resgate chegue ao local do acidente. Expressou esperança de que chegue em breve e transmita mais informações.

O ministro da Saúde, Bahram Einollahi, que também esteve na área, disse que todo o equipamento médico, incluindo ambulâncias, médicos especialistas e cirurgiões, foram enviados para ajudar possíveis feridos.

O presidente da Sociedade do Crescente Vermelho Iraniano (IRCS), Pir-Hossein Koulivand, afirmou que o número de equipas de socorro na região duplicou de 20 para 40. Koulivand mencionou que as mesmas enfrentam condições climáticas desafiadoras e a área é de difícil acesso, mas os esforços de busca continuam.

Koulivand acrescentou que estão a ser utilizados drones para operações de busca, mas as condições meteorológicas impossibilitaram a realização de buscas aéreas. As equipas contam com forças de resposta rápida na região, que é uma zona montanhosa a cerca de 2 horas de Tabriz.

Babak Yektaparast, porta-voz dos serviços de emergência, informou que foram despachadas oito ambulâncias para a área do incidente, onde o helicóptero do Presidente terá caído. Babak Yektaparast observou que devido ao forte nevoeiro, o alívio aéreo não é possível.

Em declarações à IRNA, Yektaparast mencionou que equipas de socorro de emergência, incluindo técnicos e médicos, foram enviadas para a região desde a denúncia do acidente e estão em busca activa do helicóptero. Os paramédicos de emergência, também, estão realizar buscas terrestres para localizar o local do acidente.

 

Apoios

O Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyef, que com Raisi inaugurou a barragem conjunta de Qiz Qalasi na fronteira entre os dois países no domingo, expressou preocupação com o incidente e anunciou a disposição  para ajudar.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros arménio expressou choque, numa publicação na sua conta X. "Nossos pensamentos e orações estão com o Presidente Raisi e o ministro Amirabdollahian e todos os outros que relataram estar no local. À medida que as operações de resgate continuam, a Arménia, como vizinho próximo e amigável do Irão, está pronta para fornecer todo o apoio necessário”. O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, expressou simpatia e disse que está acompanhar a evolução do incidente.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo