Mundo

Modi revela conversas secretas com Israel

O Primeiro-Ministro da Índia, Narendra Modi, avançou, ontem, que o seu Governo manteve conversações privadas com Israel para um cessar-fogo em Gaza, no Ramadão, uma revelação feita quando é acusado de ser anti-muçulmano.

18/05/2024  Última atualização 13H20
Narendra Modi, chefe do Governo indiano, quer paz na região © Fotografia por: DR

"Em Gaza, durante o mês do Ramadão (entre 10 de Março e 09 de Abril), enviei o meu enviado especial a Israel. Ele encontrou-se com o Primeiro-Ministro de Israel (Benjamin Netanyahu), disse-lhe para lhe explicar que não deviam bombardear Gaza no mês do Ramadão", segundo Modi, numa entrevista ao canal indiano Aaj Tak.

Israel "tentou seguir esta ideia e acabou por lutar durante dois ou três dias no Ramadão. Mas eu enviei um enviado especial", garantiu Modi, na entrevista transmitida quinta-feira à noite em hindi e publicada há dias por vários meios de comunicação social.

Os comentários de Modi foram feitos quando decorrem as eleições gerais no país, nas quais concorre a um terceiro mandato como chefe de Governo.

Os críticos do Primeiro-Ministro têm insistido em acusá-lo de perseguição e discriminação contra as minorias religiosas, especialmente aos muçulmanos, que são a maior minoria da Índia.

"Aqui sou acusado de fazer política contra os muçulmanos, mas Modi tentou parar os bombardeamentos na Faixa de Gaza.

Não quero publicidade para isso", disse o governante, falando de si próprio na terceira pessoa referindo-se ao actual conflito, que se iniciou  a 7 de Outubro devido a um ataque sem precedentes dos islamitas palestinianos do Hamas contra Israel.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo