Mundo

Marrocos quer maior acção contra conflitos

Marrocos reiterou, em Adis Abeba, a necessidade de os Estados redobrarem as medidas para a Paz, Segurança e Desenvolvimento, no quadro da prevenção de conflitos políticos e militares em África.

21/05/2024  Última atualização 09H23
Embaixador marroquino fala do protocolo de paz da UA © Fotografia por: DR

O embaixador e representante permanente do reino junto da UA e da Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA), Mohamed Arrouchi, sublinhou, na quinta-feira, que, para avaliar a implementação das disposições do protocolo, vários elementos deveriam ser avaliados, incluindo a eficácia das intervenções do CPS da UA, no que diz respeito à prevenção e resolução de conflitos na região africana.

 O diplomata, que liderou a delegação marroquina a esta reunião, lembrou também a necessidade de avaliar a capacidade operacional do Conselho, analisando em particular se o CPS dispõe dos recursos necessários para cumprir as suas missões e cumprir eficazmente o seu mandato de prevenção, gestão e resolução de conflitos. A este respeito, disse que Marrocos está entre os primeiros países a pagar as suas contribuições financeiras, em geral, e as pagas no âmbito do Fundo para a Paz da UA. O diplomata marroquino enfatizou a importância de avaliar a eficácia actual do Conselho e a sua capacidade de adaptação e resposta aos desafios futuros.

O presidente da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), Ahmed Naser Al-Raisi elogiou, ontem, em Agadir, a liderança demonstrada por Marrocos em termos de cooperação em segurança internacional, noticia a MAP. Em declarações à imprensa por ocasião da abertura da 5ª edição dos Open Days da Direcção-Geral de Segurança Nacional (DGSN), Al-Raisi destacou a importância dos esforços desenvolvidos pelo Reino, bem como as suas contribuições para a segurança internacional, descrevendo os progressos alcançados por Marrocos nesta área como excepcionais.

Depois de recordar a participação em mais de dez projectos realizados sob a égide da Interpol, indicou que o Reino vai organizar a 93ª Assembleia Geral desta Organização Internacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo