Mundo

Jacob Zuma lança novo manifesto partidário

O ex-Presidente sul-africano, Jacob Zuma, lamentou, no sábado, os elevados níveis de pobreza entre os sul-africanos negros e prometeu criar empregos e combater o flagelo do crime, ao lançar o seu novo manifesto do partido político antes das eleições no país.

20/05/2024  Última atualização 10H31
Ex-Presidente sul-africano lidera uma nova formação política © Fotografia por: DR

Perante milhares de apoiantes que se reuniram no Estádio Orlando, em Joanesburgo, citado pela Reuters, Jacob Zuma disse que o seu partido construiria fábricas onde muitos sul-africanos trabalhariam e forneceria educação gratuita para a juventude do país.

Ele também prometeu mudar a Constituição para restaurar mais poderes aos líderes tradicionais, dizendo que o seu papel na sociedade foi reduzido ao dar mais poderes aos magistrados e juízes. O partido uMkhonto weSizwe, de Zuma, conhecido pelas iniciais  MK, apresenta-se como um interveniente significativo nas próximas eleições na África do Sul depois de ter sido lançado em Dezembro do ano passado.

Actualmente, está envolvido numa batalha legal com a autoridade eleitoral do país, a Comissão Eleitoral Independente, tendo recorrido de uma decisão judicial que o impediu de concorrer às eleições por causa de sua ficha criminal. Zuma foi condenado a 15 meses de prisão por desafiar uma ordem judicial para comparecer perante uma comissão judicial de inquérito que investiga alegações de corrupção no Governo e em empresas estatais durante o seu mandato presidencial de 2009 a 2018.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo