Opinião

Hoje é Dia Internacional da Biodiversidade

Celebra-se, hoje, o Dia Internacional da Biodiversidade, data instituída pela ONU e que homenageia o momento em que foi aprovado o texto final da Convenção da Diversidade Biológica, chamado “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity” (Acta Final de Nairobi da Conferência para a Adoção do Texto Acordado da Convenção sobre Diversidade Biológica), um documento que acompanha, com as devidas modificações e adaptações, as sucessivas cimeiras ou denominadas conferências das partes, viradas para as questões ambientais.

22/05/2024  Última atualização 13H35

Compreendida como a variedade de seres vivos de uma região, desde os micro-organismos até às grandes plantas e animais, bem como a variação dos organismos dentro da mesma espécie, a biodiversidade é basicamente a razão de ser da vida no planeta Terra. A necessidade da preservação da biodiversidade em todos os ecossistemas constitui, sem qualquer exagero, um acto de sobrevivência de todas as espécies, porque a dependência e interdependência entre os seres vivos é uma marca no ambiente. 

Logo, celebrar a biodiversidade é comemorar a vida, razão pela qual os Estados envidam esforços no sentido da preservação das bases em que assenta a continuação das espécies na Terra.

Em Angola, com toda a riqueza que caracteriza o território nacional de Cabinda ao Cunene, bem como os desafios inerentes à preservação da flora e fauna, particularmente dos elementos que se encontram em risco, as instituições do Estado comprometem-se com os instrumentos legais nacionais e internacionais em consonância com os  17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Dispõe o número 2 do Artigo 39.º, sobre o direito ao ambiente, que "O Estado adopta as medidas necessárias à protecção do ambiente e das espécies da flora e da fauna em todo o território nacional, à manutenção do equilíbrio ecológico, à correcta localização das actividades económicas e à exploração e utilização racional de todos os recursos naturais, no quadro de um desenvolvimento sustentável e do respeito pelos direitos das gerações futuras e da preservação das diferentes espécies”.

Acreditamos que o Dia Internacional da Biodiversidade acaba por se transformar no momento ideal para a reflexão sobre os objectivos que têm como  propósito estimular esforços e contribuir para o fim de todas as formas de pobreza, promover a luta contra as desigualdades e combater as alterações climáticas, assegurando que ninguém seja deixado para trás.

Este é um desafio que engaja as autoridades angolanas, a sociedade e as famílias para que todos sejam capazes de deter e reverter a crescente perda de biodiversidade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião