Opinião

23/05/2022 Última atualização 06H35
Opinião

Afro-optimismo

Por numerosas realizações, iniciativas e resultados, no continente africano, há razões para optimismo na medida em que as mudanças e continuidades, parafraseando o filósofo Kwame Anthony Appiah, têm permitido a sobrevivência das sociedades africanas.

23/05/2022 Última atualização 06H30
Opinião

África não é nenhum continente perdido nem falido

Vem aí o Dia de África e dos sinais da mentalidade preconceituosa que domina as elites africanas segundo a qual o facto de em muitos países, incluindo Angola se achar que comemorar e homenagear África é uma perda de tempo.

23/05/2022 Última atualização 06H25
Opinião

África Insubmissa

África Insubmissa- Cristianismo, poder e Estado na sociedade pós-colonial foi escrito pelo cientista político, filósofo e intelectual camaronês Achille Mbembe, Doutor em História pela Universidade de Sorbonne e diplomado em Ciência Política pelo Institut d’études Politiques.

22/05/2022 Última atualização 07H35
Opinião

Prognósticos para quê?

A propósito das eleições que aí vêm, Ngola – jovem operário, ávido leitor– assegurava a um dos seus colegas que via o acumular de nuvens ao sopro da História… e que achava, à laia de previsão meteorológica, que ninguém haveria de impedir a chuva.

22/05/2022 Última atualização 07H30
Opinião

A ocasião faz o merchandising

Os dois marcam, efectivamente, uma geração de futebolistas. Ganharam muitas bolas de ouro. A cada transferência, o assunto ganhava mediatização. Já não se falava de outra coisa. Cristiano Ronaldo parou Manchester no regresso ao Old Trafford. Messi, Paris. Os dois casos caíram como uma bomba.

22/05/2022 Última atualização 07H35
Opinião

Mexeu morreu (III)

A Correm notícias segundo as quais, mais dias menos dias, a guerra que se arrasta por longos anos, tendo provocado um incalculável número de mortes, para além da destruição de infraestruturas como hospitais, escolas, pontes, postes de iluminação etc, poderá terminar, e assim a paz chegar para a alegria dos irmãos desavindos, que vejam na materização do boato (?), oportunidade para voltarem a abraçar-se e juntos encetarem a reconstrução do país, reunir a família e reconciliar a nação.

21/05/2022 Última atualização 07H40
Opinião

O poder de três princípios mineiros

Angola participou, este mês de Maio do MINING INDABA, a maior montra de investimento mineiro que acontece no nosso continente, com uma representação do sector público e privado centrado num único foco: atrair investidores para aumentar a sua carteira actual de financiadores da actividade geológico-mineira local. Mas este momento, salutar, traz outros desafios internos.

21/05/2022 Última atualização 07H45
Opinião

Quo vadis Israel?

Além claro, começa a tornar-se preocupante a deriva à direita que a sociedade israelita conhece ao ponto de os partidos políticos tradicionais que se posicionavam ao centro penderem para a direita e à esquerda, com o histórico Labour (partido Trabalhista) de Yitzhak Rabin, Shimon Peres, praticamente, desaparecer da cena política local.

21/05/2022 Última atualização 07H35
Opinião

Ser africano hoje

Ser africano hoje representa desafio e esperança, constitui uma oportunidade para repensar as bases em que assentam as nossas sociedades, as rupturas e recomeços, mas fundamentalmente a ideia de que nada está perdido e que está tudo em aberto.

20/05/2022 Última atualização 06H55
Opinião

O petróleo e o gás ainda por muitos e felizes anos

Angola acaba de acolher a 8ª edição do Congresso e Exposição Africano de Petróleo e Gás, um evento que reuniu, na capital angolana, de segunda a quinta-feira, especialistas de vários países que deixaram os seus subsídios sobre o futuro da exploração e utilização prática dessas duas matérias-primas no nosso continente, na perspectiva de uma melhor estruturação e desenvolvimento das economias.

20/05/2022 Última atualização 06H55
Opinião

Lições agrícolas da Ucrânia

Tenho conversado com um angolano que deixou o país muito jovem e passou a viver no interior da Ucrânia, onde constituiu família. O meu amigo é natural da Conda, Cuanza -Sul, e há vezes que me chama só para se lembrar do café da Gabela e dos mariscos do Porto Amboím que o seu tio sempre trazia. Ele disse que no início tudo estava a correr bem por causa do amor que ele tinha pela sua esposa, o que lhe fazia aguentar tudo; ultimamente, disse-me ele, os Invernos estavam a ser cada vez mais insuportáveis.

20/05/2022 Última atualização 06H00
Opinião

Ancestralidade africana

Encontramo-nos no mês de Maio, a escassos dias para celebrar o Dia de África e fase em que importa reflectir, exaltar, comemorar e resgatar a ancestralidade africana, entendida aqui, entre outras leituras, como o reencontro com a História, cultura, valores e tradições africanas. O regresso às origens no que ao tempo e espaço iminentemente africano diz respeito, tal como proclamado há séculos e décadas por figuras africanas emblemáticas é parte vital para que África encontre e ocupe o seu lugar no concerto das nações, continentes e regiões.