Opinião

22/04/2024 Última atualização 08H22
Opinião

“Quem tem fome não pode esperar”

O Presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, é muito conhecido globalmente por vários feitos e circunstâncias, nem sempre consensuais, sobretudo em termos ideológicos. Todavia, Lula da Silva tem o condão de ser o rosto de um dos mais revolucionários programas de transformação estrutural e social, em diapasão com os principais Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, para 2030, aqueles relacionados ao combate à fome e à pobreza.

22/04/2024 Última atualização 08H19
Opinião

O papel da Ética e Deontologia na Administração Pública

A ética e a deontologia na Antiguidade sobretudo a partir do século V a.C na cultura do povo heleno, sempre ocuparam um papel central nas reflexões filosóficas, em virtude de possuírem na sua essência uma linha orientadora da conduta do homem em sociedade, capaz de despertar nele a consciência de cidadania, alteridade, responsabilidade e integridade na gestão da coisa pública em prol do bem comum.

22/04/2024 Última atualização 08H18
Opinião

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Terra

Hoje, celebra-se em todo o planeta o Dia Mundial da Terra, data institucionalizada pela Resolução 63/278 da Assembleia-Geral das Nações Unidas, a 22 de Abril de 2009, mas cujas primeiras celebrações aconteceram há 54 anos, ou seja, no dia 22 de Abril de 1970.

21/04/2024 Última atualização 12H00
Opinião

Uma Jornada pelo Conhecimento

Num mundo saturado de informações e desinformações, é fascinante observar como o conhecimento tem o poder de transformar não apenas as nossas mentes, mas também os nossos corações.

21/04/2024 Última atualização 11H59
Opinião

Fubada memorável

Na banda não faltam motivos para organizar uma fubada como as que acontecem nos aposentos do ancião Salas Neto, no Distrito do Rangel, apimentadas de crónicas e outras chaladices, ou no apartamento kilambístico do kota Lauriano Tchoia, acondutadas de suculentas codornas.

21/04/2024 Última atualização 11H58
Opinião

A peregrinação da mítica figura

Nunca quis revelar os mistérios à volta da mítica figura que contra a natureza de todos os gostos foi obrigada a se tornar, tampouco os vendavais que impedema motorizada de dezoito escapes de pegar logo no primeiro arranque (a cidade velha está desguarnecida de um Goodzila do Game).

21/04/2024 Última atualização 11H56
Opinião

Um caso de amor e “traição”

Rodolfo, professor de Direito Administrativo, entrou na sala de aula da turma pós-laboral do quinto ano, sentou-se, e pediu que os estudantes, que olhavam para ele espantados, abrissem os livros.

21/04/2024 Última atualização 11H50
Opinião

Pobreza discursiva em nobreza da missão

Dizer que estive num ferrenho parlapié amistoso, que desembocou numa daquelas conversas homólogas à semi-recta, cujo princípio define a viagem de um ponto de origem em direcção ao infinito. Longe da abadia de Hautvillers, onde várias técnicas de vinificação foram ensaiadas ainda no século XVII, algum bom vinho nacional abençoava o debate.

21/04/2024 Última atualização 11H28
Opinião

Ontologia de uma historiografia literária angolana - VII

No aparato conceptual da historiografia literária angolana encontramos referentes de gerações literárias e genealogias de escritores, inscritos no campo da tradição literária secular. Donde os autores podem existir sob anonimato, tal como é o caso das literaturas orais ou como sujeitos nominados, em literaturas escritas. Em todo o caso, escritores e os autores são pessoas com identidades próprias que mantêm vínculos de pertença a comunidades históricas. Por essa razão, quaisquer dissidências ontológico-literárias representam um fenómeno digno de ser tema da história literária, filosofia da história e da filosofia da literatura

21/04/2024 Última atualização 11H23
Opinião

Ângelo Vitoriano

Na madrugada um silêncio profundo som se fez

21/04/2024 Última atualização 08H27
Opinião

Factores que influenciam uma organização a mudar sua cultura

A cultura organizacional é essencial para garantir o sucesso de qualquer empresa. Por meio dela, é possível crescer no mercado, atrair talentos, ter reconhecimento e criar ambientes de trabalho saudáveis. Robbins, (2000,p.204), define que a mudança cultural tende a ocorrer quando existe a globalidade das seguintes condições:

21/04/2024 Última atualização 08H26
Opinião

O bullying na formação de mentalidade criminosa do estudante

A prática de bullying é um problema sério. Além de ser um acto discriminatório que pode desenvolver certas patologias em ambiente escolar. Diminui o nível de aprendizagem, contribui para o défice de atenção, o síndrome do pânico, bem como origina comportamentos agressivos e anti-sociais na adolescência e na vida adulta.