O relativo fracasso da iniciativa de paz do Presidente ucraniano Volodymyr Zelinski suscita interesse no contexto da conversa que temos vindo a desenvolver sobre a filosofia russa contemporânea. Neste caso, pode dizer-se que, contrariamente ao que vem nos livros do Ocidente, o raciocínio dialéctico não parece ser a matriz do pensamento político dos líderes ocidentais. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, desafiou os líderes europeus e norte-americanos, ao formular uma proposta para o fim da guerra na Ucrânia. Percebe-se que, neste momento, a polarização entre o Ocidente e a Rússia inspira-se, em maior ou menor medida, nas filosofias políticas e filosofias das relações internacionais subjacentes aos discursos políticos. Por isso, nós preferimos ir para lá das convicções que constituem o capital intelectual dos líderes. Preferimos relacionar o estado de coisas com a história do pensamento contemporâneo russo. Vamos seguir os traços de Vladimir Veniaminovich Bibikhin (1938–2004), um filósofo russo que levou a sério a necessidade de dialogar com o Ocidente
Concretamente nestes tempos de globalização, torna-se mais claro que não haverá paz entre as nações sem diálogo inter-religioso. Como não se cansou de repetir o teólogo Hans Kung: “Não haverá paz entre as nações sem paz entre as religiões. Não haverá paz entre as religiões sem diálogo entre as religiões.
O golpe de Estado falhado na República Democrática do Congo (RDC) permanece envolto em mistério, mas a natureza megalómana do seu líder, Christian Malanga, é evidente. Embora a ambição política seja comum, a busca de poder por Malanga sugere um perigoso desejo de ditadura.
Na diáspora africana, a busca por influência política frequentemente envolve autopromoção online. Malanga alinha-se estrategicamente com figuras influentes para projectar poder, contrastando com figuras como Moise Katumbi, que priorizam o bem-estar da comunidade.
Os negócios questionáveis de Malanga sugerem uma busca incessante por poder entrelaçada com ganhos financeiros. Se o golpe tivesse sido bem-sucedido, a sua audácia poderia ter sido admirada, mas a sua agenda parece centrar-se apenas na ambição pessoal.
Apesar de reivindicar experiência como piloto e presidente, o passado de Malanga é duvidoso. O seu padrão de projectos inacabados indica um foco em autopromoção em vez de liderança. A sua obsessão com o título de Presidente, apesar da falta de legitimidade, aponta para um delírio. Isto, juntamente com um fascínio por armas de fogo e aparente instabilidade, pinta um quadro preocupante de um homem movido por uma sede insaciável de poder.
A vida de Malanga, amplamente documentada em vídeos, exemplifica a presença da mídia na era digital. Um vídeo de há uma década mostra-o a hospedar um membro da diáspora congolesa que se apresenta como jornalista, oferecendo serviços de relações públicas pagos disfarçados de jornalismo. O objectivo do jornalista é impressionar os espectadores com a riqueza de Malanga, criando uma imagem aspiracional. No entanto, esta narrativa simplifica em demasia as complexidades da vida.
A vida pessoal tumultuosa de Malanga, incluindo vários filhos com diferentes parceiras, adiciona outra camada à sua personalidade. O envolvimento do seu filho no golpe e a subsequente detenção destacam o impacto intergeracional das suas acções.
A trajectória de Malanga espelha a de ditadores do passado, levantando preocupações sobre o seu potencial para explorar os militares para dominar. A sua história é um conto preventivo sobre a ambição desenfreada e a priorização do ganho pessoal em detrimento do bem-estar nacional.
Na diáspora congolesa na Europa, muitos destacam-se em áreas como a academia e os negócios, enquanto outros, muitas vezes pequenos empresários dependentes da Segurança Social, são politicamente activos devido a um sentimento de desenraizamento. Buscam reconhecimento através de vestuário, partidos políticos e líderes religiosos carismáticos, misturando política e religião.
Malanga explorou esta dinâmica, usando os seus recursos para obter apoio destas comunidades. Doou para igrejas em troca das suas bênçãos, permitindo-lhe posicionar-se como líder político ou figura alternativa.
A força de um país é determinada pela interacção entre a sua diáspora, forças locais, instituições, relações internacionais e partes interessadas. Quando as pessoas pensam na República Democrática do Congo, muitas vezes concentram-se na sua riqueza, que levou ao caso escandaloso de um bilionário israelita a lucrar com a exploração das suas minas. No entanto, a verdadeira riqueza do povo congolês reside na sua resiliência e exigência de uma governação cautelosa.
O Congo precisa de instituições que salvaguardem a prosperidade, não de homens fortes ou sistemas autoritários centralizados, que estão condenados ao fracasso devido aos complexos interesses do país. Um líder preocupado em manter o poder perderá oportunidades cruciais. Em vez disso, o Congo requer uma liderança que fomente iniciativas locais, mantendo uma estrutura estatal coesa.
O processo democrático no Congo deve demonstrar o seu valor ao abraçar um jogo democrático legítimo. Ignorar ou reprimir a oposição apenas alimenta a violência. Um sistema de oposição robusto, levado a sério pelo Governo, canalizará as ambições políticas para processos democráticos em vez de golpes violentos.
Enquanto isso, na diáspora congolesa, Christian Malanga está a ser retratado como uma espécie de herói, o que é muito preocupante. Os membros da diáspora frequentemente afirmam que foram expostos a valores e sistemas democráticos e esperam incorporá-los em casa. Numa democracia, não se pode simplesmente reunir um grupo de pessoas, invadir instituições de poder e assumir o controlo. Isto é inaceitável num sistema democrático. O poder deve ser alcançado através das urnas, mesmo que os processos tenham deficiências e falhas.
As democracias não são perfeitas, mas evoluem através de discussões e erros, construindo gradualmente sistemas sólidos e eficazes que refletem as aspirações de todos. Há uma diferença significativa entre ser visto como uma figura messiânica,com a sua família e apoiantes a acreditarem que está destinado a ser presidente, e apresentar-se ao eleitorado para o seu julgamento. Se as pessoas acharem que é capaz, irão elegê-lo. Esta é uma lição crucial para toda a diáspora africana, não apenas para a comunidade congolesa.
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