Mundo

Conflito israelo-palestino é uma “derrota histórica”

O Papa Francisco abraçou sábado, durante um acto na cidade italiana de Verona, um israelita e um palestiniano que perderam familiares no conflito em curso no Médio Oriente, que classificou como uma “derrota histórica”.

19/05/2024  Última atualização 08H25
© Fotografia por: DR

O principal responsável da Igreja Católica juntou, ontem, cerca de 12.500 pessoas numa iniciativa pela paz realizada no anfiteatro romano de Verona, no Norte de Itália.

Francisco abordou, entre outros assuntos, a situação na Faixa de Gaza e o conflito entre Israel e a Palestina, reacendido após o ataque de islamitas do Hamas em solo do Estado hebraico, a 7 de Outubro.

O Papa destacou os testemunhos do israelita Maoz Inon, que perdeu os pais, assassinados pelo Hamas, e do palestiniano Aziz Sarah, cujo irmão foi morto pelas tropas israelitas. Ambos falaram diante de Francisco e declararam ter-se unido "na dor e no sofrimento”, o que levou a assistência a aplaudi-los de pé, incluindo o próprio Papa, que os abraçou de seguida.

"Creio que não há palavras perante o sofrimento destes dois irmãos, que representa o sofrimento de dois povos. Eles tiveram a coragem de se abraçarem”, destacou Francisco, realçando que aquele abraço "é um projecto de futuro”.

Pedindo à assistência para rezar em silêncio pela paz, o Papa disse estar "cada vez mais convencido de que o futuro da humanidade não está apenas nas mãos dos líderes e das grandes potências, mas também nas mãos dos povos”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo