Mundo

Bissau inicia prospecção de petróleo este ano

O ministro dos Recursos Naturais da Guiné-Bissau, Malam Sambú, anunciou, quarta-feira, que o primeiro furo de prospecção de petróleo está previsto para o próximo mês de Julho, se tudo correr como o previsto no estudo.

07/03/2024  Última atualização 07H10
Primeiro furo de prospecção de petróleo © Fotografia por: DR

Sambú disse que os trabalhos para a perfuração "estão no bom caminho” e que, ainda esta semana, vai se reunircom a empresa que os irá executar. "Estamos focados em fazer o primeiro furo de exploração do petróleo no mês de Julho deste ano", observou o ministro, numa entrevista à Lusa, sobre o ponto de situação do sector dos Recursos Naturais guineense.

O governante disse ter dado ordens à Petroguin, a estatal guineense dos hidrocarbonetos, para que "nenhum engenheiro do sector dos Petróleos tenha direito a férias” antes da perfuração do furo.

"Depois da perfuração do primeiro furo de petróleo, quem quiser pode ir de férias”, afirmou o governante. Malam Sambú enfatizou o facto de estar centrado no asseguramento dos preparativos, nomeadamente a logística que está a ser montada pela empresa, que preferiu não partilhar o nome. No entanto, há vários anos que a Guiné-Bissau tem feito ensaios no sentido de se avançar para a perfuração de lugares`offshore` (alto -mar), onde se acredita existir petróleo, situação que Sambú espera que  se venha  a concretizar "desta vez”.

A Guiné-Bissau conta com 14 blocos petrolíferos `offshore`, 11 dos quais estão com licenças atribuídas, e cinco  `onshore` (zona continental), sendo que dois estavam em processos de licenciamentos em Outubro de 2020.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo