Desporto

Selecção Nacional de futebol para amputados viaja hoje para o Cairo em busca do título

Adilson Francisco

Jornalista

A Selecção Nacional de futebol para amputados viaja hoje, a partir das 14h00, para a cidade do Cairo, Egipto, com vista a competir no Campeonato Africano das Nações,a acontecer de 18 a 27 do corrente. Os angolanos levam na bagagem o compromisso de resgatar o troféu continental, perdido na edição passada na Zâmbia.

15/05/2024  Última atualização 11H51
Equipa de Augusto Baptista “Cheto” está comprometida em honrar as cores de Angola © Fotografia por: Dombele Bernardo | Edições Novembro

Composta por 21 "embaixadores" entre atletas e dirigentes, a delegação angolana faz o trajecto Luanda-Addis Abeba e depois desembarca na cidade do Cairo.

Em conversa com Jornal de Angola, o secretário-geral do Comité Paralímpico Angolano (CPA), António da Luz, assegurou a existência de condições para a participação no evento. 

"Está tudo acautelado para seguirmos viagem à competição. Já pagámos o hotel, onde nos vamos hospedar e a logística está assegurada por nós. Com o propósito de estimular os agentes desportivos, trouxemos o presidente da Associação Provincial de Futebol Amputado do Bié (APFAB), Amílcar Aurélio", disse. 

Campeão africano em 2019, na competição disputada em Benguela, o treinador Augusto Baptista Cheto definiu como primeiro objectivo de Angola a qualificação ao Campeonato do Mundo e, o segundo, disputar a final do CAN.

Angola figura no Grupo D ao lado da Tanzânia, Serra Leoa e do Rwanda. Na fase de grupos, a selecção faz a estreia com a Serra Leoa, a 20 de Maio. O segundo jogo vai ser com o Rwanda no dia 21 e fecha as preliminares com a Tanzânia a 22 do corrente.

Eis os convocados de Augusto Baptista "Cheto": Guarda-redes - Sebastião Canjiluca (Misto do Huambo), Jesus Mateus (Bengo) e Ambrósio Chilala (Benguela). Médios: Laurindo Lucamba (Huambo), José Cambanje (Huambo), José João (Luanda) e o ponta-de-lança Sabino Joaquim - Cap (Moxico). Defesas: Paciência Félix, Francisco Amaro e Manuel Lingate. Médios: Lucas Fungula, Catarino de Carvalho, Jesus Morais. Avançados: Heno Guilherme, Pedro Vicente e José Candeeiro.

António da Luz (coordenador-geral), Sapalo Xamuzemba (coordenador-adjunto), Augusto Baptista (treinador principal), Hélder Baptista (técnico-adjunto), Aragão Correia (preparador físico), José Gavião (fisioterapeuta) e Nelson da Luz (técnico de equipamento) completam a equipa técnica.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto