Desporto

Petro de Luanda “baptiza” 4 de Junho do Huambo

Silva Cacuti

Jornalista

O baptismo pelo Petro de Luanda, da equipa do 4 de Junho do Huambo, previsto para as 8h30, no Pavilhão Acácias Rubras, marca o começo, hoje, da 45.ª edição do Campeonato Nacional sénior feminino de andebol, inserido nos festejos do 407.º aniversário da cidade de Benguela.

13/05/2024  Última atualização 06H47
Tricolores entram em cena hoje e testam prontidão competitiva da formação do Planalto Central © Fotografia por: Vigas da Purificação | Edições Novembro

Mais de 250 atletas, de 70 técnicos, perto de 30 juízes e número incontável de dirigentes movimentam a prova. As equipas jogam em duas séries, A e B, cada uma com sete formações.

O Petro de Luanda, vice-campeão é cabeça da Série A, onde está também o 4 de Junho, Desportivo Maculusso, Baía Farta, Mandjesport, Casa do Pessoal do Lobito e Mora do Virei.

O outro grupo é encabeçado pelo 1.º de Agosto, campeão em título, e integra o 1.ºde Agosto B, Electro do Lobito, Sporting de Luanda, Sporting do Lobito, Estrela do Palácio e FC do Uíge.

A primeira fase do campeonato joga-se no "todos contra todos”, em cada grupo, para apurar as quatro primeiras aos quartos-de-final e as três últimas para as classificativas do 9.º ao 14º posto da tabela. O jogo entre o 1.º de Agosto e o Electro do Lobito é um dos que se espera mais animado na primeira jornada, antecede à cerimónia de abertura.

Depois do jogo inaugural, ainda jogam Sporting do Lobito - Sporting de Luanda, Pérolas da Baía Farta - Desportivo Maculusso e Estrelas do Palácio - FC do Uíge.

O dia vai ser encerrado pelo jogo que opõe a Casa do Pessoal do Porto do Lobito e o Mandjesport do Bengo.

 
Cerimónia de abertura

O campeonato cujos golos, vitórias e principais execuções vão ser celebrados com toques do olundongo, onyaco, ocipwete ou ukongo, danças folclóricas da região, é o carro-chefe das celebrações que anima a cidade antes, durante e depois do 17 de Maio, dia da cidade.

A cerimónia de abertura está marcada para as 17h00 e, além de oficiais da Federação Angolana de Andebol, deve contar com a presença de grandes entidades governativa local.Sob banho cultural, Luís Nunes, governador anfitrião ou seu representante vai declarar solenemente aberta uma das provas mais participadas de sempre, com 14 equipas arroladas.

Duas cidades acolhem a prova

Pela primeira vez, o Campeonato Nacional sénior feminino de andebol vai ser jogado simultaneamente em duas cidades, depois da aprovação do campo do Electro do Lobito, por uma comissão de inspecção da Federação Angolana de Andebol. A garantia é de Esmeraldo Chipeio, presidente da direcção da Associação Provincial de Andebol de Benguela.

"Temos tudo a postos, o campo do Lobito foi homologado e vai ser utilizado para alguns jogos. Na reunião técnica vai ser decidido as partidas a realizar naquele espaço”, informou.

Dias antes, Chipeio já tinha admitido a possibilidade. Na altura não confirmou a realização de jogos na cidade portuária, que dista 31,9 Km da sede provincial, ou seja, 33,9 minutos de carro à velocidade média de 54,7 Km/h. Tudo estava, disse, "dependente da realização de "melhorias” recomendadas pela área especializada da federação”, no campo.

O Lobito é um dos municípios mais representado na competição e inscreve três equipas (Electro, Casa do Pessoal do Porto e Sporting), só superado por Luanda, que alistou o Petro, 1.º de Agosto, Sporting e Maculusso.

Segundo apuramos, as três equipas lobitangas estão alojadas no Lobito, enquanto o grosso de participantes escolheu Benguela para se alojar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto