Política

Muandumba quer militantes mais próximos das comunidades

Dirigente político reafirmou, em Cabinda, as acções constantes na directiva das estruturas superiores do partido, para uma maior aproximação às estruturas de base, em prol do bem-estar das populações

12/05/2024  Última atualização 10H07
Dirigente do MPLA assegurou aos militantes que o partido está atento às preocupações © Fotografia por: António Soares | Edições Novembro | Cabinda

O secretário do Bureau Político do MPLA para Organização e Inserção na Sociedade, Gonçalves Muandumba, advogou, ontem, em Cabinda, a necessidade dos militantes se empenharem, afincadamente, nas actividades político-partidárias, aproximando o partido às comunidades, passando a informação real sobre os vários programas sociais que o Governo está a executar em prol do bem-estar das populações.

Gonçalves Muandumba falava à margem da intensa actividade político-partidária que efectuou à província de Cabinda, no âmbito das acções constantes na directiva do partido de maior aproximação às estruturas de base do MPLA.

 Em declarações à imprensa, no fim da visita, o secretário do Bureau Político do MPLA esclareceu que a sua presença na província de Cabinda se deveu às orientações do líder do partido, João Lourenço, de maior interacção com as bases.

Gonçalves Muandumba tomou nota das preocupações dos militantes e apelou à calma, argumentando que o MPLA está atento às situações e tudo fará no sentido de, paulatinamente, resolver os problemas do povo.

Apelou aos militantes, simpatizantes e amigos para que continuem como sempre com o partido, porquanto os militantes, simpatizantes e amigos devem comungar os ideais do partido e não se deixar levar por interesses e benesses. "O militante é aquele que está no partido em todos os momentos, nos bons e nos menos bons ”, disse.

Durante a estada em Cabinda, Gonçalves Muamdumba deslocou-se aos quatro municípios da província (Cabinda, Cacongo, Buco-Zau e Belize), onde se inteirou do funcionamento dos Comités de Acção do Partido (CAP) nas comunidades, assim como da situação sócio-económica da província.

Disse à imprensa que os quatro dias de trabalho à província mais a Norte do país foram bastante produtivos, tendo interagido com os militantes e se informado dos problemas que as estruturas de base enfrentam.

Entre as várias preocupações apresentadas pelos militantes, disse, destacam-se a situação da falta de formação, vias de acesso entre as aldeias, promessas não cumpridas, nomeação de militantes para diversos cargos sem o aval das estruturas de base onde militam (CAP), entre outros.

Os militantes queixaram-se, também, da falta de fluidez na transmissão de algumas recomendações tomadas nas principais estruturas do partido, tanto a nível nacional, provincial e municipal, relativamente às questões abordadas nas reuniões. Ou seja, os desfechos desses encontros do partido, a nível superior, não chegam às bases, facto que, para os militantes, os torna vulneráveis e sem capacidade de argumentação diante dos opositores.


Bernardo Capita e Pedro Vicente | Cabinda

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política