Cultura

Escritores angolanos lançam livros no Reino de Espanha

Quatro obras literárias de escritores angolanos foram lançadas na Universidade Complutense de Madrid, no Reino de Espanha, na Semana das Letras, que decorreu de 22 a 25 deste mês, no âmbito das comemorações do Dia da Língua Espanhola, numa iniciativa da Embaixada de Angola naquele país.

04/05/2024  Última atualização 12H45
Márcio Batalha (à esquerda) e padre Belchior Tchihopio © Fotografia por: DR

Trata-se dos livros "Saudades do ventre da minha mãe”,  de Márcio Batalha, e "Trilhos N’Areia”,  "Pedido de Cordeiro & Coração de Lobo” e "A Brisa Íntima”, de Kandimblé, pseudónimo do padre Belchior Tchihopio.

O evento foi uma organização conjunta entre o Departamento de Estudos Românicos, Franceses, Italianos e de Tradução, da Faculdade de Filologia- Complutense, e a Embaixada da República de Angola em Espanha.

Na ocasião, o ministro-conselheiro António Cristóvão, em representação do embaixador de Angola em Espanha, Alfredo Dombe, reafirmou as boas relações da Missão Diplomática e a Universidade Complutense, que tem sido marcada com a realização de várias actividades.

António Cristóvão apontou como um dos momentos altos das actividades culturais junto da Universidade Complutense de Madrid o descerramento na Biblioteca María Zambrano Alarcón da placa do busto do Poeta Maior e primeiro Presidente de Angola,  António Agostinho Neto.

O diplomata angolano destacou o lançamento das quatro obras literárias dos dois escritores angolanos e apelou aos angolanos residentes em Espanha a enveredarem pela escrita, por ser uma das formas mais eficazes de se comunicar e deixar perene a literatura angolana no mundo.

Por seu turno, o autor do livro "Saudades do ventre da minha mãe”, Márcio Batalha, aproveitou para agradecer a Embaixada de Angola e a Universidade Complutense de Madrid pela realização desta actividade junto dos estudantes e em alusão ao  Dia das Letras.

"Os livros têm conteúdos que recomendo para enriquecer o intelecto dos leitores e este lançamento mostra o intercâmbio entre os dois países e continentes”, referiu.

Márcio Batalha disse ainda que a inspiração para o título do livro é uma homenagem à mãe, por ser a sua maior inspiração e que todos devem sempre buscar fazer a diferença para serem notabilizados.

O autor das obras literárias "Trilhos N’Areia”, "O Pedido de Cordeiro & Coração de Lobo” e "A Brisa Íntima”, disse que o evento foi uma actividade cheia de esplendor, numa mistura de culturas, onde se conseguiu fazer uma viagem para Angola sem estar em Angola, através das letras e de sonhos projectados nos versos e na narrativa das obras literárias ali apresentadas aos estudantes.

Kandimblé deu nota que na sua obra literária "Gotas de lágrimas” explica o início do seu trabalho com a escrita em 2021. De versos a estrofes e poemas à escrita, uma vida e doença crónica e irreversível.

Ainda no âmbito da Semana das Letras e do idioma espanhol, a conselheira de Imprensa, Marlene Gomes, participou na XXVI Leitura Continuada de Dom Quixote, no Círculo de Bellas Artes de Madrid "Casa Europa”, inserida nas celebrações do 23 de Abril, Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, um dos eventos culturais mais importantes do ano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura