Política

Angola propõe educação para a paz em Genebra

Angola defendeu, ontem, em Genebra (Suíça), a inclusão de temas ligados à educação para a paz, prevenção de conflitos e concertação das agendas parlamentares a nível regional, dando o exemplo dos Parlamentos dos países da SADC e da CIRGL.

18/05/2024  Última atualização 11H10
Carolina Cerqueira entre as líderes parlamentares na Suíça © Fotografia por: DR

A líder do Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, propôs, igualmente, que fosse incluída a participação virtual, tendo em conta a complexidade das agendas dos presidentes e os custos despendidos.

Seguidamente, decorreu, à porta fechada, um encontro restrito das oito mulheres presidentes de Parlamentos presentes. Nele, foram tratadas questões ligadas aos temas e à organização da 5.ª Conferência das Presidentes dos Parlamentos, aproximadamente 60, que antecede a 6.ª Conferência Mundial de Presidentes dos Parlamentos membros da UIP, prevista para Julho de 2025, na Suíça.

A primeira reunião da Comissão Preparatória à 6.ª Conferência Mundial de Presidentes dos Parlamentos decorreu, em Genebra, Suíça, de 16 a 17 de Maio. Encerrou, ontem, com a agenda cumprida e a marcação da próxima reunião para 18 de Outubro deste ano, em Genebra.

O segundo e último dia de trabalhos ficou reservado aos aspectos políticos e práticos ligados à realização da Conferência de 2025.

Neste ponto, os participantes discutiram o formato da Conferência que terá sessões plenárias, painéis para debates de temas específicos com o envolvimento de organizações da sociedade civil, de empresas privadas, académicos, cientistas e da imprensa.

Relativamente ao formato da próxima Conferência, Carolina Cerqueira propôs que seja incluída a participação virtual, tendo em conta a complexidade das agendas dos presidentes e os custos despendidos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política