Política

“A Lei deve ser o guia prático dos gestores”

O inspector-geral da Administração do Estado, João Manuel Francisco, considerou, ontem, no Sumbe, que a Lei de Bases da Função Pública deve ser o guia prático e orientador dos gestores públicos.

18/05/2024  Última atualização 10H20
João Manuel Francisco interveio numa palestra, no Sumbe © Fotografia por: DR

João Manuel Francisco, que interveio numa palestra  sobre a Ética na Administração Pública, dirigida aos gestores públicos da província do Cuanza-Sul, apelou ao cumprimento desta lei, que rege o funcionamento da Administração Pública e cujo fim é garantir um serviço de qualidade aos cidadãos.

O inspector-geral do Estado esclareceu que as visitas de constatação que efectua às delegações provinciais da Inspecção-Geral da Administração do Estado (IGAE) visam "trabalhar a consciência dos gestores públicos” na componente pedagógica, através da sensibilização dos mesmos sobre a Lei de Bases da Função Pública, como o guia prático de boa gestão e governação.

Segundo João Manuel Francisco, este trabalho pedagógico tem sido bem acolhido pelos gestores públicos, mas entende que exige mais tempo para a sua consolidação. "Temos tido o cuidado de passar a mensagem junto dos gestores públicos sobre o respeito a ter com a boa gestão da coisa pública, o bem comum e a concretização da satisfação das necessidades dos cidadãos”, disse.

Para o inspector-geral do Estado é, também, papel da IGAE sensibilizar a sociedade para a denúncia de actos ilícitos praticados pelos gestores públicos.

Casimiro José  e Víctor Pedro | Sumbe

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política